quarta-feira, 29 de setembro de 2021

É isto que as crianças também precisam

 https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=195985&langid=1

Experiências como bem disse o Samuel. Experiências de vida, relacionamentos, caras e mãos enfarinhadas, relações e associações.

Ali ao dispor sem obrigação, sem tempo, sem pressa... Mas com envolvimento e alegria. No final do dia avaliamos tudo o que vivemos neste dia, coisas boas e outras menos boas. É assim a vida da criança no jardim de infância onde trabalho! 

Sala A Major (Ed. Cérita) 







terça-feira, 28 de setembro de 2021

A Música vai ao Jardim

Todas as semanas temos um momento em que outro docente vem ao nosso Jardim de Infância para partilhar connosco "coisas" da música.

Também nos nossos jardins de infância acolhemos todas as crianças sem excepção. Tentamos dar-lhes o melhor de cada um de nós, por vezes, instintivamente porque o saber técnico, as estratégias específicas, as terapias, os recursos ficam aquém das necessidades das crianças. 


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Como a criança se vê e como é vista pelos outros

Abordando a identidade da criança, como ela se vê e como é vista pelos outros. Vês-me? Desenha-me para eu me desenhar. Pormenores de um dia rico e desafiante.

Sala A JI Major David Neto (Ed. Cérita) 










O Dinis disse que não sabia desenhar. Pois não sabia mas agora já sabe. Processos que desbloqueiam e transmitem confiança. 




sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Miminhos dos meninos da sala B do Fojo

Hoje ao entrar na sala B verifiquei que as crianças estavam a elaborar os seus kits familiares para levarem para casa. 
São 6 ingredientes que vão alegrar as famílias destes meninos e meninas. 
Desejo que cada mãe e pai observe e valorize o esforço do seu filho(a) em recortar,  em escrever o nome próprio, ou seja, nas várias aprendizagens que foram trabalhadas e interiorizadas.
Através da execução destas múltiplas tarefas por parte das crianças, a educadora ficou a conhecer as potencialidades e fragilidades das crianças nas áreas da linguagem, da escrita, da motricidade fina, da memória, da associação de ideias, do raciocínio, da cooperação, a interacção... 









+ Cidadania nos nossos Jardins de Infância


 

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mais importante que o produto final...

... É o processo. Se vejo crianças envolvidas, interessadas, curiosas porque razão hei-de considerar que as suas produções estão aquém do "escolarmente correto"?

A maioria das crianças desta sala não experimentou aguarelas e antes de lhes ensinar a técnica de utilização da aguarela, têm que experimentar e verificar que se misturarem muito as cores criam uma nova cor "a cor de burro a fugir", se pintarem e pintarem por cima rasgam a folha...

Estas são as verdadeiras Aprendizagens. As crianças aprendem fazendo, experimentando, borrando, rompendo, errando, acertando, observando, imitando...

Simplesmente aprecio estas pinturas com aguarela, porque as crianças estiveram envolvidas e concentradas na aprendizagem.

Sala A JI Major (ed. Cérita) 










Mães carinhosas, crianças felizes

O carinho com que uma mãe prepara o material da sua filha para levar para o Jardim do Fojo sensibiliza-me. 
Este dossier vai registar a "vida" desta criança durante este ano letivo no jardim de infância.
Bom Ano para ti Lara... Com muita criatividade! 





segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Hora do Almoço no JI do Fojo

O almoço estava bom porque alguns meninos quiseram repetir.  A nossa cozinheira Mena e a ajudante Jaqueline são muito cuidadosas com a preparação das refeições. 😊







sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Mensagem das AAAF do JI Major David Neto

É uma alegria chegar ao nosso lugar de trabalho e depararmo-nos com esta mensagem de Boas-Vindas.





          Animadoras Carla e Lurdes - JI MDN

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Informação Pais do Jardim de Infância Fojo

 Caros Pais e Encarregados de Educação

Iremos iniciar amanhã mais um ano letivo pelo que sejam bem-vindos ao Agrupamento Manuel Teixeira Gomes, que tudo fará para que a experiência dos vossos filhos nos nossos Jardins de Infância contribua para o seu bem-estar e felicidade. Somos um Agrupamento que pauta pelo humanismo, inclusão e empatia pelos outros contribuindo assim para a formação de cidadãos responsáveis e pró-ativos.

As informações que se seguem são de informação geral e pretendem dar-vos algumas indicações para que saibam como está organizado o nosso Jardim de Infância. Questões particulares sobre o funcionamento das salas ficam ao cargo das educadoras.  

Horário de funcionamento do JI

Entrada

             8:30h (Crianças com AAAF)

             9:00 às 12:00 e 13:30 às 15:30 (componente letiva com as educadoras)

             Saída

             15:30 às 19:00h (crianças com AAAF)

Entrada dos Encarregados de Educação no Jardim de Infância

- Os Encarregados de Educação poderão entrar no recinto escolar a partir das 8:30h e deixar os seus educandos no 2º portão do edifício, onde se situa o pátio.

- As crianças são entregues às educadoras/assistentes no fim da escadaria junto a esse portão.

- Só pode estar um encarregado de educação/criança na escadaria. Só quando este sair é que pode entrar outro. Os pais esperam fora do portão principal junto à estrada.

- As crianças da sala A são entregues à assistente Margareth e educadora Sónia.

- As crianças da sala B são entregues à assistente Ana e educadora Maria.

-As crianças da Sala C são entregues à assistente Mafalda e educadora Inocência.

Pagamentos dos almoços

O preço varia de acordo com a situação dos alunos no que respeita à atribuição, ou não, do Subsídio Escolar:

               - Alunos não subsidiados – 1,46 €

               - Alunos subsidiados pelo escalão A – gratuito

               - Alunos subsidiados pelo escalão B – 0,73 €

- A aquisição do pagamento do almoço no próprio dia acresce ao preço estipulado 0,30€.

A anulação do pagamento do almoço (via telefone ou presencialmente) deverá ser efetuada até às 9:30h do mesmo dia, caso a anulação não se verifique perde-se o direito à recuperação do pagamento.

- Pagamento do almoço será feito entre as 8:30he as 9:15h junto ao portão ao fim das escadas onde entregam e recolhem as crianças.

         SALA A (vermelha) – Pagamento de almoços à segunda-feira

         SALA B (amarela)– Pagamento de almoços à terça-feira

         SALA C (azul) – Pagamento de almoços à quarta-feira

 Subsídio Escolar - O subsídio escolar divide-se em dois Escalões:

              - Escalão A e Escalão B

Estes escalões definem a atribuição de verbas para alimentação e material escolar.

Lanches – Todas as crianças terão direito ao leite escolar, fruta e bolachas.

 Representação de Pais e Encarregados de Educação 

Cada uma das turmas terá dois representantes dos Pais e Encarregados de Educação que será eleito entre os mesmos, na primeira reunião do ano letivo.

Outras informações relevantes:

- A criança deve trazer uma mochila pequena com uma muda de roupa (dentro de um saco plástico), uma garrafa de água identificada e um chapéu.

- Uma boa alimentação é essencial à saúde pelo que o JI fornece o lanche da manhã.

- Lanche da manhã – Fruta e leite (2ª, 4ª e 6ª feira); Leite e bolachas (3ª e 5ª)  

- Lanche da tarde – as crianças que beneficiam da AAAF trazem o lanche de casa.

Assiduidade e pontualidade:

A entrada no Jardim de Infância deve ser feita às até às 9:15 (caso cheguem mais tarde, por algum motivo de força maior, devem avisar a Educadora da Sala). O respeito pela hora de entrada permite à criança integrar-se nas atividades de forma adequada, sem perder o seu contexto. As entradas fora de horas promovem a desatenção das demais crianças. Ser pontual e assíduo é um dever dos pais e encarregados de educação para com os seus educandos.

A criança doente deve ir ao Jardim de Infância?

- Uma criança que apresenta um estado febril ou outro sintoma que interfira com o seu bem-estar, não se encontra em condições físicas nem psicológicas para estar no Jardim de Infância, motivo pelo qual, a criança deverá permanecer em casa até estar em condições de retomar as atividades.

- A Educadora deve ser avisada e, no reingresso o encarregado de educação deve trazer a justificação médica.

- Qualquer medicamento está sujeito a prescrição médica não podendo ser administrado às crianças sem a mesma.

Objetos pessoais

Neste ano letivo as crianças não devem levar outros objetos a não ser os que foram já referidos anteriormente.

Seguro escolar

Todas as crianças estão abrangidas, desde que o acidente ocorra nas instalações escolares durante o período letivo inerente a cada criança. É ainda considerado quando ocorrer em visitas de estudo.

Site e blogue

- Site da Escola em https://www.aemtg.pt/ onde podem consultar o Plano de Contingência, o Regulamento Interno, o Projeto Educativo, a Estratégia da Cidadania do AEMTG assim como outras informações pertinentes.   

- Blogue do departamento em  Jardins do AEMTG (jardimsaudavel.blogspot.com) para acompanharem alguns projetos e atividades que são desenvolvidas nos Jardins de Infância do AEMTG.

Recomendamos:

- Assiduidade e pontualidade das crianças;

- A regularização e/ou atualização dos seus contactos junto da Educadora do seu educando;

- O fornecimento do material didático adequado e recomendado para as atividades letivas; 

- Para um o bom funcionamento do Jardim de Infância, pedimos que cumpram todas as informações dadas pelas educadoras das turmas.  

 

Portimão, 16 de setembro de 2021

A Coordenadora do JI e Departamento da Educação Pré-Escolar

Glicéria Gil 

        

 

 

Regresso a onde fui ou posso ser feliz

Amanhã estaremos à tua espera. Para uns será um retomar de atividades. Rever os amigos, colegas, assistentes, animadoras e conhecer a educadora. Para outros será um dia de plena descoberta e brincadeira. Aguardamos a tua vinda! Queremos conhecer-te, saber quais são os teus gostos e brincadeiras preferidas.

Bom Ano letivo! 

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Os chapins da sala A do Fojo

Certo dia a educadora Anabela referiu que as crianças gostaram bastante de aprender sobre o Chapim. Gostaríamos de ter tido alguma articulação com os técnicos que colocaram a caixa-ninho no nosso Jardim, porque não tivemos a felicidade de saber se houve ou não nidificação na nossa caixa.

Os registos gráficos das crianças: