segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Escutar crianças, formar educadores

Por Glicéria Gil 
Quando se fala em "escutar a criança" todos os educadores sabem do que é que estamos a falar e de quem falamos. Não sei é se todos sabem que o trabalho da Associação Criança  foi premiado com o Prémio Nuno Viegas Nascimento atribuído pela Fundação Bissaya Barreto.

domingo, 29 de novembro de 2009

E a propósito deste fim-se-semana

Por Glicéria Gil

Este fim-de-semana o JS produziu mais posts do que habitual. Também houve uma maior participação dos colaboradores, o que me dá indicações da vontade de cooperar e diversificar.
Hoje, também finalizou a sondagem aqui da barra lateral, para saber que tipo de leitor visita o blog tendo em atenção a assiduidade. Ora bem, verificou-se que este blog é um espaço de entrada diária para alguns, os visitantes fiéis. Contudo, a tendência não é visitar o blog diariamente, mas sim visitá-lo dia sim, dia não ou seja, como visitante espaçado e, por último, uma percentagem bem mais baixa de visitantes  esporádicos, aqueles que cá entram quando o rei faz anos ou pouco mais.
Mas, o que me faz andar por aqui a escrevinhar é o facto, de quem aqui postou circunscrever-se ao tema da alimentação, mas com perspectivas bem diferentes, como diferentes são as pessoas que os escreveram. Não poderia deixar de acentuar a mensagem que a Xinha aqui deixou e que espero que tenha servido para alertar as nossas "consciências" que existem muitos que precisam da nossa ajuda e colaboração. O Banco Alimentar só existe porque há quem precise dele. Enquanto as desigualdades sociais forem uma constante no mundo temos que ser solidários com quem precisa. Não por palavras, mas por acções.
O RFE é mais um projecto que visa fomentar os estilos de vida saudáveis através da distribuição de 2 peças de fruta pelas crianças do 1º ciclo. Uma boa iniciativa que esperemos que se alargue ao Pré-escolar. Mais uma vez a preocupação com as desigualdades sociais.
Somos o que comemos? Não tenhamos dúvidas. E através dos links que foram colocados no post entramos explicitamente no mercado da venda da banha cobra e nas incongruências do mundo em que vivemos. A abundância de uns (em quilos), são bem aproveitados para efeitos de marketing. Para aqueles que tem quilos a mais devia existir o Banco (des)alimentar, porque a obesidade aumenta a olhos vistos, em especial nos mais novos, e é já um grave problema de saúde pública.
Por último, e sem esperarmos, seguimos o percurso atribulado de uma sementinha aventureira.
É como quem diz, por caminhos diferentes chegou-se ao mesmo destino. Sempre a preocupação com a saúde do ser humano na interacção com o ambiente. E depois há a SIDA ...

O Ciclo Vital da Natureza

Atribulações de uma semente de maçã

sábado, 28 de novembro de 2009

DIA UM DE DEZEMBRO " DIA MUNDIAL CONTRA A SIDA"

Por Esmeralda Certo

No dia 1 de Dezembro, comemora-se o "Dia Mundial contra a SIDA".
Em todo o mundo, este dia é lembrado, sendo um flagelo terrível para a humanidade, há mais de 30 anos.
Segundo algumas estimativas existem cerca de 60 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, tendo já falecido, provávelmente 25 milhões.
Esta epidemia tende a aumentar, daí que, todos devemos estar informados e informar com rigor, alertando para a forma de prevenir o seu possível contágio, bem como as precauções a tomar, face a determinadas situações.



BY:SILVESTRI

Somos o que comemos?



Advertising Agency:
JWT KuwaitCreative Directors: Alessandro Antonini, Mark MakhoulPhotographer: Tommy MorrisRetoucher: Nabil KamaraPublished: August 2009
Donwload de imagens de Vegetais descarregar gratuitamente com licença Attribution (Creative Commons


Regime de Fruta escolar

por Rute Moura
"A Portaria 1242/2009 de 12 de Outubro dos Ministérios da Agricultura do Desenvolvimento e das Pescas, da Saúde e da Educação aprova o Regime de Fruta Escolar (RFE) na sequência do Regulamento (CE) nº 288/2009 da Comissão de 7 de Abril.

O RFE aplica-se nos estabelecimentos de ensino públicos aos alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Consiste na distribuição de uma peça de fruta, 2 vezes por semana não podendo substituir programas já existentes, nomeadamente o Programa Leite Escolar, nem fazer parte de outra refeição.

O RFE é subvencionado pela União Europeia e a ajuda comunitária é requerida pelas autarquias, a quem compete a execução do Regime de Fruta Escolar. " daqui


VAMOS ALIMENTAR ESTA IDEIA



Os Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 28 e 29 de Novembro.






Em relação a este assunto tenho umas ideias muito próprias e que sei que acabam por gerar alguma controvérsia na maioria das pessoas, mesmo que não assumida, não exteriorizada, remetendo-se ao silêncio. Mas como estamos num país e num blog de liberdade de expressão e presumindo que estão interessados naquilo que eu penso, o que pode ser presumir demais, passo explicar :
A solidariedade pode ter inúmeras manifestações e solidariedade no seu mais imediato é um valor que todos deveríamos ter e cultivar. Até aqui penso que estamos todos de acordo. Ser solidário é ser amigo, é estar pronto para ajudar, é ouvir, é conversar, é sorrir, é abraçar, é um mundo de atitudes...
Quando falamos de solidariedade em relação aos "outros"...aqueles que não conhecemos, aqueles com quem não nos cruzamos ou nem vemos, ou preferimos nem ver e fazer de conta que não existem, aqueles que também precisam muitas vezes de um sorriso, de uma palavra, de respeito, aos que passam dificuldades, que não têm uma casa com o mínimo de condições, ou nem sequer nenhum tipo de casa, que não têm comida, que não têm roupa, que perderam a dignidade de viver, temos obrigação de ajudar. E temos obrigação de ajudar pelo menos como agradecimento por não sermos nós que estamos a passar essas dificuldades.
É claro que me podem falar das pessoas que estão nessas circunstâncias porque não querem trabalhar, porque preferem viver à custa de subsídios pagos com o nosso dinheiro e da caridade dos outros e são uma realidade, mas quantos e quantos tinham uma vida normal, como nós, e perderam os empregos e estão desesperados sem terem como fazer face às despesas, sem terem comida para dar aos filhos e quantos e quantos são "pessoas sem-abrigo" e estão nessas circunstâncias porque perderam um filho, porque perderam a família, porque perderam o sentido da vida. Tudo isto é muito mais fácil de acontecer do que nós pensamos e se pensarmos que também eles tiveram pais que os amaram e que quiseram o melhor para eles, como nós queremos para os nossos filhos, não tenho dúvida que o menos que podemos fazer é contribuir de todas as maneiras que nos sejam possíveis.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tempos criativos

Por Glicéria Gil
Quando eu era miúda a minha mãe guardava todos os papeis de embrulho das prendas que recebíamos no Natal e, que normalmente eram utilizadas no Natal seguinte... Só que nesse tempo (anos 60/70) o objectivo em mente era reutilizar porque os tempos assim o exigiam. Os tempos de hoje são outros. Este aqui é criar e reciclar. No tempo do "amarrota e deita fora" ainda há quem utilize o seu tempo e se envolva em projectos deste género.  


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Melhor tarde do que nunca

Por Glicéria Gil
Não sei se foi esquecimento meu (posso ter ouvido falar no início do ano, mas como nessa altura as minhas preocupações eram outras), se desconhecimento ... mas o certo é que até hoje andei por aí "despreocupada" (deveria preocupar-me?) sem saber (ou sem me lembrar) que este é o ANO EUROPEU DA CRIATIVIDADE. Mas como se costuma dizer é melhor tarde do que nunca.
Vá lá que no meio disto tudo alguém se lembra de Amenófis III que tinha perdido um olho mas já o encontrou... É por estas e por outras que eu gosto de blogs colectivos... nunca sabemos o que vamos encontrar ao voltar da esquina.


AMÉNOPHIS III, FARAÓ AOS 10 ANOS DE IDADE

by: guest 41150

2009 - Ano Europeu da Criatividade

por Rute Moura
Não sei se já falamos aqui mas como a criatividade não deve ser esquecida... Aqui pode ler o manifesto na íntegra e em português. Para saber mais vá aqui.


Importante:

1. Fomentar a criatividade num processo de aprendizagem ao longo da vida que conjugue a teoria e a prática.

2. Transformar as escolas e as universidades em espaços onde estudantes e professores se envolvam em actividades de pensamento criativo e de aprendizagem pela prática.

3. Transformar os locais de trabalho em espaços de aprendizagem.

4. Promover um sector cultural sólido, independente e pluralista no âmbito do qual se desenvolva o diálogo intercultural.

5. Promover a investigação científica, a fim de compreender o mundo, melhorar a qualidade de vida da população e incentivar a inovação.

6. Promover processos e instrumentos de design, bem como a resolução prática e criativa de problemas, compreender as necessidades, emoções, aspirações e capacidades dos utilizadores.

7. Apoiar a inovação empresarial que contribui para a prosperidade e a sustentabilidade.



Imagine. Crie. Inove.
E já agora que não seja só em 2009...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Todos nós nascemos livres IV

A qualidade das ilustrações e a grande simplicidade e objectividade da linguagem destes posters, fazem ultrapassar qualquer barreira da língua. Clique em cada imagem e faça o download.

Também não deixe de consultar a página oficial neste endereço:

http://www.childprotection.gov.lk/home.html

















Margarida Nunes

Todos nós nascemos livres III


Retomo o fio à meada, sem deixar que o novelo chegue ao fim.
E se o Pai Natal colocasse no sapatinho de cada Criança e no coração dos Homens estes presentes??!!!!
Clicar na imagem.
Margarida Nunes

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma caixa cheia de emoções

Por Glicéria Gil



A propósito da casa cheia de emoções  fica aqui  para download o artigo do Professor Ferre Leavers sobre como usar um outro kit intitulado "uma caixa cheia de emoções" destinado a crianças em idade pré-escolar.