segunda-feira, 8 de março de 2021

Participação das famílias e Igualdade de género

No final da semana, educadoras, crianças e famílias avaliam os progressos das crianças. O que fizeram sózinhas, o que fizeram com ajuda, e de como essa ajuda é fundamental para que possam tornar-se cada vez mais autónomas (teoria de aprendizagem de Vygotsky). A mãe do G. (sala C do JI do Fojo) escreveu: "Gostou muito das histórias, de fazer o cartão de cidadão e a bandeira de Portugal. De um modo geral não apresentou grandes dificuldades na realização das atividades mas em algumas teve a minha ajuda e da irmã também."
Na Sala A do JI da Major a igualdade de género foi trabalhada assim:

Desigualdade de género no olhar das crianças


 Um vídeo interessante para trabalhar as questões da desigualdade de género. Hoje é o dia internacional da mulher. Este é um tópico que deve ser trabalhado em contexto pré-escolar, caso o nosso objetivo seja focar na temática da Cidadania. Quantas vezes não constatamos que os meninos dizem não gostar de cor-de-rosa essa cor é para as meninas. Outras vezes verificamos que os meninos não querem ir para a área da casa porque lá são as brincadeiras das meninas. Meninos brincam com carros, meninas com bonecas. 

O que será que as crianças pensam sobre o assunto? 

Existem brincadeiras para meninos e brincadeiras para meninas? 

Registar o que as crianças dizem sobre o assunto. 

Um bom mote para dar seguimento a um projeto de cidadania nesta âmbito. 

Bibliografia: Educação para a Igualdade de Género


Um vídeo em Espanhol para as crianças 



sexta-feira, 5 de março de 2021

Nós, no Jardim de Infância

No âmbito do apoio às crianças que não podem assistir às sessões síncronas/não síncronas, o departamento definiu sessões presenciais para as crianças que delas necessitam. 

A  sexta feira está destinada à M., à J, e à Y.  






Educadora Cérita, assistentes Íris, Deolinda e Joaquina porque a M. precisa e nós também. 🌷

quarta-feira, 3 de março de 2021

terça-feira, 2 de março de 2021

Jardins Saudáveis, página no Facebook

                                                Jardins Saudáveis | Facebook


Hora de repousar ... a ouvir música


 

Reflexão 2... Os passeios, a natureza ao nosso lado...

"Ontem na nossa reunião convidei as crianças a sair para um passeio ( perto de casa)!

Munidos de uma caixa como esta num convite à exploração! 

Quantas coisas de encontram lá fora?

Quantas cores?

Formas?

Texturas?

Aromas?

Tudo isso cabe numa caixa pequena?

É preciso alimentar a necessidade de movimento das crianças!  Além da necessidade de se sentirem investigadores!!

É preciso respeitar o ritmo e o foco de cada um!

É preciso respeitar as práticas sociais, familiares de cada um...

É preciso pousar o olhar no desenvolvimento global da criança apoiando essa construção de bons contextos de investigação sem causar stress às famílias ( com tarefas rebuscadas, encontros frente ao écran, com materiais que não dispõem em casa...).

A escola@distância deve fazer parte da construção de estratégias  e não da adição de (novos) problemas...

Por isso...

RUA com eles!!!

A natureza é rica em materialidades!! 

As crianças munidas de CEM Linguagens saberão dar-lhe uso!!!

Bom dia mundo!"

                                                                 Texto e foto

                                              https://www.sitiodaeducacao.pt/?m=1

Rotinas na casa das crianças da sala B do JI MDN

A educadora Mariana partilhou rotinas na casa do L., J.A e do D. 

Tantas aprendizagens que estas tarefas possibilitam, em especial a autonomia,  a cooperação e a responsabilidade por cuidar de um gatinho. Tenho um carinho especial por esta turma, porque de vez enquanto também por lá  faço a minha intervenção. 

Gostei de vos "ver" e saber que estão bem,  mas com muitas saudades dos colegas. Beijinhos 

                                         





Proposta para o Fim de Semana (Sala C JI Fojo)

"Lancei uma proposta para o fim de semana - Irem ver as amendoeiras em flor e depois fazerem um desenho ou pintura". Educadora Piedade, sala C do JI do Fojo 



                                    O A. foi ver as amendoeiras e desenhou uma. 👍

segunda-feira, 1 de março de 2021

Passeio virtual pelo Jardim Zoológico de Lisboa

https://ecoescolas.abae.pt/our_news/dia-mundial-da-vida-selvagem-junte-se-a-nos-num-passeio-pelo-jardim/?fbclid=IwAR0liueWL_0Q6XrmxC-9Rr33F85Ib2_IrmdSfTyPxGH6wLjRHYdIH07l_As 



Passar a palavra às crianças sobre o bichinho-de-conta


Já os encontrou ao levantar um tijolo ou um objeto húmido, pode até ter sentido nojo, e até mesmo perguntar-se o que a natureza estava querendo ao criá-los.

Bem, os oniscídeos, são uma subordem dos crustáceos isópodes terrestres, cuja função na evolução é eliminar metais pesados ​​como mercúrio, cádmio e chumbo, os extremamente prejudiciais ao ser humano, contribuindo para a limpeza do solo e das águas subterrâneas. (Não os mate, não os esmague, passe a palavra às crianças !!!)

Bancada Ecossistema

Adaptado :

By Nando Goulart