quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Momentos Jardins Saudáveis X

Por Glicéria Gil



Uma jovem surda, um violino, um violinista de rua. Um excepcional anúncio da marca Pantene.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LINDA ESTA HISTÓRIA PARA TODAS AS IDADES

by isaaa

SERÁ QUE COM UMA DIETA ELE PERDERIA O ENCANTO?!

by isaaa
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M de morcego

Por Glicéria Gil
O morcego é o único mamífero voador. O seu modo de orientação é através de ultra-sons. Há quem pense, erradamente, que o morcego dá azar, mas são muito úteis e estão ameaçados, daí serem protegidos por lei em Portugal.
Flying bat
Morcegos Zoo de Viena, Áustria, Setembro 2009

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Eu adiantaria que necessita desta para a sua saúde. Neste sentido, qualquer espécie que esteja em extinção deve ser protegida e respeitada. Neste tempo de globalização em que o conhecimento é o factor primordial para uma actuação consciente e deliberada, nao poderia deixar de aqui trazer, um tema que neste momento está a ser explorado em muitos jardins de infância - o Halloween. A Esmeralda no post anterior apresenta alguma informação sobre o tema e na blogosfera já se encontra muita matéria sobre o assunto. Eu não sou excepção. Influencio e sou influenciada pelas minhas circunstâncias. Noutros lugares (procura que encontras, ideiazinha, abrir e fechar) também procuro situar-me no tema. Já vejo bruxas narigudas por tudo quanto é sítio, noites de lua cheia, mistério, ruídos estranhos, morcegos ... mas acima de tudo prefiro estudar o mundo animal, compreende-lo, respeitá-lo e se possível protegê-lo.
O CICLO DE VIDA DO MORCEGO
download aqui
nota: sem tempo para tradução e adaptação. Se alguém o fizer agradece-se que partilhe connosco.
É isso que hoje aqui trago. Para ser trabalhado em conjunto com as vassouras, as abóboras e os fantasmas. Não percam a oportunidade de explorar com as vossas crianças este tema e aproveitarem os recursos que um pouco por todo o lado encontram à vossa disposição. Eu, como habitualmente já fiz o meu trabalho de casa que convosco aqui partilho. Tenho muita pena de não existir em Portugal a versão do livro "Bats at the library" que é excelente. Porém, consegui uma ilustração feita pelo autor e ilustrador do livro, Brian Lies e que coloco à disposição de todos para download. Depois de recortado e ilustrado cole na parte de trás uma mola de roupa e ... voilá! O morcego que encanta graúdos e miúdos.

Bats at the Library
Mais informação em:

domingo, 25 de outubro de 2009

HALLOWEEN

Encantadora esta história, para ler às crianças.





CURIOSIDADES "BREVE RESENHA SOBRE A ORIGEM DO HALLOWEEN"

O Halloween, conhecido entre nós pelo "Dia da Bruxas", é comemorado na noite de 31 de Outubro. Teve origem àcerca de 2000 anos, quando os Celtas viviam onde actualmente é Inglaterra, Irlanda, França e Península Ibérica, (para eles o dia 1 de Novembro, era o seu Dia de Ano Novo).
Com o Cristianismo, as suas tradições foram sofrendo evoluções.
O nabo iluminado, era utilizado para celebrar o Halloween, mas com a chegada dos Irlandeses aos Estados Unidos, estes entenderam, que as abóboras seriam mais adequadas.
Com o evoluir dos tempos, este evento foi ganhando mais adeptos, principalmente entre os adolescentes e as crianças.

Adenda: 
A história pode ser ouvida no blog O cantinho da Sara
Jardim da Arroteia apresenta um slide show com trabalhos feitos pelas crianças em 2008.
G.Gil

sábado, 24 de outubro de 2009

OUTRO MOMENTO SAUDÁVEL

Após a publicação da tua partilha "Tarte de Maçã" e no âmbito do mini-projecto cujo tema foi "Alimentação" surgiu esta obra, elaborada com o grupo de crianças do J. de Infância de Rebordãos-Bragança, que divulgamos e partilhamos com imenso prazer.

Escolas Promotoras de Saúde

por Rute Moura
O site Schools for Health in Europe é a minha sugestão para esta semana.
Disponibiliza informação variada e actual sobre Encontros e Congressos, manuais, publicações, posters... na área da Educação para a Saúde.

Destaco também a publicação (em português) Construíndo escolas promotoras de saúde: directrizes para promover a saúde em meio escolar, disponível no site da IUHPE (International Union for Health Promotion and Education).

Boas leituras!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Momentos Jardins Saudáveis IX

Por Glicéria Gil


 Pintando uma abóbora gigante ...
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Construindo, sequenciando, memorizando, contando, comparando, brincando, apreciando, pensando ...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resiliência?

Por Glicéria Gil

Olhando para trás, é difícil acreditar que estejamos vivos.
Nós viajávamos em carros sem cintos de segurança ou air bag.
Não tivemos nenhuma tampa à prova de crianças em frascos de
remédios, portas, ou armários e andávamos de bicicleta
sem capacete, sem contar que pedíamos boleia.
Bebíamos água directamente da mangueira e não da garrafa.
Gastámos horas a construir os nossos carrinhos de rolamentos
para descer ladeira abaixo e só então descobríamos que nos
tínhamos esquecido dos travões. Depois de colidir com algumas
árvores, aprendemos a resolver o problema. Saíamos de casa de
manhã, brincávamos o dia inteiro, e só voltávamos quando se
acendiam as luzes da rua. Ninguém nos podia localizar.
Não havia telemóveis. Nós partimos ossos e dentes, e não
havia nenhuma lei para punir os culpados. Eram acidentes.
Ninguém para culpar, só a nós próprios. Tivemos brigas e
esmurramos uns aos outros e aprendemos a superar isto.
Comemos doces e bebemos refrigerantes mas não éramos
obesos. Estávamos sempre ao ar livre, a correr e a brincar.
Compartilhamos garrafas de refrigerante e ninguém morreu
por causa disso. Não tivemos Playstations, Nintendo 64,
vídeo games, 99 canais a cabo, filmes em vídeo, surround sound,
telemóveis, computadores ou internet. Nós tivemos amigos.
Nós saíamos e íamos ter com eles. Íamos de bicicleta
ou a pé até casa deles e batíamos à porta. Imaginem tal coisa!
Sem pedir autorização aos pais, por nós mesmos! Lá fora, no
Mundo cruel! Sem nenhum responsável!
Como conseguimos fazer isto? Fizemos jogos com bastões e
bolas de ténis e comemos minhocas e, embora nos tenham
dito o que aconteceria, nunca nos caíram os olhos ou
as minhocas ficaram vivas na nossa barriga para sempre.
Nos jogos da escola, nem toda a gente fazia parte da equipa.
Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a decepção…
Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros.
Eles repetiam o ano! Que horror! Não inventavam testes extras.
Éramos responsáveis pelas nossas acções e arcávamos com as
consequências. Não havia ninguém que pudesse resolver isso.
A ideia de um pai nos protegendo, se desrespeitássemos alguma
Lei, era inadmissível! Eles protegiam as leis. Imaginem!
As nossas gerações produziram alguns dos melhores compradores
de risco, criadores de soluções e inventores.
Os últimos 50 anos foram uma explosão de inovações e novas ideias.
Tivemos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade,
e aprendemos a lidar com isso.

(Autor desconhecido)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tarte de Maçã

Por Glicéria Gil




Esta maçã está feliz 
Esta maçã está ensonada 
Esta maçã está triste 
Esta maçã está zangada 
Esta maçã que é pequena
vai para a tarte da Madalena!  
Glicéria Gil, 2009 


 Download aqui 
    

sábado, 17 de outubro de 2009

Informação actualizada aos pais

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI563vU6M9fg5Xv0JNhVJR_RpQ2aKhthtp0dQfuVCI1VCbAksNjv0HsEY1ufnyhyN5X68VsDM_DylBcOhDztu_6DfOwrRWNCu54U3YHodbLxzIzvOQ_nLEZ9mrLQHZVCZsF_48U6Fs3zQ/s400/paracetamol_big.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjszr9pZKVeF2uMvSuwIVo5Z6eqe5IOJczQdlrVBJKQXIqCQr8GQExZnSpC7CvxRgq7TJQe3_LatoA2rB72gLUIvfdDQMGpUNDd4-jVYpFg_jYBDBXIPpcwueh0K6zeIuWEhfZItnozAww/s660/paracetamol+definitivo.jpg

Segundo uma pesquisa efectuada, dar Paracetamol às crianças que foram vacinadas para prevenir a febre pode reduzir o efeito próprio da vacinação.

Os investigadores descobriram que, nas crianças que tinham efectuado vacinas de rotina, a concentração de anticorpos era mais baixa nas que lhes tinha sido dado paracetamol após vacinação como forma preventiva.



Deste modo os investigadores afirmam que após a administração das vacinas, , a febre surge como uma parte normal do processo infamatório do corpo, e que os pais e os profissionais de saúde, muitas vezes tendem a antecipar-se este dando, ou recomendando a tomada de paracetamol.

Os mesmos concluíram que : “A relevância clínica imunológica destes resultados é desconhecida e necessita de uma avaliação mais aprofundada. A administração profiláctica de medicamentos antitérmicos, após vacinação, no entanto, não deve ser recomendada como rotina, sem análise cuidadosa dos benefícios esperados e riscos “.

No entanto, outros estudos têm mostrado que, se o paracetamol é administrado depois, quando a febre já se desenvolveu, interfere menos com o efeito da vacinação.

recebido por e-mail,

Publicado por Rosa Silvestre


Fonte

Fim do Rio

Tom Fun Orchestra-Bottom of the River from trunk animation on Vimeo.



Publicado por : Flávia Domingues - PalavrasM