quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gripenet vai à escola

Por Glicéria Gil


O Gripenet associou-se aos esforços das escolas para preparar a comunidade educativa para a segunda onda pandémica que se prevê para este Outono/Inverno. Assim, começámos esta semana a promover sessões informativas sobre a gripe em várias escolas da região da Grande Lisboa. Ontem o Gripenet esteve na Escola Secundária António Gedeão, em Almada.

Falou-se de vírus, novos e velhos, formas de transmissão, gestos e hábitos de higiene que evitem a propagação da doença. E também da monitorização da gripe através da Internet, com a participação também dos mais novos. O debate foi vivo e participado.
A mobilização de professores e alunos para minimizar os efeitos da pandemia é essencial, num altura em que se ficou a conhecer a taxa de transmissão na comunidade educativa de Nova Iorque (um estudante infectado transmite a doença a 2,4 colegas), em que a OMS vem dizer que apenas faz sentido fechar escolas, como medida de controlo, se a população infectada não for superior a 1% ou investigações que apontam para que um estudante em actividade escolar leva, em média, as mãos à face (olhos, nariz, boca) uma vez em cada quatro minutos.
Escola
Foto: Escola Secundária António Gedeão, Almada

Sugestão para professores: uma série de materiais pedagógicos (os vídeos são bastante bem feitos), elaborados pelo Grupo do Plano de Contingência da Universidade do Porto, está disponível em: http://bit.ly/GDbot

Fonte: Gripenet

Sem comentários: