quinta-feira, 11 de março de 2021

À espera do Chapim

  O chapim é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro

O chapim é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro e encontra-se distribuído um pouco por todo o mundo. Através da sua dieta, controla pragas contribuindo de um modo natural para o equilíbrio do ecossistema. O número actual de chapins é limitado pela falta de abrigos naturais e a colocação de ninhos artificiais permite criar condições para o aumento desta espécie.



Em Portugal existem cerca de 5 variedades de Chapim sendo os mais comuns o Chapim Real e o Chapim Azul.


O seu habitat


Os Chapins gostam de nidificar em buracos de árvores e casas ninho que lhes dão mais segurança pois os seus predadores não conseguem atingir os ninhos.


Os ninhos dos Chapim são em forma de chávena construindo-os com musgo retirado dos troncos das árvores, penas e pêlos de animais.


As fêmeas põem  entre 3 e 12 ovos  e incubem-nos sozinhas mas ambos os pais criam a ninhada. Na maior parte dos anos o par fará duas posturas.


Alimentação


Predominantemente insectívoro no Verão o Chapim é um dos poucos pássaros que consegue comer a lagarta do Pinheiro. Quando alimentam as suas crias os chapins bicam a lagarta para que a sua cabeça se solte tornando-se assim mais fácil de digerir.Nos meses de Inverno consome uma vasta gama de outros alimentos como bagas e sementes.


Predadores desta espécie


O gavião, a doninha, o esquilo ou pica-pau não conseguem entrar no ninho e ameaçar a sobrevivência dos chapins.


Como minimizar a praga da lagarta do pinheiro

  • Colocando casas/ninho:

As casas/ninho devem ser colocadas entre 2 a 4 metros idealmente em pinheiros se o objectivo for combater a lagarta mas poderão ser colocadas também noutras árvores.

Deverão ainda estar orientadas a Norte pois ficarão mais protegidas contra chuvas e mesmo o excesso de calor.

Se o tronco estiver inclinado a casa/ninho deverá estar do lado que permita ficar inclinada para baixo. via https://www.cooagrical.pt


Caixa-ninho colocada num pinheiro do nosso jardim.

Voltamos ao Jardim com muita alegria

E estamos felizes! Amanhã acaba o E@D e vamos voltar a estar todos juntos na próxima segunda-feira, dia 15.  

Mantemos os mesmos cuidados que tinhamos antes do confinamento. Mudança de calçado, grupos separados e mãos desinfetadas. Bora para a escola! 



quarta-feira, 10 de março de 2021

Os nossos espaços exteriores (JI Major)

Querem ver o que aconteceu às árvores do JI da Major?  Quando regressarmos do confinamento é assim que vamos vê-las! Nos dias de sol e muito calor não vamos poder brincar debaixo das árvores usufruindo das suas sombras, nem os pássaros poderão abrigar-se... 





Mas temos uma árvore que tem folhas e frutas. A nespereira. Está linda! 





E também temos ninhos ... e espantalhos! 


Animadoras Lurdes e Carla. Assistentes Iris e Joaquina. 

Era uma vez uma borboleta ...


Através destas asas de borboletas o que podes observar? Transparências, sombra, luz, contorno, padrão ... tanto para explorar e aprender! Mas acima de tudo podes voar tal e qual uma borboleta colorida e ver o mundo em teu redor. E se te apetecer podes aprender mais sobre as borboletas e tornares-te um verdadeiro biólogo (a). 

A Sarita veio ao Jardim 6 contar uma história


Olá...
Aqui está a Sarita para vos desejar boa noite!
Hoje, a hitória é sobre um lápis que parecia mágico!
Bons sonhos...





Dia de experiências na sala B do JI Major e na sala C JI Fojo


O Vicente é um menino muito curioso, que gosta muito de Ciências, por isso pediu à mãe para fazer a experiência do tornado para mostrar o resultado aos amigos. 
Também conseguimos visualizar melhor o tornado se juntarmos detergente e glitter.                      
Uma boa sugestão para fazerem em casa. Obrigada Vicente!  
      

Explicação científica: Um tornado dentro de um recipiente forma-se devido a um fenômeno físico
chamado força centrípeta, que é o resultado da aceleração causada pela mudança do movimento
(rotação).
Essa aceleração aponta para o centro da trajetória circular.

Proposta da educadora Piedade

"Experiência: Brincar com a água


Usa tampinhas de plástico (iogurte, leite, água) coloca-as numa terrina com água. Observa o


 que acontece? Tenta virar as tampinhas com duas palhinhas, palitos ou lápis.


 Agora diverte-te.


Foi no dia 24 de fevereiro no âmbito da  Área do Conhecimento do Mundo


As tampas flutuam dum lado, do outro afundam um pouco e tornam a vir à superfície. 


A água impulsiona-as."


Cabeça, ombros, joelhos e pés com a educadora Mariana (sala B, JI Major)

            Fizemos a coreografia da canção " Cabeça, ombros, joelhos e pés " do Panda. 





segunda-feira, 8 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher visto por alunos do 9º ano do AEMTG

Alunos do 9º  A e D da AEMTG elaboraram no âmbito da disciplina de Cidadania trabalhos sobre este dia. 

Pode ser consultado aqui

Teatro de Sombras: Meninos de Todas as Cores

 Para uma sessão assíncrona, as educadoras sugeriram: 

"Reconta a história, não te esqueças de

todos os meninos que entram na

história. Que tal criares o teu próprio

teatro?

Meninos de todas as cores "                                          

A Sara criou o seu teatro.👩👍



                                                     


Sessão presencial no JI Fojo

O R. esteve hoje a explorar os dois robôs, DOC e COKO. O que ele mais gosta é de alimentar o COKO. Também brincou no espaço exterior, jogou à bola, tocou tambor, subiu aos troncos de árvores, contou uma história e fez uma construção. 

Planificação da sessão









História

O Fantasma faz Uuuuuu. As meninas estão de bicicleta e viram o fantasma. As meninas "disse": Deixa as nossas bicicletas.
Ele foi-se embora para a "oesta". Ele voltou para casa. Ele comeu. Ele pegou com a mão as meninas. As meninas "gritou" assim: (imitou os gritos). [R. - 8-3-2021]

Desenho do fantasma  


Educadora Cérita e animadora Carla


Faz um desenho sobre a atividade de solidariedade e conta-me!


Desenho 1- Uma senhora e um senhor idoso a verem um vídeo da música cantada por nós. (Emma) 
Desenho 2- São os senhores idosos a chorar de alegria com os presentes (Santiago) 
Desenho 3- São os velhotes com os filhos para não estarem sózinhos e irem para casa. (Francisco)
Desenho 4- Uma velhota feliz com o arco-íris por cima. (Nair)
Desenho 5- Feito pela Elisa. 

Atividade realizada pela animadora Nélia (Sala B JI Fojo) 


AAAF e solidariedade: um caminho intergeracional

Ser solidário, sensível ao outro, em especial aqueles que se encontram em maior situação de vulnerabilidade. Foi este pressuposto que orientou as animadoras do JI do Fojo. Quiseram levar aos idosos do Lar Diogo Gonçalves em Portimão, um miminho, uma prenda, uma canção. E se não podiam fazer a visita em presença, decidiram filmar três canções (uma por sala), fazer o jogo do galo para oferecer, assim como elaboraram cartões de natal.
                                                               
                                                          Canção de Natal
                                      (atividade realizada pela animadora Carla)
 
                           Lar Diogo Gonçalves em Portimão - Centro de Apoio a Idosos

A solidariedade deve sempre ser intergeracional: cada geração tem de prestar o suporte possível a outras – da família ou não. Temos, mais do que nunca, relatos da importância de se acompanhar os idosos e, mesmo digitalmente, nunca os abandonar à solidão.  E devemos começar por educar os mais jovens neste pressuposto. 
Mas como é que as crianças vivenciaram esta atitude solidária? 
Através do registo do que as crianças disseram e desenharam podemos verificar a interiorização de sentimentos de empatia, solidariedade, amizade para com aqueles que são os "avós" e "bisavós" da atual geração que frequenta os  jardins de infância.