Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

terça-feira, 24 de março de 2009

Planear versus escolher

A educação de infância enfatiza o papel das crianças no planeamento das suas actividades. As OCEPE referem que o planeamento realizado com a participação das crianças permite ao grupo beneficiar da sua diversidade, das capacidades e competências de cada criança, num processo de partilha facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas e de cada uma. 
Contudo, o planeamento é uma actividade que exige diversas competências, quer por parte das crianças, quer do educador como elemento estruturador dessa mesma actividade. Mesmo quando existe a vontade e a crença de que o planeamento em si é fundamental para tornar as crianças mais autónomas, mais críticas e reflexivas, o educador depara-se, na sua prática diária, com alguns obstáculos com os quais tem que saber lidar.
Um desses obstáculos tem a ver com a crença que planear é o mesmo que escolher actividades. Outro obstáculo que também é evidente diz respeito às características da prática educativa, como sejam, os recursos existentes, a organização do grupo, a gestão do tempo e do espaço. 
No desenvolvimento de actividades relacionadas com a saúde oral, estes obstáculos podem emergir e dificultar o sentido de coerência do educador sobre o que deve, como deve e para que deve integrar a higiene oral na sua prática educativa. 
Tal como referi no primeiro post, um dos objectivos deste blog é levar os leitores a trocar opiniões e a reflectir sobre os diversos temas que serão abordados no âmbito da Educação e Promoção da Saúde. Se assim o entenderem podemos começar a conversar aqui inserindo comentários a este post.

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo