Vale a pena pensarmos nisto.
"Não se esqueçam, também, das crianças do pré-escolar. Daquelas que, em seis meses, poderiam ter “crescido” muito mais em meio escolar e que, na transição dos 5 para os 6, com seis meses de quarentena, vão precisar de famílias e de professores com muito bom senso e numa sintonia “premium” na transição para o ensino básico. Se, habitualmente, a dificuldade está em que elas estejam sentadas, desta vez, essa dificuldade será maior. E não se esqueçam daqueles que, com menos de 5, foram “morrendo de saudades” da sua educadora e dos seus colegas e que, quando regressarem, vão ter que passar, outra vez, por reacções que, nalgumas crianças, vos farão lembrar os primeiros meses de infantário."
Eduardo Sá
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Desenvolver a autonomia e independência
Aproveitar este tempo em casa para proporcionar às crianças atividades que promovam a sua independência. Como por exemplo:
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.
Vulcões com pasta de açúcar
A Sara andou a fazer vulcões.
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
terça-feira, 14 de abril de 2020
Temos Magalhães nos JI
Na turma onde estive este ano letivo, a desenvolver um projeto de programação e robótica (KML2 da Universidade do Minho) também utilizei os computadores Magalhães com as crianças. Temos instalado nesses computadores, um programa muito velhinho, o "Eu Sei" e as aprendizagens que as crianças fizeram foram fantásticas. Estavam habituadas a tablets e telemóveis e depararam-se com um computador que lhes exigiu outra maneira de "ser, estar e fazer ", nomeadamente no desenvolvimento da destreza manual, no controle motor, na concentração e na resolução de problemas, já para não falar das aprendizagens que foram feitas de acordo com os projeto que se estava a desenvolver.
Ficam aqui alguns registos que mostram as crianças em ação, onde se pode verificar que os Magalhães, apesar de "fora de uso" foram uma mais valia para o desenvolvimento de competências no âmbito do "Mundo tecnológico e a utilização das tecnologias" (área de Conhecimento do Mundo - OCEPE, 2016).
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
A Páscoa da Sara
Hoje vamos partilhar algumas atividades que a Sara da turma B fez em casa.
" Fizemos pizza, pão e também ovos decorados para a Páscoa.
Ah também fizemos uma caça ao tesouro,ideia do pai,claro que teve a ajuda da mãe para ler as pistas e dar um empurrão a decifrar...no fim encontrou uma mescilânea de doces,guaches e outras coisas para se entreter! " (Mónica, mãe da Sara).
Caseirar com a educadora Raquel Amorim
Começou o 3 período e hoje trago-vos um vídeo da educadora Raquel Amorim que nos vai ensinar ... Querem saber o quê? Então vejam!
Fiquem bem em casa!
Fiquem bem em casa!
segunda-feira, 13 de abril de 2020
Programação no JI
Foram desenvolvidas sessões de programação numa turma do nosso agrupamento. Utilizou-se o programa Scratchjr que as famílias poderão descarregar e utilizar com as crianças.
História de uma folha de papel
A maravilhosa história de uma Folha de papel contada pela mãe de uma criança de um jardim de infância de Loulé. Linda! ❤️
domingo, 12 de abril de 2020
A terminar o domingo de Páscoa...
... Uma história contada pela Bélinha que muitos meninos já conhecem da hora do conto na Biblioteca.
Arco íris diz-me tu!
Uma canção inédita para este domingo de Páscoa. Linda de se ouvir por Alda Casqueira Fernandes.
Um capuchinho vermelho veio ao jardim
Um capuchinho vermelho e não o capuchinho vermelho.
História contada pela Isabel Jordão da Biblioteca Municipal de Portimão (fiz uma rima 😊).
História contada pela Isabel Jordão da Biblioteca Municipal de Portimão (fiz uma rima 😊).
Ovos gigantes
Para o domingo de Páscoa proponho fazerem ovos gigantes. Deixo aqui as inspirações que encontrei na net. Tantas aprendizagens que se fazem com esta atividade!
sábado, 11 de abril de 2020
A Sarita veio ao Jardim 15
O que é SER AMIGO???
A Sarita escolheu umas histórias divertidas para vos ler e que falam exatamente sobre a AMIZADE e a ENTREAJUDA. Ora oiçam...
sexta-feira, 10 de abril de 2020
Programação Zig Zig da RTP2
A partir do dia 13 de Abril já todos os mocinhos dos nossos Jardins de Infância podem acordar, rir, aprender, brincar, imaginar... com o ZIG ZAG
.
.
Antes da sesta... Uma história na ponta do nariz
Com a contadora de histórias Cristina Taquelim. Quem é que não fica completamente rendida e atenta às suas histórias? Vamos lá ouvir e depois chamem pelo João Pestana.
A Sarita veio ao Jardim 14
Quem não gosta de coelhinhos da Páscoa? E de chocolates?
A Sarita ajuda-vos a passar o tempo em casa juntando essas duas coisas numa atividade divertida para toda a família!
Experimentem, divirtam-se e tenham uma Páscoa Feliz!
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Dicas para a caça aos ovos em casa
Boa caçada e divirtam-se!
Aula de educação física para a família
Mocinhos e mocinhas bora lá fazer atividade física!
Subscrever:
Mensagens (Atom)