segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Porque há vários tipo de Amor ...

Por Rosarinho

Porque ser saudável é ter um corpo e uma mente saudáveis…
Porque ainda é preciso mudar mentalidades…
Porque a publicidade também pode ser educativa.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Queixinhas nas caixinhas

Por Glicéria Gil 


A figura da criança queixinhas é comum e habitual nas escolas e jardins-de-infância. Todos nós, profissionais da educação, temos que lidar com as queixinhas, facto este que não é nada agradável, quer para as outras crianças, quer para os adultos. De um modo geral, a questão da criança queixinhas no Jardim-de-Infância aparece com maior frequência do que nos outros graus de ensino. Em primeiro lugar, porque as crianças ainda não tem maturidade suficiente para perceber até que ponto ser queixinhas pode tornar-se desagradável. Por isso queixam-se e continuam a queixar-se, até que começam aos poucos a perceber que os outros não gostam de queixinhas, mas não sabem bem porquê. A criança queixa-se porque algo a incomoda  sentindo necessidade de se expressar e de ser escutada. Consoante a criança vai crescendo vai-se apercebendo que quanto mais se queixar, menos as outras crianças a aceitam e vice-versa. Cria-se um círculo vicioso que poderá levar a criança a não exteriorizar as suas queixas, começando a "queixar-se para dentro" com as inevitáveis consequências do mal-estar e sofrimento que podem estar associadas a esse facto. Como adultos devemos estar atentos às queixinhas das crianças, procurando encontrar soluções para que as mesmas não se "fechem" e comecem a  "queixar-se para dentro". 
Existem soluções criativas que poderão funcionar bem no contexto do jardim-de-infância e, que são facilitadoras da expressão de sentimentos e emoções. Certamente que será preferível adoptar esta solução do que inibir a criança de comunicar e expressar-se. Com pequenos passos crescemos mais saudáveis!  

Conferência Nacional de Educação de Infância

A DGIDC disponibiliza um spot, posters e as publicações que foram apresentadas na Conferência Nacional de Educação de Infância que se realizou em Abril de 2009.
Pode consultar aqui 

Mais recursos 
O lenço dos amigos 
O envolvimento das crianças I 
Envolvimento das crianças II
À conversa com Júlia Formosinho (CEI-APEI) 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ainda a saúde oral...

Por Rosarinho








No âmbito da criação e divulgação de bons hábitos de saúde, estabelecemos uma parceria com o Centro de Saúde da nossa área e todos os anos recebemos a visita de uma higienista oral e de um grupo de enfermeiras que vêm de uma forma lúdica, ajudar a implementar estes hábitos.
É sempre com muito agrado que as nossas crianças assistem a estas apresentações tão importantes para o desenvolvimento de atitudes saudáveis nas áreas da alimentação e higiene oral.


Mais recursos 
Rinamaia 
Higiene oral para prevenir 
Cool Kids 

Higiene Oral

 Por Helena Gonçalves 

Incentivar as crianças a desenvolverem hábitos de higiene oral é sem dúvida um dos melhores contributos que lhes podemos dar em matéria de Educação para a Saúde/Saúde Oral.
Uma boa higiene oral é um dos comportamentos mais importantes que se podem ter para cuidar desde cedo dos dentes.
No sentido de ajudar as crianças a lembrarem-se de escovar os dentes pelos menos duas vezes por dia,  adaptei um calendário onde, com ajuda dos pais, podem registar (colorindo as imagens) a lavagem dos dentes, pela manhã e antes de deitar.
Podem fazer o download AQUI da versão semana completa.
Acompanhar isto com um copo e uma escova entregues por um ratinho simpático torna tudo mais lúdico e apelativo. 
Claro que uma história com esta personagem ainda motiva mais. Podem espreitar o Sementes Mágicas onde encontram a do Ratinho Dentolas.

Mais Recursos 
Ideias e actividades para trabalhar a Higiene Oral  (28 posts) 
O Rei Leão e a Higiene Oral 
Estudo nacional de prevalência das doenças orais 

 
4 livritos ilustrados por Raquel Pinheiro e da autoria de Ana Oom que são excelentes e baratitos. E sabem quem é que me os ofereceu e enviou via CTT? A nossa colega e colaboradora assídua do JS, a Esmeralda Certo (Jardim da Celeste).
Obrigada Esmeralda. 
Glicéria Gil 

A amizade

Por Glicéria Gil



A amizade, os valores, as intenções (boas e más) são constituintes da vida das crianças. Para estas, os amigos são fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento As crianças necessitam de interagir, partilhar e interiorizar valores que são importantes para a construção de uma cidadania solidária, empática, justa e coerente. 
Algumas imagens para trabalhar o conceito de cidadão responsável, amigo e solidário coloco-as aqui ao dispor de quem nos visita para que sejam usadas com criatividade e sabedoria.
Na prática educativa não basta abordar determinados temas em épocas especiais ou esporadicamente. Se desejamos que as crianças adoptem comportamentos reveladores de amizade, sensibilidade, responsabilidade e empatia temos que trabalhar esses conceitos todos os dias. Não só com as crianças, mas também com todos aqueles que interagem com elas. E mesmo assim os resultados não se observam num curto espaço de tempo. Na educação, as coisas não funcionam instantaneamente. Funcionam por acumulação. O sentido de coerência é fundamental nestas situações, quer na família, quer no jardim-de-infância e escola. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pensamento colaborativo?

Por Glicéria Gil 
Se quisermos mudar pensamentos temos que os substituir por outros. Somente assim poderemos construir algo de novo, e quiça até melhor. As ideias e pensamentos que mudam diariamente são a essência da nossa vida. 
Pensamentos colaborativos são ideias que resultam em tempo real com inúmeras adições externas que seleccionamos como apoio ao desenvolvimento de um conceito ou opinião. Mas, afinal o que é colaborar? Certamente que não é o mesmo que concordar ou comentar. 
Colaborar significa contribuir com ou mesmo trabalhar com uma ou mais pessoas para um mesmo objectivo. É construir em conjunto.
Na internet, colaborar significa contribuir com informação relevante. Esse conceito, quando utilizado através das várias ferramentas da web, cria novas possibilidades, outros canais de evolução colectiva.
É aqui que queria chegar, à questão dos BLOGS COLECTIVOS, ou seja, a união das ideias de um grupo de pessoas como um canal de comunicação, participação e desenvolvimento. Diariamente estão sujeitos a actualizações e revisões, evoluindo com os seus autores na transformação das ideias e pensamentos.  
Foi nesta perspectiva que o Jardins Saudáveis (JS) foi criado e é assim que continuará a evoluir (desejamos!)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

É importante incentivar a amizade entre as crianças

Por Glicéria Gil
Partilho alguns materiais que podem ser úteis para a Formação Pessoal e Social da Criança. 


Procura-se um Amigo

PLANO NACIONAL DE LEITURA
Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.

O Lenny sente-se sozinho e gostava de ter um amigo. Como um anúncio, ele escreve um papelinho e prende-o a uma árvore. Vai então para casa esperar que o seu amigo chegue. Mas esperou, esperou, esperou… só que o amigo não apareceu. Resolve ir verificar se o papelinho não caiu da árvore e é então que tropeça na casa-ninho-móvel do Twick. O Lenny não tem tempo para conversas, mas o Twick convida-se a si próprio e diz que lhe faz companhia até que o seu amigo chegue finalmente .  


Mais recursos 
O lenço dos amigos 
Os meus, os teus e os nossos amigos
A que sabe a lua 
Rede de amigos


domingo, 7 de fevereiro de 2010

A propósito de comemorações e outros eventos que tais

Por Glicéria Gil 
Como educadora e como pessoa sempre me preocupei com  a Saúde das crianças. Maior dificuldade poderei ter tido quando pensei em colocar em prática os conhecimentos que possuo nessa matéria.
Afinal o que nos deve preocupar relativamente à aprendizagem da "saúde" das crianças pequenas?
No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação! No próximo dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Geralmente esses e outros dias são amplamente comemorados na maioria dos jardins-de-infância. Os educadores organizam um conjunto de actividades com o objectivo de, por um lado, não deixar passar esses dias em branco e, por outro, cumprirem o que dita o Plano Anual/Projecto Curricular de Escola e Grupo.

Sempre considerei este tipo de comemorações como tendo um interesse relativo para o desenvolvimento saudável das crianças. Sem querer menosprezar quem se preocupa em comemorar "tudo" aquilo que aparece no calendário, questiono-me se estas ditas "comemorações" não serão um meio de nos desviar daquilo que interessa, ou seja, que as crianças demonstrem no seu dia-a-dia atitudes e comportamentos reveladores da interiorização de estilos de vida saudáveis. Reportando-me à alimentação, será que interessa ficarmos sensibilizados "num determinado dia" para uma alimentação saudável se, nos dias seguintes "arruinamos" essa sensibilização, com a prevalência de refeitórios e lanches onde o conceito de alimentação saudável  ainda está aquém do desejável?

Volto ao princípio, conhecimentos e informação sobre esta matéria encontramos em abundância. Porém, o mais importante que são as mudanças de COMPORTAMENTO das crianças e adultos, essas continuam a ser uma utopia. Existirão outros modos de aprender e ensinar a ser saudável ou estamos condenados a repetir o que já sabemos e conhecemos?                                               

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um escritor aos 12 anos



Gostaria de vos dar a conhecer o livro "Um Leão no Pacífico" que foi escrito pelo meu filho Pedro Maria com 11 para 12 anos, em 1998, tendo ganho o 1º prémio do concurso de contos da escola. O concurso de contos era anual e o Pedro ganhou-o por várias vezes. Funcionava como um exame em que os alunos só tinham conhecimento do tema no momento de escreverem o conto.

Nessa altura a professora de português ofereceu-lhe um livro onde escreveu:

"Para um rapaz especial que escreve textos especiais e por isso ganhou o 1º prémio do concurso de contos. Parabéns Pedro continua a escrever e a desenhar!
Muitas felicidades para a tua vida e...espero comprar um livro teu daqui a alguns anos."

Apesar de nos encher de orgulho não nos surpreendia já que o Pedro sempre marcou a diferença, "pelo brilho e luz que irradiava e espalhava quase sem dar conta, pela sua maneira de estar na vida, pela alegria com que contemplava a natureza, pela coragem desmedida e força invencível, pela paixão que punha em tudo o que fazia, pela pureza dos seus valores, da sua dignidade, da sua simplicidade e bondade" como tão bem foi descrito pelos Escuteiros de Algés, de que fez parte vários anos e onde foi chefe, nos dois últimos anos da sua vida, aos 18 e 19 anos.
Por todas estas razões e porque jamais sairá das nossas vidas, de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, resolvemos publicar este livro que como disse a sua professora de português quando soube:
“A ideia de publicar esta história do (permita-me) nosso Pedro é maravilhosa. Fui a primeira pessoa a lê-la e, apesar de conhecer bem a sua escrita, espantou-me, principalmente, pela genialidade da forma como deu a volta ao tema. Desde esse momento soube, sem margem para dúvida, que estava ali o vencedor. A sua publicação permitirá também que outros conheçam um pouco daquilo que o Pedro foi - uma brisa perfumada que alguns tiveram a alegria de sentir.”
A intenção do livro é também dar continuidade ao sentido de vida do Pedro contribuindo, com o lucro integral, para ajudar uma Associação (A Nossa Âncora - Associação de Pais em Luto) de modo a seguir o seu exemplo de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.
O Lançamento do Livro do Pedro foi no sábado passado, dia 30 de Janeiro de 2010...
http://principeseprincesas-xinha.blogspot.com/2010/01/lancamento-do-livro-do-pedro-iii.html

“Só um Anjo pode criar tantas Obras”
Foi com esta frase que a Directora de Turma do 3º ciclo definiu o Pedro, depois de ter sido sua professora de desenho durante três anos em que conheceu de perto todas as suas capacidades, todo o seu talento artístico e toda a sua essência que sempre o diferenciou de todos os outros.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Chove em todo o lado

Por acaso aqui pelas minhas bandas está sol com fartura. Mas isto tudo a propósito de um livrito que a nossa colega Celeste, colaboradora do blog IDEIAZINHA traduziu para português.
Ficam aqui os meus agradecimentos à colega e já agora aproveito para partilhar ... sabe-se lá quando é que volta a chover outra vez!

Versão traduzida:
http://dl.dropbox.com/u/2880383/Chove%20em%20todo%20o%20lado.pdf

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O pequeno trevo

O Livro “O Pequeno Trevo”, cujas histórias são da autoria de Ana Cristina Luz, com ilustrações de Margarida Oliveira, é acompanhado de um DVD interactivo “O Sortudo” em que as histórias de Ana Cristina Luz são cantadas por Carlos Alberto Moniz e João Portugal, com ilustrações de Anselmo Coelho. 
APPC de Leiria


Download aqui

sábado, 30 de janeiro de 2010

My MS paint World" A OBRA INTERMINÁVEL

Por: Esmeralda Certo

Um jovem de 14 anos conhecido por Scorpiongold, pinta no mesmo desenho no MS Paint há 4 anos! Embora não pinte todos os dias, a obra tem já 2m de altura por mais de 2m de largura. a obra chama-se "My MS paint World"

link do vídeo: http://videos.sapo.pt/gQo7d0KTpdgSqFssG0Ga

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Educação para a Saúde

Por Albertina Pereira

"As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar"

"(...) a escola é um dos locais (embora longe de ser o único) e a Educação para a Saúde o meio que muito pode contribuir para a promoção de comportamentos saudáveis nos futuros cidadãos."
 
Conheça as razões que justificam a promoção da EPS (educação para a saúde), o curriculo na escola e muito mais, aqui.

Nada melhor que a fartura

Por Glicéria Gil

Ainda nem chegaram as máscaras, os desfiles e as gaitas e as "fichas" para a Páscoa aparecem em força pelo meu e-mail. Sei que este tipo de material até nem é apreciado por muitos profissionais da Educação de Infância que visitam este blog, mas como por aqui impera a pluralidade e estamos abertos a todos os gostos, feitios e desejos ... os interessados podem ir buscá-las aqui. 

domingo, 24 de janeiro de 2010

Projecto "Uma Janela Aberta à Família"

Por Albertina Pereira
Boletim para Pais de Crianças de 4 Anos Disponível Online
No âmbito do projecto “Uma Janela Aberta à Família”, da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) e da Delegação Regional do Algarve do Instituto da Droga e da Toxicodependência, foi criado o Boletim para pais de crianças com 4 anos de idade.
Fonte: Portal do Cidadão

Germes: Lava as tuas mãos

Esta animação explica porque, quando e como as mãos devem ser lavadas:
Clicando na mão pode aceder a outra informação e mais recursos, disponíveis para download.

sábado, 23 de janeiro de 2010

ERA UM LIVRO MUITO ACTIVO...

Por: Esmeralda Certo

by: mariaarnaldina

Frio! VRRRR!!!!! Adivinhas

O tempo... o vestuário... partes do corpo.
(para fazer download, clicar nas imagens)

Retalhos de uma profissão ou de uma vida?

Por Glicéria Gil 


Jardim-de-Infância do Fojo- 2006

Hoje de manhã cedo, vesti o meu casaco de abafo e sai para a rua. Precisava de pensar. Precisava de sentir a vida, esta vida que já vivi em 52 anos e a profissão que estruturei em 32 anos. Sim, porque a profissão estrutura-se e cada um de nós estrutura-a de acordo com as suas crenças, experiências, interacções, contextos e situações.
Pensei no que aprendi, no que a vida me deu, tirou e proporcionou. Como em todas as profissões (ou será vida?) tive momentos muito bons e outros menos bons. Trabalhei em jardins-de-infância muito distantes da minha residência. Fui umas das tais pioneiras na construção da educação pré-escolar pública em Portugal. Sou do tempo do ano preliminar (1978) … que hoje provavelmente os educadores desconhecem que houve um tempo em que existiram os CEPEs (centros de educação pré-escolar) criados em Portugal sobre a tutela do Ministério da Educação que integravam as classes de educação pré-escolar e do ano preliminar. Nunca vi um desses centros. No dia em que me apresentei para trabalhar num dos dois lugares criados no Algarve (uma sala devoluta num edifício de uma antiga escola primária fechado há mais de 20 anos, uma sala cheia de buracos, meia dúzia de carteiras apodrecidas e uma lareira) lembrei-me dos anos em que andara na escola. Do frio que sentira e da lareira que nunca se acendeu. E agora, aqui estava eu com uma lareira que queria que aquecesse, que queria que tivesse vida.
São estas minhas memórias que me identificam com a LISTA B, a lista do movimento +APEI porque quero uma Associação com vida, que se preocupe com os Educadores enquanto pessoas e profissionais, que os leve a estar cada vez mais informados e formados, que encontre os meios e as formas de os ajudar a ultrapassar dificuldades, que lute com eles e por eles, que queira o melhor para todos nós, educadores, crianças, pais, sociedade, país, mundo …

Texto publicado em http://maisapei.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ALGUÉM ME PEDIU QUE PARTILHASSE...

Por Esmeralda Certo

by: ramalingaUniversal

ALDEIA DE MORAIS "UMBIGO DO MUNDO"

Por: Esmeralda Certo

Aldeia de Morais, pertence ao Concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.

Aldeia de Morais é o “umbigo do Mundo”

Escrito por Brigantia

A aldeia de Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, é o umbigo do mundo! Pode parecer estranho, mas a afirmação é de relevo no mundo da geologia.

Ao que parece foi ali, precisamente ali, que há milhões de anos, se deu a colisão entre dois continentes e que depois gerou a constituição actual do planeta Terra.

Esta explicação foi transmitida ontem aos alunos da Secundária de Macedo por Eurico Pereira, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e autor da carta geológica do concelho.

“Num espaço de poucos quilómetros tem concentrado aquilo que normalmente só se vê em milhares de quilómetros de extensão” explica Eurico Pereira, mentor da carta geológica de Macedo de Cavaleiros, acrescentando que “tem concentrada uma cadeia orogénica com um continente, um oceano de permeio e outro continente” que corresponde “à parte inicial de um ciclo geológico” em que “o oceano fecha dando-se a colisão dos continentes”.

O maciço de Morais é assim uma das coisas mais extraordinárias da geologia global, pois é o testemunho da colisão de dois continentes, que deram depois origem ao “Gonduana”, chamado de super continente, que milhões de anos mais tarde gerou a cartografia do mundo dividido em cinco continentes, tal e qual o conhecemos hoje. Há então em Morais vestígios de um continente que entrou em ruptura e deu lugar a um oceano. Das imensas rochas que comprovam uma crosta oceânica, os diques são como que o “bilhete de identidade”. Ainda assim “encontram-se em poucos sítios” salienta Eurico Pereira, mas é possível encontrá-los no vale do Rio Azibo “na zona subjacente ao Mosteiro de Balsamão” e na chamada ponte das Barcas, em pleno Vale do Sabor, a sul de Talhas, mas que para esteve investigador “é uma zona mais inacessível”.

Morais, Sobreda, Paradinha e Balsamão formam uma crosta oceânica completa, já visitada por escolas de Paris. Aliás no Pontão de Lamas, no IP4, vê-se onde começa o maciço de Morais, com a presença de xistos “borra de vinho” ou por exemplo no campo de futebol de Macedo, onde as rochas verdes, indicativas de basalto, provam a ruptura do continente com o oceano.


Publicado em : Notícias, Notícias