segunda-feira, 8 de março de 2021

AAAF e solidariedade: um caminho intergeracional

Ser solidário, sensível ao outro, em especial aqueles que se encontram em maior situação de vulnerabilidade. Foi este pressuposto que orientou as animadoras do JI do Fojo. Quiseram levar aos idosos do Lar Diogo Gonçalves em Portimão, um miminho, uma prenda, uma canção. E se não podiam fazer a visita em presença, decidiram filmar três canções (uma por sala), fazer o jogo do galo para oferecer, assim como elaboraram cartões de natal.
                                                               
                                                          Canção de Natal
                                      (atividade realizada pela animadora Carla)
 
                           Lar Diogo Gonçalves em Portimão - Centro de Apoio a Idosos

A solidariedade deve sempre ser intergeracional: cada geração tem de prestar o suporte possível a outras – da família ou não. Temos, mais do que nunca, relatos da importância de se acompanhar os idosos e, mesmo digitalmente, nunca os abandonar à solidão.  E devemos começar por educar os mais jovens neste pressuposto. 
Mas como é que as crianças vivenciaram esta atitude solidária? 
Através do registo do que as crianças disseram e desenharam podemos verificar a interiorização de sentimentos de empatia, solidariedade, amizade para com aqueles que são os "avós" e "bisavós" da atual geração que frequenta os  jardins de infância.  

Sem comentários: