sábado, 18 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra

O Mundial Dia da Terra instituíu-se como forma de chamar a atenção sobre um assunto de importância vital para a preservação do ambiente, mas a luta nesse sentido implica uma atitude diária que deverá revelar-se nas pequenas acções do dia-a-dia.
Que todos os dias sejam Dia da Terra!
* Cartaz *
(clique nas imagens para abrir)
* Folha para desenho*
É pedido à criança que expresse através do desenho alguns exemplos ao seu alcance para proteger a Terra.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A VOZ... o espelho da nossa alma!

Porque hoje é Dia Mundial da Voz, as crianças dajaneladomeujardim reflectiram sobre a importância da voz e fizeram alguns exercícios com a voz. No silêncio, no espaço só nosso, pensámos todos naquelas palavras que mais gostámos! Depois, sentimos o corpo e da voz saíam palavras bonitas com sonoridade: [...], que lindo nome!



Hoje é um dia importante, o dia Mundial da Voz.
E estivemos a conversar sobre a nossa voz.
(Inês I.)

Quando a nossa voz fala alto, ficamos roucos;
se falamos baixinho, não estragamos a voz;
(Rita)

Também temos de descansar umas 12 horas; os adultos devem descansar 8 horas pelo menos. (Nádia)

Para a voz ser sempre saudável temos de comer vegetais, frutas, sopa, leite, peixe, ovos e água. (Bruno)

A água é muito importante, os adultos devem beber um litro e meio de água. Nós as crianças um bocadinho menos. (André)

O desporto faz muito bem à saúde e por isso a voz também fica bonita. (P. Duarte)

Quando falamos alto com a voz de zangados é porque estamos mal dispostos, infelizes. (INês M.)

Quando falamos com uma voz meiguinha é porque estamos felizes. (P. Daniel)

Temos de cuidar da nossa voz para gostar dela. (Pedro M.)

Todos nós precisamos da nossa voz para viver bem e para comunicarmos. (todos)

Dia Mundial da Voz - 16 de Abril de 2009


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Voz, um dia que nos recorda os cuidados que devemos ter para com o nosso aparelho vocal.

É importante que, desde cedo, também as crianças se apercebam que há comportamentos correctos e incorrectos para com a voz e que estes podem trazem boas ou más consequências.

Aqui ficam alguns maus hábitos a evitar:

- Falar demais (não dar descanso à voz);
- Falar demasiado alto / gritar;
- Estar exposto a diferenças de temperatura;
- Beber líquidos gelados / ingerir alimentos demasiado frios;
- Ter uma postura incorrecta, com as costas dobradas;
- Fumar;
- Frequentar ambientes poluídos.

Pelo contrário, há hábitos saudáveis que ajudam a preservar a voz:

- O descanso durante, pelo menos, 8 horas por noite;
- Falar num tom médio;
- Descansar a voz durante algum tempo, principalmente as pessoas que têm que falar muito, por exemplo, os docentes;
- Respeitar a vez dos outros falarem e não interromper as conversas;
- Fazer exercício físico e adoptar uma postura correcta;
- Beber bastante água à temperatura ambiente, 5 a 6 copos por dia.

Para mais informações sobre este assunto, espreitem:

http://www.diamundialdavoz.com/site_dmv/home.asp, onde podem visitar a Fábrica da Voz em vídeo e conhecer melhor tudo o que lhe diz respeito.

http://jardimdecruzeiro.blogspot.com, onde podem conhecer as actividades desenvolvidas neste âmbito, bem como duas apresentações em Powerpoint sobre a mesma temática.

E não se esqueçam, sejam Amigos da Voz, cuidem bem da vossa voz!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Cariolina e o Tartarino


Clicar para visualizar. O download pode ser feito aqui. 

Esta história foi adaptada pela Elisabete Antunes que gentilmente a enviou para publicação aqui no Jardins Saudáveis. 

Os meus, os teus e os nossos amigos


Neste tempo de recomeço/regresso é muito bom rever os amigos (em especial para quem esteve de férias/interrupção). Ao longo do 1º e 2º períodos, as crianças tiveram oportunidades de fazer amigos, criar laços e estabelecer cumplicidades. Para mim, o 3º período é o período por excelência para a integração de projectos na área da Saúde Emocional onde os afectos e os relacionamentos com os outros são o alvo da nossa intervenção. Fica aqui esta sugestão. 

O corpo a brincar



O Corpo a Brincar é um projecto de Educação Sexual no Jardim-de-Infância que foi elaborado no ano de 2007/08 pela EBS de Madalena do Pico (Açores). 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sexualidade na Infância

O Colectivo de Harimaguada (Junta de Andalucia) elaborou, há alguns anos, um conjunto de brochuras sobre várias temáticas relativas à Educação Afectivo-Sexual na Infância. Cada temática é fundamentada e acompanhada por vários exemplos práticos, que se podem transformar em excelentes propostas de trabalho. Acompanha, ainda, as brochuras um guia para o Educador.

Ainda da Junta de Andalucia, onde há longos anos se desenvolvem projectos de Educação Sexual em Infância, mais alguns documentos para Educadores e Pais:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Gravidez - Recursos

Imagens sugestivas para utilização na abordagem do tema da gravidez.
Apesar de terem sido já publicadas no EducanaWeb, penso que não poderiam deixar de constar nos Jardins Saudáveis.
Tantas dúvidas! Tanta curiosidade!
Há tantas coisas para explicar!
(clique nas imagens para abrir)
Espermato...quê?!
Afinal, as sementinhas têm nome!

Que ar tão satisfeito! Porque será?

E a barriga vai crescendo, crescendo, crescendo...

Às vezes cresce muito para caberem dois bebés!

Primeiro parece um feijãozinho mas depois vai crescendo e começa a ver-se que é um bebé!


Sugestão de leitura:

O Joca da marmelada



domingo, 12 de abril de 2009

A mulher que vivia numa bota


Era uma vez uma mulher que vivia numa bota
Todos os dias os filhos batiam-lhe à porta  
Dava-lhes sopa com pão 
e mandava-os para a cama cantando uma canção

Adenda: No Abrir e Fechar pode fazer o download de outra apresentação

Dia 23 de Abril, dia mundial do livro


Aceite o nosso desafio... torne o folhear do livro, os momentos de leitura e de escuta, momentos saudáveis na vida das crianças... porque dão prazer, porque contribuem para o bem-estar, porque favoreçem o desenvolvimento de capacidades e habilidades...
No dia 7 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde e no dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Uma sugestão para a comemoração destes eventos é a elaboração de livros temáticos que integrem o conceito "LER+ é saudável". 
Divulgue no seu blog/página, divulgue aqui no Jardins Saudáveis, contribua para que cada vez mais crianças e adultos valorizem e respeitem o livro... 

sábado, 11 de abril de 2009

Quantos dentes?

Download aqui

Na perspectiva de construção de livro e/ou jogo, esta é a segunda sugestão para trabalhar com as crianças conceitos específicos. A primeira intitulou-se "És capaz de encontrar os ovos?" e já há alguns dias que se encontra disponível no blog Ideiazinha. Continuamos assim a apresentar aqui no Jardins Saudáveis e no Ideiazinha materiais que podem ajudar na exploração da temática da Saúde Oral. Esperamos que os mesmos sejam úteis e possam vir a ser utilizados pelas crianças pelo que gostaríamos, se for caso disso, de obter algum feedback no que respeita à sua utilização. De um modo geral não inserimos grandes explicações, nem instruções no que respeita à sua realização, deixando assim aos leitores uma maior liberdade e criatividade. 

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que pensam os educadores sobre a Saúde Oral no JI?

Terminou hoje a sondagem que foi colocada neste blog para conhecer as opiniões dos leitores sobre a escovagem dos dentes no Jardim-de-Infância. 
A razão porque esta questão foi colocada teve a ver com o facto das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) referirem que a Educação para a Saúde (EpS) e a Higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância. 
Por seu lado, o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral especifica que a escovagem dos dentes deve ser efectuada duas vezes ao dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar, ficando assim a higiene oral das crianças a cargo e responsabilidade das famílias. Porém, o programa visa ir ao encontro da meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou seja, em 2020, 80% das crianças devem estar livres de cárie.  Ora, se as crianças só efectuarem duas escovagens por dia (e aqui estamos a ser bastante benevolentes) será difícil alcançar essa meta caso não sejam realizadas outro tipo de intervenções que ultrapassam a simples mas fundamental escovagem dos dentes. Mais uma vez a remediação em vez da prevenção...
Voltando à Educação de Infância e numa perspectiva da promoção da saúde oral em articulação com a intervenção familiar, será desejável que a EpS e a higiene oral estejam integradas no projecto curricular de sala. O Jardim-de-Infância pode (mas não é obrigado) com a colaboração da família e dos técnicos de saúde tornar a escovagem diária dos dentes um gesto de higiene e saúde. 
Porém, para que esta actividade se possa concretizar convenientemente, os jardins-de-infância devem possuir as condições físicas e humanas necessárias ao desenvolvimento de tal actividade. Os resultados da sondagem que, hoje aqui apresentamos vem mostrar que a escovagem dos dentes não é uma prática incondicionalmente aceite ao nível da Educação de Infância, tal como não o é ao nível dos outros graus de ensino. Nos dias de hoje e como resultado do tipo de padrão de vida social, as crianças almoçam 5 dias por semana fora de casa e portanto sem possibilidade de adquirirem hábitos de higiene oral (escovagem dos dentes após o almoço e lanche) com as eventuais consequências que daí possam resultar. 
Voltando à sondagem que aqui foi feita, sobressai uma questão fundamental e que exigiria uma análise e estudo aprofundado: O que é que contribui para que 41% dos educadores invistam pedagogicamente nesta área, enquanto 33% afirmam não o fazer por falta de condições e 25% rejeitam apriori a actividade por si só? 
Para terminar e sem o objectivo de cruzar dados apresentamos também os resultados dum estudo piloto que realizamos em 2008, onde os educadores foram questionados para saber se as actividades de EpS a desenvolver no JI deveriam ficar a cargo ou não das equipas de saúde escolar. Os dados obtidos mostram que 90% dos educadores consideram que a EpS é uma área da sua responsabilidade e que a mesma deve ser fruto da intervenção educativa, ou seja, a Promoção da Saúde e bem-estar das crianças são áreas do foro educativo.