quarta-feira, 17 de junho de 2009

O "Cap" na festa de finalistas



"CAP" ou "MORTARBOARD" é um barrete (chapéu) académico e clerical oriundo da Grã-Bretanha, em forma de calote sobrepujada por uma copa de pala quadrangular, de cujo centro nasce uma borla que descai em franja como no Fez. É tradicionalmente usado por reitores, estudantes e bispos anglicanos em mandato na Câmara dos Lordes.
A partir de velhas universidades como Oxford e Cambridge, a Cap migrou para as universidades da África do Sul, Canadá, EUA e Austrália, para apenas exemplificarmos algumas situações de deslocalização tributárias da cultura britânica.
Nas universidades norte-americanas, a toga académica (gown) não é um traje de uso corrente durante os anos de realização dos cursos. A toga e o barrete costumam ser comprados expressamente para as mega-festas de entrega dos diplomas de fim de curso, com outros acessórios como o anel.
A massificação das universidades norte-americanas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, originou o aparecimento de empresas especializadas na organização da "Graduation Ceremony", empresas essas que marcam as datas, arrendam estádios e pavilhões desportivos, disponibilizam equipas de fotógrafos e de filmagens, vendem peluches, anéis, impressos e diplomas, álbuns fotográficos e borlas de diversas cores para aplicação nas copas dos barretes.
De olhos postos no paradigma universitário, a "Graduation" à americana estendeu-se aos liceus, escolas e jardins-de-infância.



TRANSIÇÃO JI/ESCOLA

Nos Jardins-de-Infância, o livro "A House for Hermit Crab" de Eric Carle é utilizado como recurso para ajudar as crianças na transição "Preschool" para "kindergarten" e "kindergarten" para "First grade".
Desconheço se existe versão em Português. Alguém sabe?

4 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Glicéria,

Por acaso não conheço, mas gostava de conhecer! Aguçaste-me o apetite e, se não fosse a falta de tempo, ia já tratar disso...

Beijinhos e bom final de ano lectivo.

Glicéria Gil disse...

Olá Juca,
Se "descobrires" algo sobre o livro, logo me dizes.
um bom final de ano para ti também.
um grande abraço

graça disse...

Boa tarde!
Talvez se possa saber junto da editora Bichinho do Conto... Tenho vários livros de Éric Carle que comprei lá na loja ( fica perto de Óbidos).

Cumprimentos

graça

Glicéria Gil disse...

Olá Graça,
Obrigada pela sugestão!Irei verificar.
abraço