sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um escritor aos 12 anos



Gostaria de vos dar a conhecer o livro "Um Leão no Pacífico" que foi escrito pelo meu filho Pedro Maria com 11 para 12 anos, em 1998, tendo ganho o 1º prémio do concurso de contos da escola. O concurso de contos era anual e o Pedro ganhou-o por várias vezes. Funcionava como um exame em que os alunos só tinham conhecimento do tema no momento de escreverem o conto.

Nessa altura a professora de português ofereceu-lhe um livro onde escreveu:

"Para um rapaz especial que escreve textos especiais e por isso ganhou o 1º prémio do concurso de contos. Parabéns Pedro continua a escrever e a desenhar!
Muitas felicidades para a tua vida e...espero comprar um livro teu daqui a alguns anos."

Apesar de nos encher de orgulho não nos surpreendia já que o Pedro sempre marcou a diferença, "pelo brilho e luz que irradiava e espalhava quase sem dar conta, pela sua maneira de estar na vida, pela alegria com que contemplava a natureza, pela coragem desmedida e força invencível, pela paixão que punha em tudo o que fazia, pela pureza dos seus valores, da sua dignidade, da sua simplicidade e bondade" como tão bem foi descrito pelos Escuteiros de Algés, de que fez parte vários anos e onde foi chefe, nos dois últimos anos da sua vida, aos 18 e 19 anos.
Por todas estas razões e porque jamais sairá das nossas vidas, de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, resolvemos publicar este livro que como disse a sua professora de português quando soube:
“A ideia de publicar esta história do (permita-me) nosso Pedro é maravilhosa. Fui a primeira pessoa a lê-la e, apesar de conhecer bem a sua escrita, espantou-me, principalmente, pela genialidade da forma como deu a volta ao tema. Desde esse momento soube, sem margem para dúvida, que estava ali o vencedor. A sua publicação permitirá também que outros conheçam um pouco daquilo que o Pedro foi - uma brisa perfumada que alguns tiveram a alegria de sentir.”
A intenção do livro é também dar continuidade ao sentido de vida do Pedro contribuindo, com o lucro integral, para ajudar uma Associação (A Nossa Âncora - Associação de Pais em Luto) de modo a seguir o seu exemplo de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.
O Lançamento do Livro do Pedro foi no sábado passado, dia 30 de Janeiro de 2010...
http://principeseprincesas-xinha.blogspot.com/2010/01/lancamento-do-livro-do-pedro-iii.html

“Só um Anjo pode criar tantas Obras”
Foi com esta frase que a Directora de Turma do 3º ciclo definiu o Pedro, depois de ter sido sua professora de desenho durante três anos em que conheceu de perto todas as suas capacidades, todo o seu talento artístico e toda a sua essência que sempre o diferenciou de todos os outros.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

3 comentários:

Glicéria Gil disse...

Tenho acompanhado o Pedro pela voz da sua mãe. Ele tornou-se especial para mim. E não é só porque sou mãe, porque tenho filhos, porque sou empática. É mais do que isso! É uma ligação tão forte que mesmo sem ter conhecido o Pedro, nem conhecer pessoalmente a sua mãe, ambos tornaram-se significativos. São importantes para o meu viver! Não preciso de ver, preciso de sentir!
Será num dia de sol, à beira mar, olhando o céu repleto de gaivotas que irei ler "Um Leão no Pacífico" ... que não demore muito a chegar! Esse dia será mais colorido e eu ficarei mais rica interiormente e o mundo será melhor. Tenho a certeza!

rosarinho disse...

Menino com asas de anjo,
que nos deu o seu olhar,
que passou por entre os homens,
mas não se quedou a pairar.

viveu, riu e sentiu,
escreveu, pintou e falou,
fez amigos com sentido,
e um legado nos deixou.

O mundo já não é igual,
tem agora mais alegria,
porque o Pedro aqui passou
e aqui viveu um dia.

Xinha, perdoe-me a liberdade de escrever estes versos para o seu Pedro.
Como a Glicéria, só a conheço a si e a ele destas páginas virtuais, mas sinto como se nos tivessemos cruzado um dia.
Eu penso que tudo o que nos acontece nesta vida pode ser um motor de apendizagem e crescimento...
Origada pela coragem das suas partilhas.
Vou ler o livro do Pedro com a certeza de que ele foi um ser humano muito especial
, que fez a diferença e tornou o "nosso mundo um pouco melhor".

" Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." Saint-Exupery

Xinha disse...

Glicéria e Rosarinho...
Agora fui eu que fiquei sem palavras perante as vossas...
Um abraço muito grande da Xinha