terça-feira, 31 de março de 2009

Conversa de criança é indicador de planeamento?



Trazer as opiniões e os posts dos outros para o nosso/vosso cantinho é, no nosso entender, realçar o que de muito bom vamos por aí lendo. 
Hoje encontramos estes pequenos passos de pura sabedoria, que nos permitem através das conversas informais avaliar o que cada criança sabe e, qual o seu contributo para gerar o conhecimento e a construção dos saberes dos seus pares. Estas "conversas" permitem-nos "vasculhar" as necessidades das crianças, a perceber o que elas precisam para se desenvolverem saudavelmente, que crenças estão subjacentes nos seus discursos, que afectos estão implícitos e, como podemos utilizar todas estas variáveis para planear futuras actividades, para fazer aquilo que já neste post tínhamos colocado em evidência. 

In Pequenos Passos 
O Igor chegou à sala com uma pergunta nova: "Porque é que os dentes caem?"
Os amigos, que aquela hora estavam no tapete, juntaram-se num círculo pequenino e foram respondendo à pergunta:
- Se calhar é porque têm cáries. -Disse o Ibraíma
- Não, eles não têm cáries. Eles caem porque não querem ter cáries. - Concluiu o Rodrigo
- Eles caem porque já estão a ficar velhotes. - Disse a Lia
- Eles caem porque são de leite. - Disse o Leonardo
- Eu acho que não é assim. Eles caem porque a nossa boca está a crescer muito, os dentes de leite são muito pequeninos e quando formos grandes, vamos ter uns dentes grandes como os do meu Pai. Para os dentes grandes nascerem, os pequeninos têm que cair. É por isso que os dentes caem.

segunda-feira, 30 de março de 2009

A vida é maravilhosa






Não deixe de visualizar ou fazer o download do que aqui quero partilhar consigo ... 
Boa semana para todos. 





sábado, 28 de março de 2009

Duas Actividades para trabalhar os afectos


The Kissing Hand é uma história que enaltece a demonstração de amor duma mãe guaxinim para com o seu filhote. Certo dia, o guaxinim filho vai pela 1ª vez para a escola. A mãe despede-se dele dando-lhe um beijo na "mão". Sempre que se lembra da mãe e quer sentir o conforto do seu amor, o filhote acaricia a bochecha com a "mão" que foi carinhosamente beijada pela mãe. 
A partir desta história desenvolve-se uma série de actividades que permitem à criança vivenciar um conjunto de emoções que podem ser extremamente gratificantes. Para levar a criança a sentir-se confortável e confiante relativamente ao amor que os pais, neste caso particular a mãe, expressam diariamente aos filhos propôs-se a confecção de "bolinhos-mão" para o lanche das crianças. A retribuição do amor e carinho da mãe é feita através dos "bolinhos- corações" que as crianças levam para casa e oferecem às suas mães. 
A história em português encontra-se no blog Pré-História  e foi traduzida e adaptada pela autora a partir do original "The Kissing Hand" de Audrey Penn. 

sexta-feira, 27 de março de 2009

Variáveis individuais e familiares na saúde oral das crianças


O Consumo de doces, uma má escovagem dos dentes e a presença de placa bacteriana determinam, segundo os dentistas, uma má qualidade da saúde oral das crianças.

Investigadores finlandeses procuraram determinar quais os factores que na infância seriam responsáveis por essa má saúde oral de crianças  entre a faixa etária dos 3 aos 10 anos de idade. Para determinar estes factores observaram as variáveis familiares e individuais que caracterizavam a vida das crianças. A ocorrência de cáries esteve associada, aos 3 anos de idade, com o consumo frequente de doces, poucas escovagens de dentes, e à presença de placa bacteriana.

Em relação aos factores familiares, foram apontados os seguintes: i) pais muito jovens quando do nascimento da criança ii) mães com poucas habilitações académicas iii) mães com um histórico de cáries dentárias e iv) pais sem/poucos hábitos diários de higiene oral. 

Fonte: Caries Research Vol. 39, No. 2, 2005


Mais uma experiência no âmbito da saúde oral


As bactérias que se encontram nas nossas bocas começam a decompor a comida e, à medida que o fazem vão produzindo ácido. Este, por sua vez, ataca o esmalte dos dentes tornando mais fácil à cárie danificar os dentes. O ácido carbónico que existe nos sumos e refrigerantes têm um efeito semelhante.

Material:
  • dentes de leite;
  • garrafa de refrigerante ou sumo;
  • etiqueta.
Descrição da actividade:

  1. Deite um dente de leite numa garrafa de gasosa. Coloque a data na garrafa.
  2. Uma vez por semana verifique com as crianças, como está o dente e tornem a colocá-lo na garrafa. Observem e conversem (criança-educador; criança-pais; educador-pais), sobre o que acontece ao dente durante um período de tempo.
  3. Para evitar o problema da cárie, sublinhe a necessidade de escovar regularmente os dentes. Isso limpará a comida, para as bactérias não poderem ter o seu "almoço" e deixar os seus ácidos por onde passam. Será mais uma actividade de mostrar à criança a importância da lavagem e escovagem dos dentes.

Ponto de situação



Faz hoje 8 dias que o Jardins Saudáveis entrou na blogosfera.O Jardins Saudáveis é um blog de equipa. É importante que cada um dos seus membros assuma o Jardins Saudáveis como "nosso" - portanto como seu. Porque só assim faz sentido desenvolver um espaço de e para todos os que aqui passam. 
O fio condutor já existe: EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE e talvez seja altura de definir algumas regras básicas organizacionais tais como um cronograma flexível de editoração, reedição de alguns textos e práticas educativas, sei lá ... Abusando da minha auto-promoção (uma espécie de administradora de blog) tentei nestes dias, em conjunto com a Albertina explorar e animar um tema que faz (?) parte do dia-a-dia dos Jardins de Infância, a saúde oral. Gostaria de saber, aqui em canal aberto (blog) ou, por canal fechado (e-mail), se vamos dar continuidade a este tema ou se passamos a outro. Há sugestões? 

Adenda: Enquanto aguardamos respostas vamos postando sobre saúde oral. 

quinta-feira, 26 de março de 2009

Como vai a saúde oral das crianças em Portugal

(...) Em Portugal Continental, existem programas de promoção e prevenção de saúde oral nas escolas desde 1986, inseridos na Saúde Escolar, mas a sua dimensão é muito limitada, dado que se tem verificado uma escassez de acções de promoção e prevenção da saúde oral por parte das equipas de saúde escolar em grande parte do território. Apesar de, a partir de 1999, o Programa de Promoção de Saúde Oral em Crianças e Adolescentes (PPSOCA) contemplar uma vertente curativa, apenas abrangeu no máximo 50.000 crianças/ano, o que é escasso para um universo estimado em cerca de um milhão de crianças. (...) 

Mais informação aqui 

quarta-feira, 25 de março de 2009

Vídeo «rapariga feia»: sucesso garantido entre a pequenada

Dentes de leite

Os dentes de leite (decíduos) são compostos por 4 incisivos centrais, 4 incisivos laterais, 4 caninos e 8 molares. Se houver mais algum dente na boca este é um dente permanente. 


desenho de dente

Actividade a realizar

Contar os dentes com a criança ajuda a chamar a atenção para os cuidados a ter com os dentes, o que mais tarde, virá a ser muito importante. E a capacidade de reconhecer as formas em geral através da utilização de objectos reais é importante para o desenvolvimento de aptidões espaciais.
A transferência da imagem dos dentes num espelho para uma impressão visual ou modelo num papel tem efeitos pedagógicos importantes. É, pois, altura de contar e marcar esses dentes de leite.


Material necessário para esta actividade:
-espelhos;
-desenhos infantis de dentes de leite; lápis de cor.


Como proceder:

  1. Dê a cada uma das crianças um desenho de dentes de leite e um espelho.
  2. Converse com elas sobre o facto de a maior parte dos seres humanos terem, na idade delas, 20 dentes de leite - 10 em cada maxilar.
  3. Cada criança deverá utilizar o espelho para verificar se tem todos os seus dentes de leite. em primeiro lugar, chame a atenção para o facto de termos duas fiadas de dentes, uma em cima outra em baixo. Descubram-nos na imagem.
  4. Os dentes surgem aos pares, os dois primeiros do meio, em cima, são os primeiros a nascer. São também normalmente os primeiros a cair quando as crianças começam a perder os dentes de leite. Peça-lhes que pintem esses dentes na imagem.
  5. Os dois dentes que ladeiam os dentes da frente são parecidos. Peça-lhes para os pintarem, após os descobrirem.
  6. As crianças deverão observar os dentes todos, um par de cada vez começando pela fiada de cima prosseguindo na de baixo.
  7. A maior parte das crianças terá 20 dentes, a menos que estejam a idade em que estes caem.

Fonte: "Todos têm um corpo" Robert E. Rockwell, Robert A. Williams, Elizabeth A. Sherwood. Instituto Piaget.

Momentos Jardins Saudáveis I


Não quero deixar de partilhar este vídeo convosco. Tentarei sempre que possível deixar por aqui "algo" que nos ajude a compreender melhor o mundo em que vivemos. O repto alarga-se aos restantes membros da equipa. Assistam ao vídeo, reflictam e se acharem por bem comentem. 
Boa noite. 

terça-feira, 24 de março de 2009

Planear versus escolher

A educação de infância enfatiza o papel das crianças no planeamento das suas actividades. As OCEPE referem que o planeamento realizado com a participação das crianças permite ao grupo beneficiar da sua diversidade, das capacidades e competências de cada criança, num processo de partilha facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas e de cada uma. 
Contudo, o planeamento é uma actividade que exige diversas competências, quer por parte das crianças, quer do educador como elemento estruturador dessa mesma actividade. Mesmo quando existe a vontade e a crença de que o planeamento em si é fundamental para tornar as crianças mais autónomas, mais críticas e reflexivas, o educador depara-se, na sua prática diária, com alguns obstáculos com os quais tem que saber lidar.
Um desses obstáculos tem a ver com a crença que planear é o mesmo que escolher actividades. Outro obstáculo que também é evidente diz respeito às características da prática educativa, como sejam, os recursos existentes, a organização do grupo, a gestão do tempo e do espaço. 
No desenvolvimento de actividades relacionadas com a saúde oral, estes obstáculos podem emergir e dificultar o sentido de coerência do educador sobre o que deve, como deve e para que deve integrar a higiene oral na sua prática educativa. 
Tal como referi no primeiro post, um dos objectivos deste blog é levar os leitores a trocar opiniões e a reflectir sobre os diversos temas que serão abordados no âmbito da Educação e Promoção da Saúde. Se assim o entenderem podemos começar a conversar aqui inserindo comentários a este post.