segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
JS termina aqui
Detectados vários problemas no blog aproveita-se a ocasião para informar os leitores que o mesmo vai "fechar portas".
A todos os que contribuíram com posts e comentários os meus sinceros agradecimentos.
Glicéria Gil
ADENDA: Constatou-se que ontem (dia 21) foram realizados muitos downloads dos materiais colocados no JS. Informa-se os leitores que não necessitam de "arrecadar" porque o blog, materiais e recursos continuarão online, podendo ser consultados sempre que necessário. Continuarei a colocar materiais na caixa BOX.NET (que podem aceder na barra lateral caso consigam visualizar).
A todos os que contribuíram com posts e comentários os meus sinceros agradecimentos.
Glicéria Gil
ADENDA: Constatou-se que ontem (dia 21) foram realizados muitos downloads dos materiais colocados no JS. Informa-se os leitores que não necessitam de "arrecadar" porque o blog, materiais e recursos continuarão online, podendo ser consultados sempre que necessário. Continuarei a colocar materiais na caixa BOX.NET (que podem aceder na barra lateral caso consigam visualizar).
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Está frio, chove ... continuamos no inverno!
Por Glicéria Gil
Mais recursos
http://web.educom.pt/escolovar/inverno_historia.htm
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/poema-adivinha-inverno.html
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/e-agua-e-uma-gotinha.html
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/nao-sei-se-e-da-chuva-se-e-do-frio.html
Falar do Inverno com as crianças também passa por lhes explicar os desastres da natureza, as tragédias que acontecem pelo mundo fora, as dificuldades com que as populações se debatem. É quando as crianças dizem que o Inverno é "mau" porque traz tempestades, mau tempo ... e o inverno é "bom" porque podemos brincar com a neve, chapinhar na poças de água, vestir um casaco quentinho ...
Mais recursos
http://web.educom.pt/escolovar/inverno_historia.htm
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/poema-adivinha-inverno.html
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/e-agua-e-uma-gotinha.html
http://jardimsaudavel.blogspot.com/2010/01/nao-sei-se-e-da-chuva-se-e-do-frio.html
Gosto de ti
Por Glicéria Gil
Porque é importante falar de afectos e conhecer os autores e ilustradores dos livros que utilizamos e, que nos auxiliam a exercer o ofício de educador ...
Mais recursos
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Choque na Educação
Por Glicéria Gil
Como os nossos erros estão a afectar os nossos filhos e o que podemos fazer para educá-los melhor
Páginas: 270
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892307138
Colecção: Laços
Sinopse
O seu filho de sete anos apresenta-lhe orgulhosamente um desenho.
Chama-lhe a atenção para os defeitos? Ou dá-lhe parabéns pelos
fantásticos rabiscos? A sua filha adolescente queixa-se de que
gozam com ela na escola. Diz-lhe para resolver o problema sozinha
Ou dá-lhe um grande abraço e promete ajudá-la?
Se em qualquer dos casos escolheu a segunda opção, teve o
comportamento típico da maior parte dos pais - deixou-se levar
pelo instinto paternal. E ao fazê-lo, em vez de contribuir para o
desenvolvimento emocional do seu filho, agiu no sentido contrário.
Choque na Educação é uma obra extraordinária de dois
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Conferência “Actividade Física, Comportamentos Sedentários e Saúde”
A quem possa interessar fica o convite do Instituto Politécnico de Viana do Castelo:
Orador
Prof. Doutor Jorge Mota, da Universidade do Porto.
Amanhã, 19 de Fevereiro, às 17h30.
Local
Biblioteca da Escola Superior de Educação do
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Organização Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde
Inscrições disponíveis.
O Zé Robusto visitou o Jardim-de-Infância
Por Glicéria Gil
Um estudo realizado em 2006 no Concelho de Odivelas apresentava resultados preocupantes no que respeita à alimentação das crianças em idade Pré-escolar (ver caixa). Seria interessante saber que mudanças se verificaram na alimentação e prática de exercício físico dessas crianças que hoje frequentam o 1º ciclo do ensino básico e, que se pressupõe que tenham sido alvo de uma intervenção específica na área da prevenção da obesidade.
Que alimentos passaram as crianças a consumir nas escolas e jardins-de-infância? Que tipo de iniciativas e com que regularidade é que se desenvolve a actividade física nessas instituições? As famílias adquiriram hábitos e estilos de vida mais saudáveis? Os profissionais de educação adequam as suas práticas em função desses objectivos? Os profissionais de saúde apoiam e completam a acção desenvolvida no contexto educativo?
Que alimentos passaram as crianças a consumir nas escolas e jardins-de-infância? Que tipo de iniciativas e com que regularidade é que se desenvolve a actividade física nessas instituições? As famílias adquiriram hábitos e estilos de vida mais saudáveis? Os profissionais de educação adequam as suas práticas em função desses objectivos? Os profissionais de saúde apoiam e completam a acção desenvolvida no contexto educativo?
(clicar para ler)
Mais recursos
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Para lá e para cá... a educar para a cidadania
por Rute Moura
Aprendizagens significativas para todos, num espaço agradável. Fica a sugestão...
Mais Recursos
http://www.educarparaacidadania.pt/
Quais os caminhos que percorremos e os transportes que utilizamos?
Como eram os transportes que se utilizavam antigamente?
Como eram as estradas antes de serem alcatroadas?
Antes de haver a ponte 25 de Abril como é que se ía para Lisboa?
O que podemos fazer para a nossa cidade não ficar tão poluída?
Estas e outras perguntas tiveram resposta no Museu da Cidade de Almada com a visita à Exposição Temporária "Fazer Caminhos" e uma oficina de expressão plástica.
Aprendizagens significativas para todos, num espaço agradável. Fica a sugestão...
Mais Recursos
http://www.educarparaacidadania.pt/
Falar de Afectos
Por Esmeralda Certo
Devido ao tema "Os Afectos" que irei trabalhar durante determinado tempo no J. de Infância, resolvi partilhar e aconselhar um livro que li recentemente, de que gostei bastante.
Os afectos implicam relacionamento, uma troca de relações que nos afectam e que por sua vez afectam o outro.
LIVRO RECOMENDADO: "GOSTO DE TI"de BÉNÉDICTE CARBONEILL
Ilustração de Elen Lescoat
Editorial Presença
Na cabecita da Rosa reinava uma grande confusão!
Seria o AMOR mensurável?
Existiriam diferentes formas de amar?
Simplesmente uma obra que apela à ternura das crianças e adultos.
Não deixe de ler o livro.
Mais recursos
A afectividade mãe-bebé
Devido ao tema "Os Afectos" que irei trabalhar durante determinado tempo no J. de Infância, resolvi partilhar e aconselhar um livro que li recentemente, de que gostei bastante.
Os afectos implicam relacionamento, uma troca de relações que nos afectam e que por sua vez afectam o outro.
LIVRO RECOMENDADO: "GOSTO DE TI"de BÉNÉDICTE CARBONEILL
Ilustração de Elen Lescoat
Editorial Presença
Na cabecita da Rosa reinava uma grande confusão!
Seria o AMOR mensurável?
Existiriam diferentes formas de amar?
Simplesmente uma obra que apela à ternura das crianças e adultos.
Não deixe de ler o livro.
Mais recursos
A afectividade mãe-bebé
Porque há vários tipo de Amor ...
Por Rosarinho
Porque ser saudável é ter um corpo e uma mente saudáveis…
Porque ainda é preciso mudar mentalidades…
Porque a publicidade também pode ser educativa.
Porque ser saudável é ter um corpo e uma mente saudáveis…
Porque ainda é preciso mudar mentalidades…
Porque a publicidade também pode ser educativa.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Ser diferente
Por Leonor Albuquerque
É uma história da International Children's Digital Library
...ser diferente ...amizade ...união ...liberdade...
Cotãozinho e os seus irmãos
É uma história da International Children's Digital Library
...ser diferente ...amizade ...união ...liberdade...
Cotãozinho e os seus irmãos
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Queixinhas nas caixinhas
Por Glicéria Gil
A figura da criança queixinhas é comum e habitual nas escolas e jardins-de-infância. Todos nós, profissionais da educação, temos que lidar com as queixinhas, facto este que não é nada agradável, quer para as outras crianças, quer para os adultos. De um modo geral, a questão da criança queixinhas no Jardim-de-Infância aparece com maior frequência do que nos outros graus de ensino. Em primeiro lugar, porque as crianças ainda não tem maturidade suficiente para perceber até que ponto ser queixinhas pode tornar-se desagradável. Por isso queixam-se e continuam a queixar-se, até que começam aos poucos a perceber que os outros não gostam de queixinhas, mas não sabem bem porquê. A criança queixa-se porque algo a incomoda sentindo necessidade de se expressar e de ser escutada. Consoante a criança vai crescendo vai-se apercebendo que quanto mais se queixar, menos as outras crianças a aceitam e vice-versa. Cria-se um círculo vicioso que poderá levar a criança a não exteriorizar as suas queixas, começando a "queixar-se para dentro" com as inevitáveis consequências do mal-estar e sofrimento que podem estar associadas a esse facto. Como adultos devemos estar atentos às queixinhas das crianças, procurando encontrar soluções para que as mesmas não se "fechem" e comecem a "queixar-se para dentro".
A figura da criança queixinhas é comum e habitual nas escolas e jardins-de-infância. Todos nós, profissionais da educação, temos que lidar com as queixinhas, facto este que não é nada agradável, quer para as outras crianças, quer para os adultos. De um modo geral, a questão da criança queixinhas no Jardim-de-Infância aparece com maior frequência do que nos outros graus de ensino. Em primeiro lugar, porque as crianças ainda não tem maturidade suficiente para perceber até que ponto ser queixinhas pode tornar-se desagradável. Por isso queixam-se e continuam a queixar-se, até que começam aos poucos a perceber que os outros não gostam de queixinhas, mas não sabem bem porquê. A criança queixa-se porque algo a incomoda sentindo necessidade de se expressar e de ser escutada. Consoante a criança vai crescendo vai-se apercebendo que quanto mais se queixar, menos as outras crianças a aceitam e vice-versa. Cria-se um círculo vicioso que poderá levar a criança a não exteriorizar as suas queixas, começando a "queixar-se para dentro" com as inevitáveis consequências do mal-estar e sofrimento que podem estar associadas a esse facto. Como adultos devemos estar atentos às queixinhas das crianças, procurando encontrar soluções para que as mesmas não se "fechem" e comecem a "queixar-se para dentro".
Existem soluções criativas que poderão funcionar bem no contexto do jardim-de-infância e, que são facilitadoras da expressão de sentimentos e emoções. Certamente que será preferível adoptar esta solução do que inibir a criança de comunicar e expressar-se. Com pequenos passos crescemos mais saudáveis!
Conferência Nacional de Educação de Infância
A DGIDC disponibiliza um spot, posters e as publicações que foram apresentadas na Conferência Nacional de Educação de Infância que se realizou em Abril de 2009.
Pode consultar aqui
O lenço dos amigos
O envolvimento das crianças I
Envolvimento das crianças II
À conversa com Júlia Formosinho (CEI-APEI)
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Ainda a saúde oral...
Por Rosarinho
No âmbito da criação e divulgação de bons hábitos de saúde, estabelecemos uma parceria com o Centro de Saúde da nossa área e todos os anos recebemos a visita de uma higienista oral e de um grupo de enfermeiras que vêm de uma forma lúdica, ajudar a implementar estes hábitos.
É sempre com muito agrado que as nossas crianças assistem a estas apresentações tão importantes para o desenvolvimento de atitudes saudáveis nas áreas da alimentação e higiene oral.
Mais recursos
Rinamaia
Higiene oral para prevenir
Cool Kids
Mais recursos
Rinamaia
Higiene oral para prevenir
Cool Kids
Higiene Oral
Por Helena Gonçalves
Incentivar as crianças a desenvolverem hábitos de higiene oral é sem dúvida um dos melhores contributos que lhes podemos dar em matéria de Educação para a Saúde/Saúde Oral.
Uma boa higiene oral é um dos comportamentos mais importantes que se podem ter para cuidar desde cedo dos dentes.
Incentivar as crianças a desenvolverem hábitos de higiene oral é sem dúvida um dos melhores contributos que lhes podemos dar em matéria de Educação para a Saúde/Saúde Oral.
Uma boa higiene oral é um dos comportamentos mais importantes que se podem ter para cuidar desde cedo dos dentes.
No sentido de ajudar as crianças a lembrarem-se de escovar os dentes pelos menos duas vezes por dia, adaptei um calendário onde, com ajuda dos pais, podem registar (colorindo as imagens) a lavagem dos dentes, pela manhã e antes de deitar.
Podem fazer o download AQUI da versão semana completa.
Acompanhar isto com um copo e uma escova entregues por um ratinho simpático torna tudo mais lúdico e apelativo.
Acompanhar isto com um copo e uma escova entregues por um ratinho simpático torna tudo mais lúdico e apelativo.
Claro que uma história com esta personagem ainda motiva mais. Podem espreitar o Sementes Mágicas onde encontram a do Ratinho Dentolas.
Mais Recursos
Ideias e actividades para trabalhar a Higiene Oral (28 posts)
O Rei Leão e a Higiene Oral
Estudo nacional de prevalência das doenças orais
Mais Recursos
Ideias e actividades para trabalhar a Higiene Oral (28 posts)
O Rei Leão e a Higiene Oral
Estudo nacional de prevalência das doenças orais
4 livritos ilustrados por Raquel Pinheiro e da autoria de Ana Oom que são excelentes e baratitos. E sabem quem é que me os ofereceu e enviou via CTT? A nossa colega e colaboradora assídua do JS, a Esmeralda Certo (Jardim da Celeste).
Obrigada Esmeralda.
Glicéria Gil Obrigada Esmeralda.
Subscrever:
Mensagens (Atom)