domingo, 25 de abril de 2010

A minha blogosfera não é igual à tua

Não vou aqui usar qualquer tipo de retórica para escrever sobre partilhas, vídeos ou ajudas, assuntos que fazem parte do mundo da blogosfera.   
Porém, como a blogosfera é isso tudo, e como  o "tudo" merece a minha atenção e disponibilidade, razões mais que plausíveis para que eu ande por aí a navegar umas vezes sozinha, outras em companhia.
Um blog colectivo, tal como o JS, também é um bocadinho de cada pessoa que por aqui vai deixando rasto, e eu tendo assumido funções de contramestre por inerência vou deixando as "coisas" correrem conforme a maré, e as especificidades e vontades de cada marinheiro, que por aqui se prontifica a manter o barco à tona de água.

Salvaguardando os direitos de autor relativamente aos conteúdos dos posts que se vão colocando no JS, lá vou informando os leitores (ver final da página) que o A é o A e o B não pode ser confundido com o A, o C  ou o D.

Posto isto reproduzo fielmente dois emails que me foram enviados. Divulgo-os aqui porque referindo-se o primeiro a uma questão que me parece pertinente, o segundo, por seu lado, solicita ajuda sobre como realizar uma salada de frutas com 21 crianças ... não poderia ficar indiferente a um pedido de ajuda sobre a organização deste tipo de actividade, e julgo que o leitor também não.


"Boa tarde
Gostava de saber porque é que, quando colocam vídeos não o fazem de forma a que consigamos fazer o dwnload. Estou a falar do vídeo sobre a terra e sobre o dia da mãe de entre outros.Desta forma não é fazer partilha de trabalhos. Obrigada"


"Olá desculpa  por incomodá-la e que Preciso de ajuda se poder ajudar claro estou no ultimo ano de auxiliar infantil e tenho de fazer uma actividade que vai ser avaliada, mas não sei com faze-la e realiza-la 
E uma salada de fruta com 21 crianças da idade de 3/4 anos
E uma boa ideia, mas n sei como fazer.
Obrigado beijos"




2 comentários:

Di disse...

Bom dia.
Acerca da realização da salada de frutas, o que aconselho é que divida o grupo ao meio e planeie uma actividade simples e relacionada com as salada de frutas (um jogo motor, uma pintura etc). depois explique à sua auxiliar quais os objectivos e peça-lhe que ela oriente essa actividade complementar enquanto você orienta a actividade da salada de frutas com apenas metade do grupo, onde já pode dar às crianças oportunidade de explorar e talvez até cortar a fruta já descascada (com faquinhas apropriadas claro). de preferência realize as actividades em espaços diferentes. se realizar a salada de frutas na sala, tente que o outro grupo fique no exterior ou no polivalente, conforme os recursos que dispõe... depois basta trocar os grupos. pode optar por fazer com os dois grupos de manhã, ou um de manhã e um à tarde ou, porque não, um grupo fazer a salada num dia e o outro grupo fazer no outro? tudo depende do ritmo de trabalho e da exploração que quiser fazer com os pequenos.

espero ter ajudado.
beijinhos Di*
caixinhadastrapalhadas.blogspot.com

Glicéria Gil disse...

Olá Diana,
Certamente que ajudaste!:) Vou enviar o comentário para a colega.
abraço