Bem-vindo!

O espaço Jardins Saudáveis é constituído por um blog e um website, ambos com materiais e recursos na área da Educação para a Saúde. Está aberto à participação e colaboração de vários autores que podem aceder ao blog directamente ou enviar os textos/materiais para:
gliceria@jardinsaudaveis.com

quarta-feira, 25 de março de 2009

Dentes de leite

Os dentes de leite (decíduos) são compostos por 4 incisivos centrais, 4 incisivos laterais, 4 caninos e 8 molares. Se houver mais algum dente na boca este é um dente permanente. 


desenho de dente

Actividade a realizar

Contar os dentes com a criança ajuda a chamar a atenção para os cuidados a ter com os dentes, o que mais tarde, virá a ser muito importante. E a capacidade de reconhecer as formas em geral através da utilização de objectos reais é importante para o desenvolvimento de aptidões espaciais.
A transferência da imagem dos dentes num espelho para uma impressão visual ou modelo num papel tem efeitos pedagógicos importantes. É, pois, altura de contar e marcar esses dentes de leite.


Material necessário para esta actividade:
-espelhos;
-desenhos infantis de dentes de leite; lápis de cor.


Como proceder:

  1. Dê a cada uma das crianças um desenho de dentes de leite e um espelho.
  2. Converse com elas sobre o facto de a maior parte dos seres humanos terem, na idade delas, 20 dentes de leite - 10 em cada maxilar.
  3. Cada criança deverá utilizar o espelho para verificar se tem todos os seus dentes de leite. em primeiro lugar, chame a atenção para o facto de termos duas fiadas de dentes, uma em cima outra em baixo. Descubram-nos na imagem.
  4. Os dentes surgem aos pares, os dois primeiros do meio, em cima, são os primeiros a nascer. São também normalmente os primeiros a cair quando as crianças começam a perder os dentes de leite. Peça-lhes que pintem esses dentes na imagem.
  5. Os dois dentes que ladeiam os dentes da frente são parecidos. Peça-lhes para os pintarem, após os descobrirem.
  6. As crianças deverão observar os dentes todos, um par de cada vez começando pela fiada de cima prosseguindo na de baixo.
  7. A maior parte das crianças terá 20 dentes, a menos que estejam a idade em que estes caem.

Fonte: "Todos têm um corpo" Robert E. Rockwell, Robert A. Williams, Elizabeth A. Sherwood. Instituto Piaget.

Inquéritos aos Educadores de Infância

Os questionários infra destinam-se aos educadores de infância e pretendem saber a sua opinião sobre alguns aspectos da Educação para a Saúde. São pequenas sondagens que irão permitir ter uma ideia das percepções dos educadores que visitam este blog. Para participar basta escolher a opção que melhor caracteriza a sua opinião tendo em atenção que não existem respostas certas ou erradas.
Se tiver disponibilidade agradeço a colaboração.
Glicéria Gil

Utiliza na sua prática pedagógica os materiais/recursos de Educação para a Saúde colocados neste blog?

Como educador de infância abordo ... (escolha a resposta com que mais se identifica)

A escovagem dos dentes no meu Jardim de Infância

O que mais gosta ou gostaria de encontrar neste blog

Quais as áreas existentes na sua sala?

Visita o blog Jardins Saudáveis

Ocorreu um erro neste dispositivo