Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma experiência no âmbito da saúde oral


Se todos sabemos da relação entre a cárie dentária e o açúcar e sabemos que escovar os dentes com um dentífrico fluoretado é a melhor forma de prevenir a cárie, propomos neste espaço, uma experiência, que pode ser facilmente realizável

Objectivo: 

Provar que o açúcar, juntamente com certas bactérias, é um dos responsáveis pela destruição do esmalte e que o flúor protege o esmalte, tornando-o mais resistente.

Material: 

* Dois ovos COZIDOS
* Dois recipientes para colocar os ovos
* Uma embalagem de dentrífico com flúor 
* Uma bebida gaseificada (de preferência uma "cola", não importa a marca, só não pode ser a versão light)

O mecanismo da experiência é simples. Num recipiente, coloque água e dissolva duas a três colheres de sopa de dentifrício fluoretado. Depois, coloque o ovo cozido lá dentro e guarde num local fresco, sem ser no frigorífico. No outro recipiente, coloque a bebida gaseificada com açúcar e coloque o outro ovo lá dentro. Guarde-o no mesmo local do outro recipiente e aguarde uma semana.
Passado uma semana, observe a qualidade da casca do ovo. Se a experiência correu bem, a casca que esteve submersa em água com flúor está muito mais dura e resistente do que aquela que esteve imersa na bebida gaseificada.

Discuta depois com as crianças os resultados desta experiência. Que diferenças observam? Que conclusões podem ser retiradas desta experiência? E se o ovo fosse o nosso dente? Haverá aqui informação que nos permita dizer que se usar-mos um dentífrico com flúor todos os dias os nossos dentes irão ficar mais protegidos?
Por vezes, esta interactividade pode ser bem mais eficaz do que o simples acto de os mandar escovar os dentes.
Divirtam-se e boas aprendizagens...!

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo