sábado, 28 de março de 2009

Duas Actividades para trabalhar os afectos


The Kissing Hand é uma história que enaltece a demonstração de amor duma mãe guaxinim para com o seu filhote. Certo dia, o guaxinim filho vai pela 1ª vez para a escola. A mãe despede-se dele dando-lhe um beijo na "mão". Sempre que se lembra da mãe e quer sentir o conforto do seu amor, o filhote acaricia a bochecha com a "mão" que foi carinhosamente beijada pela mãe. 
A partir desta história desenvolve-se uma série de actividades que permitem à criança vivenciar um conjunto de emoções que podem ser extremamente gratificantes. Para levar a criança a sentir-se confortável e confiante relativamente ao amor que os pais, neste caso particular a mãe, expressam diariamente aos filhos propôs-se a confecção de "bolinhos-mão" para o lanche das crianças. A retribuição do amor e carinho da mãe é feita através dos "bolinhos- corações" que as crianças levam para casa e oferecem às suas mães. 
A história em português encontra-se no blog Pré-História  e foi traduzida e adaptada pela autora a partir do original "The Kissing Hand" de Audrey Penn. 

7 comentários:

Sara disse...

adorei este blog, promete ser mais um óptimo recurso para educadores e pais.
miniaturas

Glicéria Gil disse...

Olá Sara,
Obrigada pela visita e pelo comentário. O nosso objectivo é mesmo esse, disponibilizar recursos, informação e troca de ideias na área da EpS.
abraço e continuação de boas postagens no miniaturas.:)

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Glicéria,

Obrigada pela referência ao Pré Histórias...
Continue o bom trabalho!
Vamo-nos encontrando por cá e por lá!

Beijinhos.

Glicéria Gil disse...

Olá,
Certamente que nos iremos encontrando por aí, mais que não seja para nos envolvermos cada vez mais com a Educação de Infância.
abraço

Cristina Lares disse...

Olá,
Este espaço promete sem dúvida ser mais um local de partilhas e boas prácticas!! Parabéns e continuação de bom trabalho e empreendorismo.
Bjitos da Cristina.

Glicéria Gil disse...

Olá Cristina,
Obrigada pelas amáveis palavras. Vamos fazer por incentivar a partilha e divulgação de boas práticas... mas para isso estamos a contar com a participação de todos. :)
Por uma Educação de Infância mais saudável!
Um abraço

Lenita disse...

Lembro-me bem de ver este post Glicéria, depois de conhecer a história pela apresentação que a Juca fez, fiquei muito curiosa e pesquisei bastante sobre o livro e actividades relacionadas. Fiquei tão encantada que o mandei vir junto com o boneco pela Amazon. A forma para os biscoitos ainda não tenho, mas comprei umas de corações. Obrigada pela atenção e pelos comentários tão simpáticos.
Bjs