terça-feira, 5 de maio de 2009

Ainda a higiene...

Todos sabem como a higiene é importante, mas nunca é demais relembrar!

Aqui ficam dois documentos que podem ter interesse para exploração em contexto de sala:

- Um cartaz (mais um...) que ajuda a memorizar a sequência da lavagem das mãos;

- Uma "ficha" para trabalhar com as crianças o "jogo do intruso", onde terão que identifar qual o utensílio que não se utiliza para cada tipo de higiene: dentes, cabelo, mãos e corpo.

Lavar as mãos

Download aqui

Lavar as mãos é um gesto simples e rotineiro que diariamente realizamos vezes sem conta. Repare quantas vezes lava as mãos por dia. E as crianças quantas vezes as lavam? E saberão lavar bem as mãos? Para estas, lavar as mãos pode ser (se os adultos o permitirem) o momento ideal para "brincar" com a água. Contudo, esta rotina diária exige aprendizagens que vão mais além do que um simples acto de higiene. Está em causa cuidados a ter com o ambiente e com a saúde. Não os descuremos, porque muitas vezes as crianças ainda não interiorizaram convenientemente a importância desta rotina diária.
Que outras actividades/recursos utiliza para "trabalhar" a higiene pessoal? Quer partilhá-las connosco?  
 

domingo, 3 de maio de 2009

O envolvimento das crianças II


Limoeiros e Laranjeiras - revelando aprendizagens é a brochura da colecção APRENDER EM COMPANHIA da DGIDC. 

Nesta brochura são divulgados dois projectos A Minha Árvore e a Minha Laranjeira que visam por um lado exemplificar a utilização da pedagogia da participação  e a sua validação pelos profissionais, como desafio para a reconstrução da pedagogia da infância e para os processos de partilha dessa reconstrução. 

A Minha Árvore refere-se especificamente à observação do envolvimento da Leonor tendo em atenção  a variada informação disponibilizada no manual DQP. A Minha Laranjeira parte da observação das experiências da Sofia para perspectivar uma leitura dessas experiências usando a target. Através destas leituras é possível identificar as áreas onde as crianças estão a desenvolver experiências de aprendizagem. 
Um breve exemplo das duas observações e leituras pode ser vista aqui

O envolvimento das crianças I


Download AQUI

Por envolvimento entende-se a quantidade de tempo que as crianças despendem a interagir com o seu ambiente de uma forma desenvolvimentalmente adequada e em diferentes níveis de competência (McWilliam & Bailey, 1992). O envolvimento da criança tem sido conceptualizado simultaneamente como variável mediadora do desenvolvimento e como produto do processo desenvolvimental.
O Manual "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias" da DGIDC que referimos aqui e acolá dá ênfase à Escala de Envolvimento da Criança operacionalizando-a no contexto do Jardim-de-Infância. São considerados indicadores do envolvimento: 
- Concentração
- Energia 
- Complexidade e Criatividade 
- Expressão facial e Postura 
- Persistência 
- Precisão
-Tempo de reacção
- Linguagem
- Satisfação
Os indicadores constituem meios para uma melhor compreensão do observador. Não devem ser utilizados como uma escala, mas como aspectos que permitem ao observador apreciar o envolvimento da criança (DQP, 2009). 
No âmbito das actividades que se desenvolvem na Educação de Infância deverá ser nosso objectivo envolver as crianças nas actividades e nos projectos que desencadeamos. Aqui evidencia-se o papel do educador e a sua capacidade para promover o envolvimento. Ao avaliar o envolvimento da criança estará sem dúvida a avaliar o modo como desenvolveu o seu trabalho (empenhamento). Maior ou menor envolvimento das crianças é um indicador de qualidade, de adequação, de sentido de oportunidade, de flexibilidade, de empatia, de bem-estar, de saúde, de ...

Canção do lanche

A Elisabete Antunes do Agrupamento de Escolas de Nascente do Este, Gualtar partilha com todos os visitantes e leitores deste blog, uma canção sobre os alimentos (des) aconselhados para a hora do lanche.  Inseriu-se a mesma num enquadramento que permite o registo e a exploração do tema. O documento contêm uma imagem, podendo ser considerada como um estereótipo de índole cultural e social enraizado no simbolismo do menino "forte", que come tudo... caberá ao educador decidir como é que a mesma deve ser trabalhada (ou não) no contexto do seu grupo de crianças. 

Download aqui



sexta-feira, 1 de maio de 2009

Há caracóis


Sobre o vídeo...

A natureza é muitas vezes brutal. No mundo selvagem vive-se ou morre-se. Sabia que existem espécies de caracóis que comem outros caracóis? 

Sobre os caracóis e o 1º de Maio...

Os caracóis são constituídos por água, ricos em proteínas e pobres em gorduras e calorias, o que os torna num alimento muito nutritivo. Sais minerais como magnésio, ferro, zinco e cobre são elementos que entram na sua "constituição física" e os tornam num alimento saudável.

O consumo de caracóis é uma tradição que tem mais de dois mil anos que, segundo consta é oriunda de Marrocos. Muitos algarvios dedicam-se a apanhá-los. É vê-los à beira das estradas, entrando pelos campos, de saco plástico enfiado no braço, à procura do apetecível molusco.  

A partir de Abril e até Setembro são muitos os estabelecimentos que ostentam cartazes a informar “Há caracóis”.

No Algarve, no 1º de Maio é habitual, logo pela manhãzinha, as famílias e amigos juntarem-se para o típico piquenique comemorativo. Para além de outros petiscos, uma caracolada é coisa que não falta. As crianças gostam bastantes destes momentos que passam no campo, ao ar livre ... e livres estão ... Normalmente não gostam é de comer caracóis e muito menos de caracoletas mouras. Mas "vivem" esta tradição e ouvem falar que os caracóis gostam de pôr os "pauzinhos" ao sol... 

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A que sabe a Lua


Título: A que sabe a Lua 
Autor: Michael Grejniec
Editora: Kalandraka 

Síntese: "Todos os animais querem saber a que é que sabe a lua e vão fazer tudo para descobrir...". Uma história de companheirismo, de interajuda, de amizade. Mais informação aqui. 

IDEIAS E ACTIVIDADES DISPONÍVEIS NA   Revista Noesis  

Se descobrir o que a Lua sabe... partilhe connosco... aqui no Jardins Saudáveis!

A LUA SABE...
... a amizade  (partilhado pela Andreia Aleixo do blog Aprendi no JI)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

História ... aos soluços




Como já devem ter reparado eu tenho uma predilecção por histórias simples, com animais, tipo lenga-lenga... No âmbito do DIA DA MÃE fui rebuscar uma história muito velhinha, mas muito singela e perfeitamente adequada ao dia, em especial para as crianças mais pequenas...  
Porém vou fazê-la aos "soluços", ou seja, talvez pela noite fora ou amanhã esteja completa e pronta para o download. 
Agora está na hora de jantar...

Adenda: O download da história pode ser feito aqui

terça-feira, 28 de abril de 2009

Apetece-me ... divulgar


Quando os projectos são interessantes apetece... divulgar.
Programa educativo da iniciativa da Nestlé Portugal, com o apoio da DGIDC, que visa contribuir para a adopção de hábitos e estilos de vida saudáveis. O espaço dos alunos tem propostas muito interessantes, que apesar de serem dirigidas para os 1º e 2º ciclos, também podem ser abordadas no Jardim de Infância.
Pode-se aceder, clicando na imagem.

Leituras saudáveis

Três sugestões de leituras saudáveis, todas da Editora bruaá
São livros que nos falam



segunda-feira, 27 de abril de 2009

Momentos Jardins Saudáveis IV


     © Eric Lafforgue 

Manual de primeiros socorros

Porque nunca se sabe quando pode fazer falta... aqui fica um óptimo recurso no âmbito da saúde:
Podem descarregá-lo em versão pdf. clicando na imagem.

Os Defensores do Ambiente

Os Defensores do Ambiente é o título de um conjunto de rimas que a Elisabete Antunes elaborou para trabalhar com as crianças conceitos, tais como, RECICLARREDUZIR  e SEPARAR. Mais uma estratégia que incentiva o respeito pelo meio ambiente. 




















Download das rimas aqui 










As cinco joaninhas voaram até ao JI de Estrada

O registo que aqui se apresenta foi desenvolvido pelas
crianças do JI de Estrada a partir desta nossa sugestão
para construção de um livro. Através do mesmo foi
possível explorar com as crianças vários conceitos, sendo
o sentido do número o mais relevante. A actividade que 
se apresentou no post pretendia ir ao encontro das 
indicações referidas na Brochura 
da DGIDC onde é colocada em evidência a importância da 
criação de oportunidades que tornem fundamental a 
contagem de objectos implicando essa actividade o domínio 
de várias capacidades.  

domingo, 26 de abril de 2009

O lenço dos amigos: uma história de amizade

A DGIDC tem vindo a desenvolver actividades de promoção da qualidade e do desenvolvimento curricular na Educação de Infância. A colecção Aprender em Companhia é um dos eixos de concretização dessa sua acção. A colecção rica em informação e conteúdos de interesse para os educadores de infância irá tornar-se, sem dúvida, um referencial para estes profissionais. Através destas publicações, os educadores poderão ter acesso ao projecto DQP (Desenvolvendo Qualidade em Parcerias), aceder ao seu referencial teórico e a estudos de caso que fundamentam o conceito, assim como acesso e conhecimento sobre práticas que se inscrevem neste paradigma. 
Uma das suas publicações, Aprender em Companhia intitulada "Podiam Chamar-se Lenços de Amor" refere-se ao trabalho projecto realizado por crianças com o recurso a instrumentos de observação do envolvimento da criança e das interacções adulto-criança. No âmbito deste blog (disponibilizar recursos e informação) inserimos o Lenço dos Amigos: uma História de Amizade cujo download pode ser feito aqui  permitindo assim dar conhecimento e continuidade a outras sugestões que temos vindo a inserir aqui e no blog Ideiazinha, no âmbito do desenvolvimento de actividades que privilegiem a amizade e os afectos vistos como um pilar fundamental para o desenvolvimento harmonioso da criança. 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Para o dia de amanhã


Para que cada criança e cada adulto sejam responsáveis pela saúde do Planeta. Quatro avisos que cada criança pode levar para casa e pendurar na sua porta e não mais esquecer o seu dever para com o planeta TERRA. Assim, todos os dias serão dias de cuidar desta nossa "grande" casa. Cada pequeno gesto é um grande gesto para a humanidade.  

Mais uma actividade para o DIA MUNDIAL DA TERRA. O download a ser feito aqui. 

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A semana que se avizinha ...


... é uma semana recheada de eventos. Relembremos o calendário: 

Dia 22- Dia Mundial da Terra  e para este dia, um jogo que nos ensina a limpar e a reciclar e cujo download pode ser feito aqui.  

Dia 23-Dia Mundial do livro,um livro para construir. 

Dia 25- O 25 de Abril  explicado aos mais pequenos. Um excelente recurso disponibilizado pela nossa "Educadora de Infância" e que pode ser consultado aqui
A Albertina também disponibiliza informação e materiais sobre o assunto no Educ@ na Web
E votos de uma boa semana para todos. 

As Crianças Precisam de Vitaminas?

Precisam. E encontram-nas numa alimentação variada.

Precisar, precisam, como qualquer ser humano.
A questão deve ser posta de outra forma? Será que as crianças precisam de suplementos vitamínicos ou poderão elas ingerir quantidade suficiente de vitaminas através da dieta normal e da prática de uma vida saudável?

Muitos pais pedem ao médico, nem que seja uma só vez, que receite à criança «umas vitaminas», porque elas ainda fazem parte do seu imaginário. Mesmo com crianças bem nutridas, rosadas, cheias de vitalidade, que raramente adoecem.

Por várias razões históricas e culturais, os suplementos vitamínicos desempenharam um papel muito importante na prevenção de doenças causadas pela carência desses elementos na dieta. Sem mesmo ir aos tempos do escorbuto, muitos pediatras lembrar-se-ão de ver diariamente casos de raquitismo, de pelagra, de beri-beri, de anemias por deficiência de vitamina B12, etc.

Hoje em dia, estas doenças são raríssimas em Portugal, a nutrição das crianças portuguesas é incomparavelmente melhor e serão muito poucas as que vivem situações arrastadas de grandes carências alimentares. Por outro lado, a ideia de que quando se ia ao médico era obrigatório sair de lá com uma dúzia de medicamentos já passou.

A mudança de atitude perante o que é a Medicina e o que se passa nas consultas, o primado da saúde sobre a doença, o crescente grau de saúde e de bom estado físico das gerações mais novas e a nutrição mais adequada das crianças fazem com que os suplementos vitamínicos tenham perdido muita da sua actualidade.

Não pressionem o médico-assistente do vosso filho para lhe receitar vitaminas, nem comprem na farmácia ou parafarmácia produtos que custam dinheiro, mas que não interessarão à saúde do vosso filho.

Não receitar vitaminas poderá provavelmente ser a atitude mais moderna, mais actualizada e cientificamente mais correcta... portanto não pensem que o médico-assistente do vosso filho está a proceder erradamente se não as prescrever.

Mário Cordeiro, in «O Livro da Criança, do 1 aos 5 anos», A Esfera dos Livros

domingo, 19 de abril de 2009

«Já sou doce que chegue»

Depois das muitas doçarias da Páscoa (em Pedrosas são bem mais doces do que na época de Natal), um folheto que sensibiliza os Pais para a importância das crianças consumirem menos quantidade de alimentos açucarados.

Ainda a propósito da educação sexual

«A escola da amizade
É uma escola diferente,
Toda a gente faz perguntas
E quem responde… não mente


Nesta escola tão escola
Todos gostam de aprender,
Todos gostam de ensinar,
Todos gostam de saber.


Guimarães, L. (2004). O que é um homem sexual? Porto: Colégio Primeiros Passos


Nesta escola da amizade, para ajudar a encontrar as respostas mais adequadas, deixam-se algumas propostas de leituras para educadores e crianças. Alguns dos livros sugeridos podem ser excelentes materiais de apoio.
Disponibiliza-se ainda alguma informação teórica e prática sobre a abordagem da Educação Sexual no Jardim de Infância.

Sugestões de bibliografia

Educação Sexual em Educação de Infância

sábado, 18 de abril de 2009

Pois ... um mês!

Clicar na imagem para ler

Dia Mundial da Terra

O Mundial Dia da Terra instituíu-se como forma de chamar a atenção sobre um assunto de importância vital para a preservação do ambiente, mas a luta nesse sentido implica uma atitude diária que deverá revelar-se nas pequenas acções do dia-a-dia.
Que todos os dias sejam Dia da Terra!
* Cartaz *
(clique nas imagens para abrir)
* Folha para desenho*
É pedido à criança que expresse através do desenho alguns exemplos ao seu alcance para proteger a Terra.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A VOZ... o espelho da nossa alma!

Porque hoje é Dia Mundial da Voz, as crianças dajaneladomeujardim reflectiram sobre a importância da voz e fizeram alguns exercícios com a voz. No silêncio, no espaço só nosso, pensámos todos naquelas palavras que mais gostámos! Depois, sentimos o corpo e da voz saíam palavras bonitas com sonoridade: [...], que lindo nome!



Hoje é um dia importante, o dia Mundial da Voz.
E estivemos a conversar sobre a nossa voz.
(Inês I.)

Quando a nossa voz fala alto, ficamos roucos;
se falamos baixinho, não estragamos a voz;
(Rita)

Também temos de descansar umas 12 horas; os adultos devem descansar 8 horas pelo menos. (Nádia)

Para a voz ser sempre saudável temos de comer vegetais, frutas, sopa, leite, peixe, ovos e água. (Bruno)

A água é muito importante, os adultos devem beber um litro e meio de água. Nós as crianças um bocadinho menos. (André)

O desporto faz muito bem à saúde e por isso a voz também fica bonita. (P. Duarte)

Quando falamos alto com a voz de zangados é porque estamos mal dispostos, infelizes. (INês M.)

Quando falamos com uma voz meiguinha é porque estamos felizes. (P. Daniel)

Temos de cuidar da nossa voz para gostar dela. (Pedro M.)

Todos nós precisamos da nossa voz para viver bem e para comunicarmos. (todos)