sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma experiência no âmbito da saúde oral


Se todos sabemos da relação entre a cárie dentária e o açúcar e sabemos que escovar os dentes com um dentífrico fluoretado é a melhor forma de prevenir a cárie, propomos neste espaço, uma experiência, que pode ser facilmente realizável

Objectivo: 

Provar que o açúcar, juntamente com certas bactérias, é um dos responsáveis pela destruição do esmalte e que o flúor protege o esmalte, tornando-o mais resistente.

Material: 

* Dois ovos COZIDOS
* Dois recipientes para colocar os ovos
* Uma embalagem de dentrífico com flúor 
* Uma bebida gaseificada (de preferência uma "cola", não importa a marca, só não pode ser a versão light)

O mecanismo da experiência é simples. Num recipiente, coloque água e dissolva duas a três colheres de sopa de dentifrício fluoretado. Depois, coloque o ovo cozido lá dentro e guarde num local fresco, sem ser no frigorífico. No outro recipiente, coloque a bebida gaseificada com açúcar e coloque o outro ovo lá dentro. Guarde-o no mesmo local do outro recipiente e aguarde uma semana.
Passado uma semana, observe a qualidade da casca do ovo. Se a experiência correu bem, a casca que esteve submersa em água com flúor está muito mais dura e resistente do que aquela que esteve imersa na bebida gaseificada.

Discuta depois com as crianças os resultados desta experiência. Que diferenças observam? Que conclusões podem ser retiradas desta experiência? E se o ovo fosse o nosso dente? Haverá aqui informação que nos permita dizer que se usar-mos um dentífrico com flúor todos os dias os nossos dentes irão ficar mais protegidos?
Por vezes, esta interactividade pode ser bem mais eficaz do que o simples acto de os mandar escovar os dentes.
Divirtam-se e boas aprendizagens...!

Sem comentários: