Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

terça-feira, 31 de março de 2009

Conversa de criança é indicador de planeamento?



Trazer as opiniões e os posts dos outros para o nosso/vosso cantinho é, no nosso entender, realçar o que de muito bom vamos por aí lendo. 
Hoje encontramos estes pequenos passos de pura sabedoria, que nos permitem através das conversas informais avaliar o que cada criança sabe e, qual o seu contributo para gerar o conhecimento e a construção dos saberes dos seus pares. Estas "conversas" permitem-nos "vasculhar" as necessidades das crianças, a perceber o que elas precisam para se desenvolverem saudavelmente, que crenças estão subjacentes nos seus discursos, que afectos estão implícitos e, como podemos utilizar todas estas variáveis para planear futuras actividades, para fazer aquilo que já neste post tínhamos colocado em evidência. 

In Pequenos Passos 
O Igor chegou à sala com uma pergunta nova: "Porque é que os dentes caem?"
Os amigos, que aquela hora estavam no tapete, juntaram-se num círculo pequenino e foram respondendo à pergunta:
- Se calhar é porque têm cáries. -Disse o Ibraíma
- Não, eles não têm cáries. Eles caem porque não querem ter cáries. - Concluiu o Rodrigo
- Eles caem porque já estão a ficar velhotes. - Disse a Lia
- Eles caem porque são de leite. - Disse o Leonardo
- Eu acho que não é assim. Eles caem porque a nossa boca está a crescer muito, os dentes de leite são muito pequeninos e quando formos grandes, vamos ter uns dentes grandes como os do meu Pai. Para os dentes grandes nascerem, os pequeninos têm que cair. É por isso que os dentes caem.

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo