Por Glicéria Gil
O conceito existe mas nunca tinha sido aplicado no nosso país. A primeira escola dos sentidos, para despertar emoções e reacções espontâneas, será erguida na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Mais do que uma estrutura física de betão, construída tijolo a tijolo, o espaço tem uma filosofia que trespassa paredes. A escola será um espaço aberto à cidade. Pais, alunos, professores, familiares, cidadãos terão acesso à sala de estudo e à biblioteca, de forma a incentivar a partilha de experiências e a troca de ideias entre diferentes gerações, e poderão almoçar ou lanchar no estabelecimento de ensino.
in Educare.pt e http://www.arquitectura.pt/forum/f29/gaia-escola-sentidos-joaquim-massena-14111.html
Também poderá querer conhecer a Universidade dos sentidos mas esta não é em Portugal. Uma vista de olhos rápida e ficamos a conhecer o currículo dos 5 sentidos ...
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Doença / vírus da estalada
Não é caso para grandes preocupações, mas o certo é que têm surgido alguns casos de afecção pelo chamado "vírus da estalada", cujos principais sintomas são faces vermelhas e quentes e corpo manchado. No primeiro dia uma criança e no segundo já mais três...
É extremamente contagioso e o período de contágio precede o aparecimento da vermelhidão.
Por isso há que estar atento aos seguintes sinais:
Doença da Estalada
Também conhecida como a 5ª doença - Manifesta-se por uma vermelhidão nas bochechas da face, as quais podem alastrar por todo o corpo. É contagiosa e não há tratamento específico, sendo receitado normalmente um creme gordo. A doença passa em pouco tempo. Parece que a criança foi esbofeteada até estalar mesmo, daí o nome.
(Fonte: http://advogadadodiabo.bloguepessoal.com/42357/Papas-babados-Continuacao-do-artigo-Os-nossos-pequenos-genios/)
Se a criança os apresentar, não deve permanecer no jardim de infância.
Podem também estar associados sintomas gripais, como dor de garganta ou cabeça e febre.
Stanley, boneco de neve II
Aceitei o desafio da Glicéria.
Não obedeci à tradução, pois trata-se de uma rima. Deixo em dois formatos (word e ppt) abertos.
Word (clicar na imagem) PPT (clicar na imagem)
O boneco de neve
Por Glicéria Gil
Sem tempo para a tradução insiro versão em inglês. Coloquei os pdf no meu domínio pessoal porque é mais rápido que na Box.net. Se existirem problemas no download é só dizerem. A tradução vinha mesmo a calhar. Se alguém se disponibilizar...
Sem tempo para a tradução insiro versão em inglês. Coloquei os pdf no meu domínio pessoal porque é mais rápido que na Box.net. Se existirem problemas no download é só dizerem. A tradução vinha mesmo a calhar. Se alguém se disponibilizar...
Download aqui
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Em dias de frio e neve... leituras quentinhas
Depois do desafio lançado pela Glicéria e de abrir a janela e ver tudo branco, folheei o livro «Um dia de Tempestade», da editora Educação Nacional. Trata-se de um apelo aos sentidos: escutar a deliciosa história, observar as belíssimas ilustrações e seguir com os dedos o percurso do gorro, do cachecol e das luvas. A agasalhar a história, conta-se ainda com os valores da amizade e da generosidade.
Boas leituras!
Etiquetas:
Conhecimento do mundo,
Formação Pessoal e Social,
Inverno,
Leituras saudáveis,
linguagem oral,
Saúde emocional
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
ACRÓSTICOS
Por: Esmeralda Certo
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
trabalhos_alunos_circo_palavras_voadoras
View more presentations or Upload your own.
Ver, Ouvir e Cheirar o Mundo
Por Glicéria Gil
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
Se derem uma voltinha pelo blog encontram vários posts sobre os 5 sentidos. O link que aqui deixo enriquece os conhecimentos que temos sobre o assunto, o que contribui para uma boa informação e formação sobre a temática. Existem duas versões: Inglês e Espanhol.
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
2010 - Ano Internacional da BIODIVERSIDADE
Logótipo do Ano Internacional da Biodiversidade
O logótipo inclui elementos iconográficos que representam o alcance da biodiversidade, que compreende aspectos marinhos, da flora e da fauna. Juntos demonstram que a biodiversidade é a vida e como nós, seres humanos, encontramos o nosso lugar nesta viagem.
Poster do Ano Internacional da Biodiversidade (clicar na imagem)
As voltas que a água dá
Por Glicéria Gil
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
OCEPE em Cabo Verde? Mas o que eu queria era o guia de trabalho
Por Glicéria Gil
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Andei a ver se encontrava o Guia de Trabalho no monte de papelada que caracteriza o meu espaço de trabalho, mas nada. Encontrei este mais recente. Alguma relação com o que escrevi antes? Nenhuma, com excepção que uma das supervisoras técnicas deste último foi uma das primeiras educadoras destacadas no ME e dinamizadora do tal primeiro encontro no Algarve. Outros tempos, outras realidades, outras experiências. Para o que havia de me dar!
E continua a chover!
Por Glicéria Gil
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
Que chova, mas moderadamente ... mas o que agora nos interessa é a Ciência. No nosso caso despertar. Há quem defenda que assim estamos a criar nas crianças a predisposição para o conhecimento e a combater a iliteracia científica.
Olha, deixou de chover!
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Lá fora chove! Actividades sobre a ÁGUA
Lá fora chove!
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Actividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Clicando nas imagens pode aceder às planificações e aos instrumento de registo
Misturar com água
Não sei se é da chuva, se é do frio
Por Glicéria Gil
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
O que sei é que aguardava a abertura do ano no JS com um post de uma das colaboradoras... Por isso demorei a cá postar. 4 de Janeiro de 2010, chuva, vento, frio... e o 2º período prestes a entrar pela sala dentro em companhia das botas de borracha, do chapinhar na água, do gorro enfiado até aos olhos, do nariz vermelho, das luvas ... que não se tiram, ora bem. Vá espreitar discretamente para ver a maior ou menor dificuldade com que dedinhos antes desnudados adaptam-se ao movimento, rodopiam, mostram destreza, deixam a marca azul, verde, amarela na folha branca, agora colorida. Se não fossem essas luvas como é que conseguíamos falar do frio, sentir o frio, observar o frio, gostar do frio, respeitar o frio. Mas o que é o frio e porque agora está frio aqui e no Brasil está calor? Certezas, temos. São as luvas que mantêm as mãos quentinhas!!! E porque será?
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
Se hoje estivesse a trabalhar com as crianças era mesmo isto que iria fazer. Pôr a descoberto os saberes, guardá-los nas "luvas" e explorar o mundo. Ah, tanta coisa para conhecer e para descobrir. Pode ser que eu descubra o sentir e o pulsar da educação aqui, mesmo pertinho de mim. Lá fora chove!
clicar para aumentar
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
SUGIRO QUE VEJAM TODOS, VALE A PENA...
Por: Esmeralda Certo
Há sempre uma razão para que as coisas sejam feitas e aconteçam de determinada maneira.
AS ALTURAS
Porque é que os postes da electricidade são tão altos?
O Senhor Arnaldo é tão alto, que...
Há sempre uma razão para que as coisas sejam feitas e aconteçam de determinada maneira.
AS ALTURAS
Porque é que os postes da electricidade são tão altos?
O Senhor Arnaldo é tão alto, que...
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
O planeta energia
Por Glicéria Gil
Recursos didácticos no âmbito da Energia e Alterações Climáticas disponibilizadas pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
O planeta energia – aprender e brincar é uma ferramenta para educadores e crianças recorrendo à arte e à interactividade.
domingo, 27 de dezembro de 2009
O Livro Negro das Cores
por rute moura
"A subtileza deste livro demonstra a beleza da percepção do mundo através dos nossos sentidos e na sua complementaridade. Convidando-nos a reflectir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, esta grande obra obriga-nos a reformular o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas, sons; a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem." ler mais
Uma sugestão para ver, ler, reflectir e partilhar já no início de 2010. O novo livro da Bruaá é um convite que fascina os sentidos. Folheie o livro virtualmente aqui.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Um Natal mais saudável
É o que se pode encontrar nesta "prenda"...
Trata-se de um livro virtual (e.book) de receitas natalícias mais saúdáveis do que o habitual... para que este Natal não traga uns quilinhos a mais...
Trata-se de um livro virtual (e.book) de receitas natalícias mais saúdáveis do que o habitual... para que este Natal não traga uns quilinhos a mais...
Está disponível no site da Associação Portuguesa de Nutricionistas e também aqui, para quem o quiser descarregar / imprimir / encadernar.
Imagem daqui
Um Natal docinho e saudável para todos!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Eu estou com a +apei e tu?
Por Glicéria Gil
O movimento +apei é uma iniciativa idealizada e concretizada integralmente por um grupo de educadores que pretende fomentar o espírito da participação cívica e interventiva dos educadores de infância relativamente às grandes (e também pequenas) questões da EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA.
As decisões tomadas pelas Associações, não são um universo restrito aos associados. Essa ideia resulta apenas numa atitude de desresponsabilização de muitos, que em nada contribui para a qualidade da mesma. O objectivo do movimento +apei é inverter essa lógica de afastamento e desinteresse em relação à participação activa e, começar a ajudar a tornar a nossa profissão numa profissão com voz e atitude crítica e reflexiva.
Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Aposte na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas.
sábado, 19 de dezembro de 2009
É BOM TER AMIGOS, SEMPRE.
"Que em nós permaneça sempre, o espírito de Natal e que este, não seja apenas, uma mentira bonita"
BY: paulamorgado
BY: paulamorgado
Natal, história
View more presentations from paulamorgado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)