Por Rosarinho
Porque ser saudável é ter um corpo e uma mente saudáveis…
Porque ainda é preciso mudar mentalidades…
Porque a publicidade também pode ser educativa.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Ser diferente
Por Leonor Albuquerque
É uma história da International Children's Digital Library
...ser diferente ...amizade ...união ...liberdade...
Cotãozinho e os seus irmãos
É uma história da International Children's Digital Library
...ser diferente ...amizade ...união ...liberdade...
Cotãozinho e os seus irmãos
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Queixinhas nas caixinhas
Por Glicéria Gil
A figura da criança queixinhas é comum e habitual nas escolas e jardins-de-infância. Todos nós, profissionais da educação, temos que lidar com as queixinhas, facto este que não é nada agradável, quer para as outras crianças, quer para os adultos. De um modo geral, a questão da criança queixinhas no Jardim-de-Infância aparece com maior frequência do que nos outros graus de ensino. Em primeiro lugar, porque as crianças ainda não tem maturidade suficiente para perceber até que ponto ser queixinhas pode tornar-se desagradável. Por isso queixam-se e continuam a queixar-se, até que começam aos poucos a perceber que os outros não gostam de queixinhas, mas não sabem bem porquê. A criança queixa-se porque algo a incomoda sentindo necessidade de se expressar e de ser escutada. Consoante a criança vai crescendo vai-se apercebendo que quanto mais se queixar, menos as outras crianças a aceitam e vice-versa. Cria-se um círculo vicioso que poderá levar a criança a não exteriorizar as suas queixas, começando a "queixar-se para dentro" com as inevitáveis consequências do mal-estar e sofrimento que podem estar associadas a esse facto. Como adultos devemos estar atentos às queixinhas das crianças, procurando encontrar soluções para que as mesmas não se "fechem" e comecem a "queixar-se para dentro".
A figura da criança queixinhas é comum e habitual nas escolas e jardins-de-infância. Todos nós, profissionais da educação, temos que lidar com as queixinhas, facto este que não é nada agradável, quer para as outras crianças, quer para os adultos. De um modo geral, a questão da criança queixinhas no Jardim-de-Infância aparece com maior frequência do que nos outros graus de ensino. Em primeiro lugar, porque as crianças ainda não tem maturidade suficiente para perceber até que ponto ser queixinhas pode tornar-se desagradável. Por isso queixam-se e continuam a queixar-se, até que começam aos poucos a perceber que os outros não gostam de queixinhas, mas não sabem bem porquê. A criança queixa-se porque algo a incomoda sentindo necessidade de se expressar e de ser escutada. Consoante a criança vai crescendo vai-se apercebendo que quanto mais se queixar, menos as outras crianças a aceitam e vice-versa. Cria-se um círculo vicioso que poderá levar a criança a não exteriorizar as suas queixas, começando a "queixar-se para dentro" com as inevitáveis consequências do mal-estar e sofrimento que podem estar associadas a esse facto. Como adultos devemos estar atentos às queixinhas das crianças, procurando encontrar soluções para que as mesmas não se "fechem" e comecem a "queixar-se para dentro".
Existem soluções criativas que poderão funcionar bem no contexto do jardim-de-infância e, que são facilitadoras da expressão de sentimentos e emoções. Certamente que será preferível adoptar esta solução do que inibir a criança de comunicar e expressar-se. Com pequenos passos crescemos mais saudáveis!
Conferência Nacional de Educação de Infância
A DGIDC disponibiliza um spot, posters e as publicações que foram apresentadas na Conferência Nacional de Educação de Infância que se realizou em Abril de 2009.
Pode consultar aqui
O lenço dos amigos
O envolvimento das crianças I
Envolvimento das crianças II
À conversa com Júlia Formosinho (CEI-APEI)
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Ainda a saúde oral...
Por Rosarinho
No âmbito da criação e divulgação de bons hábitos de saúde, estabelecemos uma parceria com o Centro de Saúde da nossa área e todos os anos recebemos a visita de uma higienista oral e de um grupo de enfermeiras que vêm de uma forma lúdica, ajudar a implementar estes hábitos.
É sempre com muito agrado que as nossas crianças assistem a estas apresentações tão importantes para o desenvolvimento de atitudes saudáveis nas áreas da alimentação e higiene oral.
Mais recursos
Rinamaia
Higiene oral para prevenir
Cool Kids
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Rinamaia
Higiene oral para prevenir
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Higiene Oral
Por Helena Gonçalves
Incentivar as crianças a desenvolverem hábitos de higiene oral é sem dúvida um dos melhores contributos que lhes podemos dar em matéria de Educação para a Saúde/Saúde Oral.
Uma boa higiene oral é um dos comportamentos mais importantes que se podem ter para cuidar desde cedo dos dentes.
Incentivar as crianças a desenvolverem hábitos de higiene oral é sem dúvida um dos melhores contributos que lhes podemos dar em matéria de Educação para a Saúde/Saúde Oral.
Uma boa higiene oral é um dos comportamentos mais importantes que se podem ter para cuidar desde cedo dos dentes.
No sentido de ajudar as crianças a lembrarem-se de escovar os dentes pelos menos duas vezes por dia, adaptei um calendário onde, com ajuda dos pais, podem registar (colorindo as imagens) a lavagem dos dentes, pela manhã e antes de deitar.
Podem fazer o download AQUI da versão semana completa.
Acompanhar isto com um copo e uma escova entregues por um ratinho simpático torna tudo mais lúdico e apelativo.
Acompanhar isto com um copo e uma escova entregues por um ratinho simpático torna tudo mais lúdico e apelativo.
Claro que uma história com esta personagem ainda motiva mais. Podem espreitar o Sementes Mágicas onde encontram a do Ratinho Dentolas.
Mais Recursos
Ideias e actividades para trabalhar a Higiene Oral (28 posts)
O Rei Leão e a Higiene Oral
Estudo nacional de prevalência das doenças orais
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O Rei Leão e a Higiene Oral
Estudo nacional de prevalência das doenças orais
4 livritos ilustrados por Raquel Pinheiro e da autoria de Ana Oom que são excelentes e baratitos. E sabem quem é que me os ofereceu e enviou via CTT? A nossa colega e colaboradora assídua do JS, a Esmeralda Certo (Jardim da Celeste).
Obrigada Esmeralda.
Glicéria Gil Obrigada Esmeralda.
A amizade
Por Glicéria Gil
A amizade, os valores, as intenções (boas e más) são constituintes da vida das crianças. Para estas, os amigos são fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento As crianças necessitam de interagir, partilhar e interiorizar valores que são importantes para a construção de uma cidadania solidária, empática, justa e coerente.
Algumas imagens para trabalhar o conceito de cidadão responsável, amigo e solidário coloco-as aqui ao dispor de quem nos visita para que sejam usadas com criatividade e sabedoria.
Na prática educativa não basta abordar determinados temas em épocas especiais ou esporadicamente. Se desejamos que as crianças adoptem comportamentos reveladores de amizade, sensibilidade, responsabilidade e empatia temos que trabalhar esses conceitos todos os dias. Não só com as crianças, mas também com todos aqueles que interagem com elas. E mesmo assim os resultados não se observam num curto espaço de tempo. Na educação, as coisas não funcionam instantaneamente. Funcionam por acumulação. O sentido de coerência é fundamental nestas situações, quer na família, quer no jardim-de-infância e escola.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Pensamento colaborativo?
Por Glicéria Gil
Se quisermos mudar pensamentos temos que os substituir por outros. Somente assim poderemos construir algo de novo, e quiça até melhor. As ideias e pensamentos que mudam diariamente são a essência da nossa vida.
Pensamentos colaborativos são ideias que resultam em tempo real com inúmeras adições externas que seleccionamos como apoio ao desenvolvimento de um conceito ou opinião. Mas, afinal o que é colaborar? Certamente que não é o mesmo que concordar ou comentar.
Colaborar significa contribuir com ou mesmo trabalhar com uma ou mais pessoas para um mesmo objectivo. É construir em conjunto.
Na internet, colaborar significa contribuir com informação relevante. Esse conceito, quando utilizado através das várias ferramentas da web, cria novas possibilidades, outros canais de evolução colectiva.
É aqui que queria chegar, à questão dos BLOGS COLECTIVOS, ou seja, a união das ideias de um grupo de pessoas como um canal de comunicação, participação e desenvolvimento. Diariamente estão sujeitos a actualizações e revisões, evoluindo com os seus autores na transformação das ideias e pensamentos.
Foi nesta perspectiva que o Jardins Saudáveis (JS) foi criado e é assim que continuará a evoluir (desejamos!)
Colaborar significa contribuir com ou mesmo trabalhar com uma ou mais pessoas para um mesmo objectivo. É construir em conjunto.
Na internet, colaborar significa contribuir com informação relevante. Esse conceito, quando utilizado através das várias ferramentas da web, cria novas possibilidades, outros canais de evolução colectiva.
É aqui que queria chegar, à questão dos BLOGS COLECTIVOS, ou seja, a união das ideias de um grupo de pessoas como um canal de comunicação, participação e desenvolvimento. Diariamente estão sujeitos a actualizações e revisões, evoluindo com os seus autores na transformação das ideias e pensamentos.
Foi nesta perspectiva que o Jardins Saudáveis (JS) foi criado e é assim que continuará a evoluir (desejamos!)
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
É importante incentivar a amizade entre as crianças
Por Glicéria Gil
Partilho alguns materiais que podem ser úteis para a Formação Pessoal e Social da Criança.
PLANO NACIONAL DE LEITURA
Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.
Partilho alguns materiais que podem ser úteis para a Formação Pessoal e Social da Criança.
PLANO NACIONAL DE LEITURA
Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula.
O Lenny sente-se sozinho e gostava de ter um amigo. Como um anúncio, ele escreve um papelinho e prende-o a uma árvore. Vai então para casa esperar que o seu amigo chegue. Mas esperou, esperou, esperou… só que o amigo não apareceu. Resolve ir verificar se o papelinho não caiu da árvore e é então que tropeça na casa-ninho-móvel do Twick. O Lenny não tem tempo para conversas, mas o Twick convida-se a si próprio e diz que lhe faz companhia até que o seu amigo chegue finalmente .
Mais recursos
O lenço dos amigos
Os meus, os teus e os nossos amigos
A que sabe a lua
Rede de amigos
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Os meus, os teus e os nossos amigos
A que sabe a lua
Rede de amigos
domingo, 7 de fevereiro de 2010
A propósito de comemorações e outros eventos que tais
Por Glicéria Gil
Como educadora e como pessoa sempre me preocupei com a Saúde das crianças. Maior dificuldade poderei ter tido quando pensei em colocar em prática os conhecimentos que possuo nessa matéria.
Como educadora e como pessoa sempre me preocupei com a Saúde das crianças. Maior dificuldade poderei ter tido quando pensei em colocar em prática os conhecimentos que possuo nessa matéria.
Afinal o que nos deve preocupar relativamente à aprendizagem da "saúde" das crianças pequenas?
No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação! No próximo dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Geralmente esses e outros dias são amplamente comemorados na maioria dos jardins-de-infância. Os educadores organizam um conjunto de actividades com o objectivo de, por um lado, não deixar passar esses dias em branco e, por outro, cumprirem o que dita o Plano Anual/Projecto Curricular de Escola e Grupo.
Sempre considerei este tipo de comemorações como tendo um interesse relativo para o desenvolvimento saudável das crianças. Sem querer menosprezar quem se preocupa em comemorar "tudo" aquilo que aparece no calendário, questiono-me se estas ditas "comemorações" não serão um meio de nos desviar daquilo que interessa, ou seja, que as crianças demonstrem no seu dia-a-dia atitudes e comportamentos reveladores da interiorização de estilos de vida saudáveis. Reportando-me à alimentação, será que interessa ficarmos sensibilizados "num determinado dia" para uma alimentação saudável se, nos dias seguintes "arruinamos" essa sensibilização, com a prevalência de refeitórios e lanches onde o conceito de alimentação saudável ainda está aquém do desejável?
Volto ao princípio, conhecimentos e informação sobre esta matéria encontramos em abundância. Porém, o mais importante que são as mudanças de COMPORTAMENTO das crianças e adultos, essas continuam a ser uma utopia. Existirão outros modos de aprender e ensinar a ser saudável ou estamos condenados a repetir o que já sabemos e conhecemos?
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Um escritor aos 12 anos
Gostaria de vos dar a conhecer o livro "Um Leão no Pacífico" que foi escrito pelo meu filho Pedro Maria com 11 para 12 anos, em 1998, tendo ganho o 1º prémio do concurso de contos da escola. O concurso de contos era anual e o Pedro ganhou-o por várias vezes. Funcionava como um exame em que os alunos só tinham conhecimento do tema no momento de escreverem o conto.
Nessa altura a professora de português ofereceu-lhe um livro onde escreveu:
"Para um rapaz especial que escreve textos especiais e por isso ganhou o 1º prémio do concurso de contos. Parabéns Pedro continua a escrever e a desenhar!
Muitas felicidades para a tua vida e...espero comprar um livro teu daqui a alguns anos."
Apesar de nos encher de orgulho não nos surpreendia já que o Pedro sempre marcou a diferença, "pelo brilho e luz que irradiava e espalhava quase sem dar conta, pela sua maneira de estar na vida, pela alegria com que contemplava a natureza, pela coragem desmedida e força invencível, pela paixão que punha em tudo o que fazia, pela pureza dos seus valores, da sua dignidade, da sua simplicidade e bondade" como tão bem foi descrito pelos Escuteiros de Algés, de que fez parte vários anos e onde foi chefe, nos dois últimos anos da sua vida, aos 18 e 19 anos.
Por todas estas razões e porque jamais sairá das nossas vidas, de todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, resolvemos publicar este livro que como disse a sua professora de português quando soube:
“A ideia de publicar esta história do (permita-me) nosso Pedro é maravilhosa. Fui a primeira pessoa a lê-la e, apesar de conhecer bem a sua escrita, espantou-me, principalmente, pela genialidade da forma como deu a volta ao tema. Desde esse momento soube, sem margem para dúvida, que estava ali o vencedor. A sua publicação permitirá também que outros conheçam um pouco daquilo que o Pedro foi - uma brisa perfumada que alguns tiveram a alegria de sentir.”
A intenção do livro é também dar continuidade ao sentido de vida do Pedro contribuindo, com o lucro integral, para ajudar uma Associação (A Nossa Âncora - Associação de Pais em Luto) de modo a seguir o seu exemplo de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.
O Lançamento do Livro do Pedro foi no sábado passado, dia 30 de Janeiro de 2010...
http://principeseprincesas-xinha.blogspot.com/2010/01/lancamento-do-livro-do-pedro-iii.html
“Só um Anjo pode criar tantas Obras”
Foi com esta frase que a Directora de Turma do 3º ciclo definiu o Pedro, depois de ter sido sua professora de desenho durante três anos em que conheceu de perto todas as suas capacidades, todo o seu talento artístico e toda a sua essência que sempre o diferenciou de todos os outros.
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa
“Só um Anjo pode criar tantas Obras”
Foi com esta frase que a Directora de Turma do 3º ciclo definiu o Pedro, depois de ter sido sua professora de desenho durante três anos em que conheceu de perto todas as suas capacidades, todo o seu talento artístico e toda a sua essência que sempre o diferenciou de todos os outros.
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Chove em todo o lado
Por acaso aqui pelas minhas bandas está sol com fartura. Mas isto tudo a propósito de um livrito que a nossa colega Celeste, colaboradora do blog IDEIAZINHA traduziu para português.
Ficam aqui os meus agradecimentos à colega e já agora aproveito para partilhar ... sabe-se lá quando é que volta a chover outra vez!
Versão traduzida:
http://dl.dropbox.com/u/2880383/Chove%20em%20todo%20o%20lado.pdf
Ficam aqui os meus agradecimentos à colega e já agora aproveito para partilhar ... sabe-se lá quando é que volta a chover outra vez!
Versão traduzida:
http://dl.dropbox.com/u/2880383/Chove%20em%20todo%20o%20lado.pdf
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
O pequeno trevo
O Livro “O Pequeno Trevo”, cujas histórias são da autoria de Ana Cristina Luz, com ilustrações de Margarida Oliveira, é acompanhado de um DVD interactivo “O Sortudo” em que as histórias de Ana Cristina Luz são cantadas por Carlos Alberto Moniz e João Portugal, com ilustrações de Anselmo Coelho.
APPC de Leiria
Download aqui
sábado, 30 de janeiro de 2010
My MS paint World" A OBRA INTERMINÁVEL
Por: Esmeralda Certo
Um jovem de 14 anos conhecido por Scorpiongold, pinta no mesmo desenho no MS Paint há 4 anos! Embora não pinte todos os dias, a obra tem já 2m de altura por mais de 2m de largura. a obra chama-se "My MS paint World"
link do vídeo: http://videos.sapo.pt/gQo7d0KTpdgSqFssG0Ga
Um jovem de 14 anos conhecido por Scorpiongold, pinta no mesmo desenho no MS Paint há 4 anos! Embora não pinte todos os dias, a obra tem já 2m de altura por mais de 2m de largura. a obra chama-se "My MS paint World"
link do vídeo: http://videos.sapo.pt/gQo7d0KTpdgSqFssG0Ga
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