terça-feira, 31 de março de 2009

Conversa de criança é indicador de planeamento?



Trazer as opiniões e os posts dos outros para o nosso/vosso cantinho é, no nosso entender, realçar o que de muito bom vamos por aí lendo. 
Hoje encontramos estes pequenos passos de pura sabedoria, que nos permitem através das conversas informais avaliar o que cada criança sabe e, qual o seu contributo para gerar o conhecimento e a construção dos saberes dos seus pares. Estas "conversas" permitem-nos "vasculhar" as necessidades das crianças, a perceber o que elas precisam para se desenvolverem saudavelmente, que crenças estão subjacentes nos seus discursos, que afectos estão implícitos e, como podemos utilizar todas estas variáveis para planear futuras actividades, para fazer aquilo que já neste post tínhamos colocado em evidência. 

In Pequenos Passos 
O Igor chegou à sala com uma pergunta nova: "Porque é que os dentes caem?"
Os amigos, que aquela hora estavam no tapete, juntaram-se num círculo pequenino e foram respondendo à pergunta:
- Se calhar é porque têm cáries. -Disse o Ibraíma
- Não, eles não têm cáries. Eles caem porque não querem ter cáries. - Concluiu o Rodrigo
- Eles caem porque já estão a ficar velhotes. - Disse a Lia
- Eles caem porque são de leite. - Disse o Leonardo
- Eu acho que não é assim. Eles caem porque a nossa boca está a crescer muito, os dentes de leite são muito pequeninos e quando formos grandes, vamos ter uns dentes grandes como os do meu Pai. Para os dentes grandes nascerem, os pequeninos têm que cair. É por isso que os dentes caem.

Sem comentários: