Bom dia crianças,
Hoje começamos o dia com uma atividade muito fácil e que até os pequeninos podem fazer. Se tiverem papel celofane colorido podem colar nos binóculos para verem o mundo às cores.
Material: 2 tubos interiores de papel higiénico e cola.
Pôr a cola e unir os 2 tubos. Esperar até secar. Se quiserem até podem pôr um fio para colocarem os binóculos pendurados no pescoço e depois é só ver quem mais coisas consegue ver.
Divirtam-se!
O Francisco e o João mostram o resultado final. 👍😘
quarta-feira, 25 de março de 2020
terça-feira, 24 de março de 2020
De manhã é que começa o dia
Estar em casa e arranjar ideias para as crianças se movimentarem. Isso é fundamental. Elas têm que se mexer. A casa não será certamente um local onde as crianças possam correr, trepar, saltar, etc mas com alguma criatividade, espaço e alguns materiais as crianças podem divertir-se bastante.
Fica aqui esta sugestão! Ora vejam porque está muito bem conseguida e o miúdo tem muito bom desenvolvimento motor. 👪👦👩
https://www.facebook.com/mood.of.silence/videos/517270735645614/Fica aqui esta sugestão! Ora vejam porque está muito bem conseguida e o miúdo tem muito bom desenvolvimento motor. 👪👦👩
segunda-feira, 23 de março de 2020
Mensagem de Sensibilização da Urgência Pediátrica de Portimão
Mensagem de Sensibilização da Urgência Pediátrica de Portimão
No âmbito da pandemia causada pelo COVID-19, a equipa da Urgência Pediátrica de Portimão quer transmitir a importância de todos no combate a este inimigo invisível, com medidas simples e que podem fazer toda a diferença. Contamos contigo!
Fica em casa....
VAMOS TODOS FICAR BEM :) (Adriano Martins)
No âmbito da pandemia causada pelo COVID-19, a equipa da Urgência Pediátrica de Portimão quer transmitir a importância de todos no combate a este inimigo invisível, com medidas simples e que podem fazer toda a diferença. Contamos contigo!
Fica em casa....
VAMOS TODOS FICAR BEM :) (Adriano Martins)
Barbara e o Afonso o que andam eles a fazer por casa?
Falei com a Patrícia que é a mãe do Afonso e da Bárbara e perguntei-lhe como iam decorrendo os dias lá por casa. Mandou-me a mensagem que transcrevo.
Fiquei muito contente por ver que eles estão bem a conviver saudavelmente com esta situação de ficar em casa.
Obrigada Patrícia pela partilha.
beijinhos para o Afonso e para a Bárbara
" Bom dia por incrível que pareça estão a adorar... Desde bebés que não ficavam tanto tempo com a mãe.. Segundo ela, a escola em casa não é tão divertida mas como é trabalhadora tem feito bem as coisinhas.. O menino Afonso farta-se de brincar e de fazer desenhos
Vamos lá a ver Afonso se os teus coleguinhas, a Cátia, a Cristina e a Mónica aparecem aqui para te dizer Olá!
domingo, 22 de março de 2020
Reabertura do blogue
A quem por aqui passar:
Este blogue foi criado há uma década atrás e esteve inativo desde essa altura, pelo que ainda estou a adaptá-lo à situação atual resultante do encerramento dos jardins de infância por COVID-19. Resolvi ativá-lo de modo a manter o contato com as crianças, encarregados de educação, educadoras, professoras, psicóloga, terapeuta da fala, assistentes, animadoras do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes.
Agradeço a divulgação junto das famílias que pertencem a este agrupamento para podermos interagir e estabelecer contato virtual.
Obrigada.
Glicéria Gil
Mensagem para as crianças:
Olá a todos!
Espero que estejam todos bem, que estejam a brincar muito com os vossos pais e irmãos. Sei que todos têm saudades dos vossos amigos e das brincadeiras onde se divertiam muito.
Daqui a alguns dias vamos todos poder brincar outra vez no recreio, jogar à bola, andar de bicicleta, correr, sentir o vento na nossa cara, dar abraços e beijinhos. Mas até lá vamos fazer outras coisas que podemos mostrar aos nossos amigos aqui no blogue.
Com certeza que todos já sabem que anda aí um vírus mau, o corona, a querer que fiquemos um bocadinho com febre e na cama. Mas nós não queremos isso, pois não? Por isso temos que fazer coisas para ele se ir embora e nos deixar voltar para o jardim de infância outra vez.
Sabem quem é que vos está a escrever isto? Vejam lá se adivinham (vai ser difícil digo-vos já mas os vossos pais vão dar uma ajuda antes de dizerem o meu nome). Pais vamos lá dar pistas para os vossos filhos adivinharem! 👧
Neste blogue, vou com a ajuda dos vossos pais, educadoras, animadoras e assistentes publicar o que vocês me mandarem para ser visto por todos nós! Podem mandar fotos, receitas, jogos, sugestões de atividades, histórias, gravações, etc. Eu vou dar-vos muitas sugestões de histórias, receitas, jogos (vou pedir ao meu neto João que tem a vossa idade para ajudar nisto) e até vos vou mostrar o que vocês podem fazer em casa com o programa ScratchJr (programação).
Este blogue é público e vocês já sabem o que isso significa. Quem é que sabe ponha o dedo no ar? Muito bem, público quer dizer pode ser visto por muitas pessoas que vocês não conhecem, nem nunca viram, mas elas vão vir aqui para verem os vossos lindos desenhos e outras coisas que queiram publicar. Todos nós vamos ficar orgulhosos do que vocês já sabem fazer!
Fico a aguardar os vossos trabalhos, recados para os amigos e colegas, e o que quiserem enviar para eu publicar.
Mandem para este e-mail:gliceria@jardinsaudaveis.com
Gosto muito de vocês!
beijinhos e abraços apertadinhos 💗💙💚💛😘😊
Cérita (Glicéria Gil)
quarta-feira, 6 de abril de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 24 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
“Alterações Climáticas e Biodiversidade”
Concurso Geoparque de Arouca
Este projecto desenvolveu-se no âmbito do desafio lançado pelo GEOPARK Arouca com o tema “Alterações Climáticas e Biodiversidade” vindo assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido no nosso Jardim de Infância sob o tema «Biodiversidade».
... porque é importante alterar comportamentos na preservação do nosso Planeta e ter a percepção individual e colectiva que as alterações climáticas constituem um perigo (...)
... porque é importante alterar comportamentos na preservação do nosso Planeta e ter a percepção individual e colectiva que as alterações climáticas constituem um perigo (...)
As questões da Educação Ambiental e da Ecologia são muito importantes, incluindo os cuidados a ter com a preservação da Natureza, o respeito pela Biodiversidade, e a perservação dos ecossistemas .
terça-feira, 15 de junho de 2010
CEI, a revista
Desde 1988 que sou assinante dos CEI e, cada nº para mim tem uma história. A "história" que eu lhe fui atribuindo. Artigos que referenciei e/ou revi, práticas que experimentei e conhecimento que adquiri. Mesmo não conseguindo ser imparcial no que respeita ao seu "valor" pedagógico e formativo, continuo a considerar que vale a pena assinar a revista. Em primeiro lugar porque é uma revista vocacionada para a "nossa" Educação de Infância, em segundo, porque o educador só se torna educador lendo, experimentando, inovando, comparando, reflectindo, opinando e discutindo práticas e teorias. Isso e muito mais é o que lhe oferece a APEI através das várias edições dos CEI que remontam a 1987. Um cheirinho do que pode ler neste último número vou disponibilizar aqui.
CEI/89 Janeiro/Abril 2010
CEI/89 Janeiro/Abril 2010
CAPA
Maria Keil
EDITORIAL
Lúcia Santos
ARTIGO
Melhorar a qualidade da educação de infância através da sua avaliação
Marcela Romón e F. Carrasco Javier Murillo Torrecilla
Marcela Romón e F. Carrasco Javier Murillo Torrecilla
ARTIGO
O Projecto DQP (EEL): uma apresentação
Júlia Oliveira-Formosinho
Júlia Oliveira-Formosinho
ARTIGO
Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento de Crianças
Gabriela Portugal
Gabriela Portugal
PRÁTICAS
Relato de uma experiência de utilização do Projecto DQP - Desenvolvendo a Qualidade de Parcerias
Lúcia Santos
Lúcia Santos
PRÁTICAS
A prática de avaliação com o (SAC) no Agrupamento de Escolas de Carapinheira
Ofélia Libório
Ofélia Libório
CONVERGÊNCIAS
Obsessão pelo controlo
Sofia Esteves
Sofia Esteves
ARTIGO
Avaliação externa das escolas
Maria Leonor Duarte
Maria Leonor Duarte
PENSAR NO ASSUNTO
Simbiontes
Raquel Gaspar
Raquel Gaspar
ARTES
Vivências num atelier de artes plásticas num jardim de infância
Cristina Basto
Cristina Basto
PRÁTICAS
Práticas de avaliação num jardim de infância
Maria José Calheiros e Maria Teresa Cunha
Maria José Calheiros e Maria Teresa Cunha
BEM VISTAS AS COISAS
ARTIGO
Avaliação: observar e escutar as aprendizagens das crianças
Cristina Parente
Cristina Parente
PRÁTICAS
Elaboração de Portefólios: Pequenos passos rumo à formação pessoal e social
Isabel Moreno
Isabel Moreno
BOCADINHOS DE INFORMAÇÃO
INVESTIGAÇÃO
Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
ECOS
Congresso Internacional Ser Professor de Educação Especial
Nelson David Ferreira Santos
Nelson David Ferreira Santos
AS NOSSAS NOTÍCIAS
DIRECÇÃO
FORMAÇÃO E CONTRIBUITOS
Centro de Formação da APEI
Isabel Maria Tomásio Correia
Isabel Maria Tomásio Correia
À DESCOBERTA
Separar a tinta dos marcadores
Rosário Leote de Carvalho
Rosário Leote de Carvalho
DIGA DE SUA JUSTIÇA, COM JUSTIÇA
Diferentes porquê?...
Filomena Moura
Filomena Moura
FONTES
Candeia que vai à frente alumia duas vezes
Maria Isabel Mendonça Soares
Maria Isabel Mendonça Soares
CONTOS
Contos para acordar
Liliana Lima
Liliana Lima
PRELO
Encontros com Maria Ulrich no Século XXI; Aprender em Companhia; Os Amigos da Menina do Mar
domingo, 13 de junho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)