sexta-feira, 1 de maio de 2009

Há caracóis


Sobre o vídeo...

A natureza é muitas vezes brutal. No mundo selvagem vive-se ou morre-se. Sabia que existem espécies de caracóis que comem outros caracóis? 

Sobre os caracóis e o 1º de Maio...

Os caracóis são constituídos por água, ricos em proteínas e pobres em gorduras e calorias, o que os torna num alimento muito nutritivo. Sais minerais como magnésio, ferro, zinco e cobre são elementos que entram na sua "constituição física" e os tornam num alimento saudável.

O consumo de caracóis é uma tradição que tem mais de dois mil anos que, segundo consta é oriunda de Marrocos. Muitos algarvios dedicam-se a apanhá-los. É vê-los à beira das estradas, entrando pelos campos, de saco plástico enfiado no braço, à procura do apetecível molusco.  

A partir de Abril e até Setembro são muitos os estabelecimentos que ostentam cartazes a informar “Há caracóis”.

No Algarve, no 1º de Maio é habitual, logo pela manhãzinha, as famílias e amigos juntarem-se para o típico piquenique comemorativo. Para além de outros petiscos, uma caracolada é coisa que não falta. As crianças gostam bastantes destes momentos que passam no campo, ao ar livre ... e livres estão ... Normalmente não gostam é de comer caracóis e muito menos de caracoletas mouras. Mas "vivem" esta tradição e ouvem falar que os caracóis gostam de pôr os "pauzinhos" ao sol... 

2 comentários:

Sara disse...

Olá, cá em casa os caracóis são muito apreciados pelo pai e filha, eu cá só de pensar naquilo que sofrem antes de ir para a panela dá-me arrepios. Caracóis não obrigada.

Já agora em resposta à pergunta da tinta, as miniaturas brincam e dizem isto relativamente à tinta que agarra em todo lado e não sai da roupa. A Tinta que usei deve ser à base de óleo, já que não dissolve na água e usa-se em quase todas as superfícies. O efeito é giro e Poderoso.
Beijinhos e bom fim de semana.
Sara e Miniaturas

Glicéria Gil disse...

Olá Sara,
Em relação à caracolada...nem todos a apreciam :)
A questão da tinta foi colocada pela Juca que provavelmente te dará feedback aqui no blog.
abraço e um óptimo fds para ti também.