sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VIDA E OBRA DE MARIE CURIE

Por Esmeralda Certo

Marie Curie, de origem Polonesa, destacou-se desde a sua infância devido à sua prodigiosa memória. No ensino secundário foi-lhe atribuída uma medalha de ouro, na Russian Liycée. Foi-lhe atribuído o prémio Nobel da Física, algo inédito para uma senhora, até então.
Descobriu dois novos elementos químicos, o Rádio e o Polônio.
Em 1911, recebe o segundo prémio Nobel, o da Química.
Morre em 1934, devido á exposição contante a estes materiais radioactivos, com leucemia.
Actualmente devemos-lhe muito(a ela e ao seu marido).
Serão sempre recordados, continuarão vivos, pela sua sabedoria e contributo científico para a humanidade.

3 comentários:

Luz disse...

Colega
Muito interessante o video. Sem dúvida que nunca é demais recordar o vida e a obra desta grande Mulher Polaca(não polonesa).
Desculpe o atrevimento, mas não é justo nem para ela, nem para a Polónia trocar-lhe a nacionalidade.
Bom fim de semana
Luz

Glicéria Gil disse...

Não sei se será efeitos do acordo ortográfico, se de muitas leituras que os educadores fazem em português do Brasil, mas fica aqui mais esta achega ... A língua polaca ou polonesa é uma língua eslava ocidental, falada por cerca de 60 milhões de pessoas, a maioria das quais vive na Polónia (Polônia no Brasil). É também falada na Lituânia (400 000), Bielorússia (1 milhão), Ucrânia, Brasil (em várias cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Espírito Santo), mas também no Reino Unido, na França, na Argentina, nos Estados Unidos da América, em Israel e no Canadá e em outros países. Este idioma é a língua eslava mais falada depois do russo. Em português europeu, diz-se língua polaca, em português brasileiro, língua polonesa.
Já agora aproveito e fica aqui esta frase ...
"Life is not easy for any of us. But what of that? We must have perseverance and above all confidence in ourselves.We must believe that we are gifted for something and that this thing must be attained."
~ Marie Curie ~

Anónimo disse...

Olá Luz e Glicéria.
Obrigada, não foi atrevimento da tua parte,até agradeço, mas o que acontece na realidade é precisamente o que a Glicéria registou. Todos sabemos e devemos saber que ela era de origem polaca e realmente assim ficará mais correcto.
BOM FIM DE SEMANA
ESMERALDA CERTO