quarta-feira, 15 de abril de 2020

Eduardo Sá relembra-nos!

Vale a pena pensarmos nisto.

"Não se esqueçam, também, das crianças do pré-escolar. Daquelas que, em seis meses, poderiam ter “crescido” muito mais em meio escolar e que, na transição dos 5 para os 6, com seis meses de quarentena, vão precisar de famílias e de professores com muito bom senso e numa sintonia “premium” na transição para o ensino básico. Se, habitualmente, a dificuldade está em que elas estejam sentadas, desta vez, essa dificuldade será maior. E não se esqueçam daqueles que, com menos de 5, foram “morrendo de saudades” da sua educadora e dos seus colegas e que, quando regressarem, vão ter que passar, outra vez, por reacções que, nalgumas crianças, vos farão lembrar os primeiros meses de infantário."

Eduardo Sá

Sugestão da nossa Psicóloga


Desenvolver a autonomia e independência

Aproveitar este tempo em casa para proporcionar às crianças atividades que promovam a sua independência. Como por exemplo:
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.

Vulcões com pasta de açúcar

A Sara andou a fazer vulcões. 
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara) 





terça-feira, 14 de abril de 2020

Temos Magalhães nos JI

Na turma onde estive este ano letivo, a desenvolver um projeto de programação e robótica (KML2 da Universidade do Minho) também utilizei os computadores Magalhães com as crianças. Temos instalado nesses computadores, um programa muito velhinho, o "Eu Sei" e as aprendizagens que as crianças fizeram foram fantásticas. Estavam habituadas a tablets e telemóveis e depararam-se com um computador que lhes exigiu outra maneira de "ser, estar e fazer ", nomeadamente no desenvolvimento da destreza manual, no controle motor, na concentração e na resolução de problemas, já para não falar das aprendizagens que foram feitas de acordo com os projeto que se estava a desenvolver.  
Ficam aqui alguns registos que mostram as crianças em ação, onde se pode verificar que os Magalhães, apesar de "fora de uso" foram uma mais valia para o desenvolvimento de competências no âmbito do "Mundo tecnológico e a utilização das tecnologias" (área de Conhecimento do Mundo - OCEPE, 2016).
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?






Maria Contarolante

Histórias tão giras para ouvirmos a qualquer hora do dia.

A Páscoa da Sara

Hoje vamos partilhar algumas atividades que a Sara da turma B fez em casa. 
" Fizemos pizza, pão e também ovos decorados para a Páscoa.
Ah também fizemos uma caça ao tesouro,ideia do pai,claro que teve a ajuda da mãe para ler as pistas e dar um empurrão a decifrar...no fim encontrou uma mescilânea de doces,guaches e outras coisas para se entreter! " (Mónica, mãe da Sara). 




Caseirar com a educadora Raquel Amorim

Começou o 3 período e hoje trago-vos um vídeo da educadora Raquel Amorim que nos vai ensinar ... Querem saber o quê? Então vejam!
Fiquem bem em casa!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Programação no JI

Foram desenvolvidas sessões de programação numa turma do nosso agrupamento. Utilizou-se o programa Scratchjr que as famílias poderão descarregar e utilizar com as crianças.






História de uma folha de papel

A maravilhosa história de uma Folha de papel  contada pela mãe de uma criança de um jardim de infância de Loulé. Linda! ❤️

Sopra, sopra e vê o que acontece

Brincadeira simples que encontrei na net.
Ora espreitem lá!

domingo, 12 de abril de 2020

A terminar o domingo de Páscoa...

... Uma história contada pela Bélinha que muitos meninos já conhecem da hora do conto na Biblioteca. 
 

Arco íris diz-me tu!

Uma canção inédita para este domingo de Páscoa. Linda de se ouvir por Alda Casqueira Fernandes.

Um capuchinho vermelho veio ao jardim

Um capuchinho vermelho  e não o capuchinho vermelho.
História contada pela Isabel Jordão da Biblioteca Municipal de Portimão (fiz uma rima 😊).

Ovos gigantes

Para o domingo de Páscoa proponho fazerem ovos gigantes. Deixo aqui as inspirações que encontrei na net. Tantas aprendizagens que se fazem com esta atividade!





sexta-feira, 10 de abril de 2020

Programação Zig Zig da RTP2

A partir do dia 13 de Abril já todos os mocinhos dos nossos Jardins de Infância podem acordar, rir, aprender, brincar, imaginar... com o ZIG ZAG
.

Antes da sesta... Uma história na ponta do nariz

Com a contadora de histórias Cristina Taquelim. Quem é que não fica completamente rendida e atenta às suas histórias? Vamos lá ouvir e depois chamem pelo João Pestana.

Humor no jardim 1


A Sarita veio ao Jardim 14


Quem não gosta de coelhinhos da Páscoa? E de chocolates?
A Sarita ajuda-vos a passar o tempo em casa juntando essas duas coisas numa atividade divertida para toda a família!
Experimentem, divirtam-se e tenham uma Páscoa Feliz!



quinta-feira, 9 de abril de 2020

Dicas para a caça aos ovos em casa

Para quem quiser dinamizar uma atividade de caça aos ovos podem elaborar um mapa com indicações de orientação espacial, atividade que promove o pensamento computacional que por aqui tenho vindo a referir.
Boa caçada e divirtam-se!

Aula de educação física para a família

Uma aula de educação física para toda a família,  em especial para os mais pequeninos, alunos do Rafael, professor de EF do nosso agrupamento.
Mocinhos e mocinhas bora lá fazer atividade física!