quinta-feira, 26 de novembro de 2009

2009 - Ano Europeu da Criatividade

por Rute Moura
Não sei se já falamos aqui mas como a criatividade não deve ser esquecida... Aqui pode ler o manifesto na íntegra e em português. Para saber mais vá aqui.


Importante:

1. Fomentar a criatividade num processo de aprendizagem ao longo da vida que conjugue a teoria e a prática.

2. Transformar as escolas e as universidades em espaços onde estudantes e professores se envolvam em actividades de pensamento criativo e de aprendizagem pela prática.

3. Transformar os locais de trabalho em espaços de aprendizagem.

4. Promover um sector cultural sólido, independente e pluralista no âmbito do qual se desenvolva o diálogo intercultural.

5. Promover a investigação científica, a fim de compreender o mundo, melhorar a qualidade de vida da população e incentivar a inovação.

6. Promover processos e instrumentos de design, bem como a resolução prática e criativa de problemas, compreender as necessidades, emoções, aspirações e capacidades dos utilizadores.

7. Apoiar a inovação empresarial que contribui para a prosperidade e a sustentabilidade.



Imagine. Crie. Inove.
E já agora que não seja só em 2009...

1 comentário:

Glicéria Gil disse...

Olá Rute,
A um mês do fim do ano ... felizmente que tomaste conhecimento e partilhaste essa informação aqui no JS. Eu devo andar a dar muitas voltas aqui pelo nosso bairro da blogosfera e o resultado é o que se vê, 11 meses na ignorância... Postei em Maio deste ano uns vídeos de Sir Ken Robinson http://jardimsaudavel.blogspot.com/2009/05/escolas-matam-criatividade.html mas foi mera coincidência. Mais informação sobre Sir Ken Robinson em http://sirkenrobinson.com/
Muito obrigada pela divulgação e já agora um resto de ano muito CRIATIVO.