segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Declaração dos Direitos da Criança

Por Glicéria Gil

No próximo dia 20 de Novembro comemora-se o 50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança.
Um olhar rápido pelos feeds e constato que nenhum blog da nossa área já fez referência ao assunto. Provavelmente será, como é habitual, elaborado um post a afixar no dia do aniversário e serão feitas algumas inferências. Surpreende-me verificar que o Magusto, o Outono e o Natal tenham mais "direitos" do que os direitos da criança e estejam neste momento em destaque na maioria dos blogs, como se os jardins-de-infância só funcionassem por estações do ano e eventos relacionados com as mesmas e, que nós de tanto sermos bombardeados com este tipo de comemorações até nos esquecemos que existem outros assuntos que merecem, pelo menos, igual tratamento. 

http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http://www.dgidc.min-edu.pt/

http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http://www.dgidc.min-edu.pt/

5 comentários:

Anónimo disse...

cara colega, estou solidaria com a sua indignação pois as crianças interessam-se por muitos outros aspectos para além dos que são facilmente observáveis. Falar de sentimentos ou de direitos é um tema muito do interesse das nossas crianças. No JI onde trabalho (Laranjeiro nº 1) apercebemo-nos desta data tão importante e planeamos diferentes formas de comemorar e vivenciar com as nossas crianças a importância dos seus direiros. à questão: "Sabem o que são os Direitos das crianças?" Logo o Tiago respondeu: "É para as crianças serem felizes" Afinal interessa-lhes e lá continuámos nós a explorar o tema de diversas formas e no final, para além de toda a partilha de conhecimentos e de interacções com as famílias, vamos ficar com o nosso espaço comum muito mais bonito. Mas é sempre bom lembrar que os direitos se constroem todos os dias. Arminda

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Obrigado, Glicéria,por lembrares. Concordo inteiramente contigo, mas confesso que me esquecia da data. Amanhã mesmo iniciarei o dia falando de direitos ...

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Estou um bocadinho baralhada ... na DGIDC fala na comemoração de 50 anos e na UNICEF fala em 20 ...? Mas parece-me que é 20 dado que a Convenção foi adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990, certo?

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Já um colega me deu a resposta:
- Declaração dos Direitos da Criança adoptada pelas Nações Unidas em 1959 (50 anos)
- A Convenção sobre os Direitos da Criança.
Adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990. (20 anos)

Glicéria Gil disse...

Colegas,
Espero que as vossas abordagens sobre os direitos das crianças sejam produtivas e que contribuam para a felicidade dos nossos meninos.
abraço