segunda-feira, 8 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher visto por alunos do 9º ano do AEMTG

Alunos do 9º  A e D da AEMTG elaboraram no âmbito da disciplina de Cidadania trabalhos sobre este dia. 

Pode ser consultado aqui

Teatro de Sombras: Meninos de Todas as Cores

 Para uma sessão assíncrona, as educadoras sugeriram: 

"Reconta a história, não te esqueças de

todos os meninos que entram na

história. Que tal criares o teu próprio

teatro?

Meninos de todas as cores "                                          

A Sara criou o seu teatro.👩👍



                                                     


Sessão presencial no JI Fojo

O R. esteve hoje a explorar os dois robôs, DOC e COKO. O que ele mais gosta é de alimentar o COKO. Também brincou no espaço exterior, jogou à bola, tocou tambor, subiu aos troncos de árvores, contou uma história e fez uma construção. 

Planificação da sessão









História

O Fantasma faz Uuuuuu. As meninas estão de bicicleta e viram o fantasma. As meninas "disse": Deixa as nossas bicicletas.
Ele foi-se embora para a "oesta". Ele voltou para casa. Ele comeu. Ele pegou com a mão as meninas. As meninas "gritou" assim: (imitou os gritos). [R. - 8-3-2021]

Desenho do fantasma  


Educadora Cérita e animadora Carla


Faz um desenho sobre a atividade de solidariedade e conta-me!


Desenho 1- Uma senhora e um senhor idoso a verem um vídeo da música cantada por nós. (Emma) 
Desenho 2- São os senhores idosos a chorar de alegria com os presentes (Santiago) 
Desenho 3- São os velhotes com os filhos para não estarem sózinhos e irem para casa. (Francisco)
Desenho 4- Uma velhota feliz com o arco-íris por cima. (Nair)
Desenho 5- Feito pela Elisa. 

Atividade realizada pela animadora Nélia (Sala B JI Fojo) 


AAAF e solidariedade: um caminho intergeracional

Ser solidário, sensível ao outro, em especial aqueles que se encontram em maior situação de vulnerabilidade. Foi este pressuposto que orientou as animadoras do JI do Fojo. Quiseram levar aos idosos do Lar Diogo Gonçalves em Portimão, um miminho, uma prenda, uma canção. E se não podiam fazer a visita em presença, decidiram filmar três canções (uma por sala), fazer o jogo do galo para oferecer, assim como elaboraram cartões de natal.
                                                               
                                                          Canção de Natal
                                      (atividade realizada pela animadora Carla)
 
                           Lar Diogo Gonçalves em Portimão - Centro de Apoio a Idosos

A solidariedade deve sempre ser intergeracional: cada geração tem de prestar o suporte possível a outras – da família ou não. Temos, mais do que nunca, relatos da importância de se acompanhar os idosos e, mesmo digitalmente, nunca os abandonar à solidão.  E devemos começar por educar os mais jovens neste pressuposto. 
Mas como é que as crianças vivenciaram esta atitude solidária? 
Através do registo do que as crianças disseram e desenharam podemos verificar a interiorização de sentimentos de empatia, solidariedade, amizade para com aqueles que são os "avós" e "bisavós" da atual geração que frequenta os  jardins de infância.  

Participação das famílias e Igualdade de género

No final da semana, educadoras, crianças e famílias avaliam os progressos das crianças. O que fizeram sózinhas, o que fizeram com ajuda, e de como essa ajuda é fundamental para que possam tornar-se cada vez mais autónomas (teoria de aprendizagem de Vygotsky). A mãe do G. (sala C do JI do Fojo) escreveu: "Gostou muito das histórias, de fazer o cartão de cidadão e a bandeira de Portugal. De um modo geral não apresentou grandes dificuldades na realização das atividades mas em algumas teve a minha ajuda e da irmã também."
Na Sala A do JI da Major a igualdade de género foi trabalhada assim:

Desigualdade de género no olhar das crianças


 Um vídeo interessante para trabalhar as questões da desigualdade de género. Hoje é o dia internacional da mulher. Este é um tópico que deve ser trabalhado em contexto pré-escolar, caso o nosso objetivo seja focar na temática da Cidadania. Quantas vezes não constatamos que os meninos dizem não gostar de cor-de-rosa essa cor é para as meninas. Outras vezes verificamos que os meninos não querem ir para a área da casa porque lá são as brincadeiras das meninas. Meninos brincam com carros, meninas com bonecas. 

O que será que as crianças pensam sobre o assunto? 

Existem brincadeiras para meninos e brincadeiras para meninas? 

Registar o que as crianças dizem sobre o assunto. 

Um bom mote para dar seguimento a um projeto de cidadania nesta âmbito. 

Bibliografia: Educação para a Igualdade de Género


Um vídeo em Espanhol para as crianças 



sexta-feira, 5 de março de 2021

Nós, no Jardim de Infância

No âmbito do apoio às crianças que não podem assistir às sessões síncronas/não síncronas, o departamento definiu sessões presenciais para as crianças que delas necessitam. 

A  sexta feira está destinada à M., à J, e à Y.  






Educadora Cérita, assistentes Íris, Deolinda e Joaquina porque a M. precisa e nós também. 🌷

quarta-feira, 3 de março de 2021