terça-feira, 27 de outubro de 2009

M de morcego

Por Glicéria Gil
O morcego é o único mamífero voador. O seu modo de orientação é através de ultra-sons. Há quem pense, erradamente, que o morcego dá azar, mas são muito úteis e estão ameaçados, daí serem protegidos por lei em Portugal.
Flying bat
Morcegos Zoo de Viena, Áustria, Setembro 2009

A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência. Eu adiantaria que necessita desta para a sua saúde. Neste sentido, qualquer espécie que esteja em extinção deve ser protegida e respeitada. Neste tempo de globalização em que o conhecimento é o factor primordial para uma actuação consciente e deliberada, nao poderia deixar de aqui trazer, um tema que neste momento está a ser explorado em muitos jardins de infância - o Halloween. A Esmeralda no post anterior apresenta alguma informação sobre o tema e na blogosfera já se encontra muita matéria sobre o assunto. Eu não sou excepção. Influencio e sou influenciada pelas minhas circunstâncias. Noutros lugares (procura que encontras, ideiazinha, abrir e fechar) também procuro situar-me no tema. Já vejo bruxas narigudas por tudo quanto é sítio, noites de lua cheia, mistério, ruídos estranhos, morcegos ... mas acima de tudo prefiro estudar o mundo animal, compreende-lo, respeitá-lo e se possível protegê-lo.
O CICLO DE VIDA DO MORCEGO
download aqui
nota: sem tempo para tradução e adaptação. Se alguém o fizer agradece-se que partilhe connosco.
É isso que hoje aqui trago. Para ser trabalhado em conjunto com as vassouras, as abóboras e os fantasmas. Não percam a oportunidade de explorar com as vossas crianças este tema e aproveitarem os recursos que um pouco por todo o lado encontram à vossa disposição. Eu, como habitualmente já fiz o meu trabalho de casa que convosco aqui partilho. Tenho muita pena de não existir em Portugal a versão do livro "Bats at the library" que é excelente. Porém, consegui uma ilustração feita pelo autor e ilustrador do livro, Brian Lies e que coloco à disposição de todos para download. Depois de recortado e ilustrado cole na parte de trás uma mola de roupa e ... voilá! O morcego que encanta graúdos e miúdos.

Bats at the Library
Mais informação em:

Sem comentários: