... temos a brincadeira e a criatividade em ação. Para que precisamos de brinquedos comprados se a natureza e objetos do quotidiano são uma mais valia para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças...
... Os nossos cravos de papel não foram só vermelhos.
Experiência "Como viajam as cores"
Jardim em progresso...
Feliz Dia da Mãe
Atividades realizadas na sala A do JI da Major com a educadora Gisela Nogueira. 🌷
Estava a ler a brochura (livro) "Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar" e no meio da leitura cai-me no regaço estas fotos... As experiências em Ciências, a preocupação em melhorar o espaço exterior com a pintura de pneus, o painel do dia da mãe em que a representação feita por cada criança me devolve e espelha a sua alegria e as suas aprendizagens. A singela prenda para a mãe... A planta que se oferece com amor e carinho... O envolvimento de todos, pais, crianças, animadoras, assistentes... Vale pena crescer e aprender aqui.
Vamos melhorar o planeamento e a avaliação. Vamos crescer com cada criança, em presença e companhia.
Reconhecemos o excelente trabalho da Jaqueline, que hoje termina as suas funções a cooperar na cozinha para que ao longo deste ano pudéssemos proporcionar boas e saudáveis refeições.
O que dissemos sobre a "Dança" e sobre a 1ª sessão com o objetivo das crianças exprimirem o modo como sentem a música e criarem formas de movimento tendo como estímulo a música "Jerusalema"
*Gostei muito de dançar. A dançar parece que estou a sonhar. (Elisa)
*Eu gosto muito de dançar com ritmo e cantar com a minha mãe em Espanhol. O ritmo da dança é giro e faz com que treinamos. (Francisco)
*Eu dancei muito feliz. Em casa também danço várias músicas. (Melissa)
*Eu sei que sou uma menina a dançar. (Nair)
*Dançar é importante para nos divertimos (David)
* Gosto de dançar a música da Frozen e da Elsa. É a minha música preferida.
* Eu não danço todos os dias senão fico cansada. (Alexandra)
Sessão TIC com o programa EU SEI na sala A do JI do Fojo
nº de crianças - 8
Duração: 45 minutos
Crianças mentores- 3
Crianças mentoradas- 3
Relação interpessoal e cooperação entre as crianças em que o mentor apoia e ensina o mentorado.
Avaliação da sessão: A interação entre as crianças positiva e consistente. Harmonia, interesse, curiosidade e vontade de aprender. Os mentores assumiram com elevada prontidão e boa capacidade de explicação dos procedimentos a ter em conta.
Resultados: Crianças e educadora muito satisfeita com as aprendizagens que foram feitas, nas áreas do Conhecimento do Mundo e Expressão e Comunicação.
Atividade desenvolvida pela educadora "sustitituta" tal como referiu o Miguel.😀