sábado, 2 de outubro de 2021

Letras surpresa

Ontem no recreio os meninos da sala C fizeram uma bela surpresa à ed. Sissita.

Com Legos transformaram as peças em Letras e assim realizaram uma atividade integrada no domínio da Abordagem à Escrita.








sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Instrumentos Musicais








"
Onde as palavras falham, a música fala". (Hans Christian Andersen)

Nos nossos jardins de infância frequentados por crianças cuja língua materna não é a Portuguesa, onde acontecem dificuldades de comunicação , a música será o que une os povos e neste caso o elo de ligação entre os miúdos e graúdos. É uma forma de darmos as mãos já que a música é Universal. 

Hoje no Dia da Música desenvolveu-se a escuta, a discriminação e memória auditiva.

Sala B JI do Fojo (ed. Maria).



quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Deito-me ou sento-me?

A hora do conto é um momento agradável para as crianças.
Podem ouvir a história que eu vou contar da maneira que quiserem e se sintam mais confortáveis. Será deitado(a) ou sentado(a)? As crianças escolhem a "sua" maneira para ouvirem a história... A única exigência que é feita refere-se ao desenvolvimento de competências, nomeadamente ser capaz de escutar e tomar atenção, visualizar as imagens e as palavras escritas, responder a perguntas, aprender palavras novas, memorizar, raciocinar...Tanto que uma história oferece quando queremos aprender.
Sala A Major (ed. Cérita) 



Cores de Outono

 A pintura com cores do Outono na sala C JI do Fojo (ed. Sissita) 









quarta-feira, 29 de setembro de 2021

É isto que as crianças também precisam

 https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=195985&langid=1

Experiências como bem disse o Samuel. Experiências de vida, relacionamentos, caras e mãos enfarinhadas, relações e associações.

Ali ao dispor sem obrigação, sem tempo, sem pressa... Mas com envolvimento e alegria. No final do dia avaliamos tudo o que vivemos neste dia, coisas boas e outras menos boas. É assim a vida da criança no jardim de infância onde trabalho! 

Sala A Major (Ed. Cérita) 







terça-feira, 28 de setembro de 2021

A Música vai ao Jardim

Todas as semanas temos um momento em que outro docente vem ao nosso Jardim de Infância para partilhar connosco "coisas" da música.

Também nos nossos jardins de infância acolhemos todas as crianças sem excepção. Tentamos dar-lhes o melhor de cada um de nós, por vezes, instintivamente porque o saber técnico, as estratégias específicas, as terapias, os recursos ficam aquém das necessidades das crianças. 


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Como a criança se vê e como é vista pelos outros

Abordando a identidade da criança, como ela se vê e como é vista pelos outros. Vês-me? Desenha-me para eu me desenhar. Pormenores de um dia rico e desafiante.

Sala A JI Major David Neto (Ed. Cérita) 










O Dinis disse que não sabia desenhar. Pois não sabia mas agora já sabe. Processos que desbloqueiam e transmitem confiança. 




sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Miminhos dos meninos da sala B do Fojo

Hoje ao entrar na sala B verifiquei que as crianças estavam a elaborar os seus kits familiares para levarem para casa. 
São 6 ingredientes que vão alegrar as famílias destes meninos e meninas. 
Desejo que cada mãe e pai observe e valorize o esforço do seu filho(a) em recortar,  em escrever o nome próprio, ou seja, nas várias aprendizagens que foram trabalhadas e interiorizadas.
Através da execução destas múltiplas tarefas por parte das crianças, a educadora ficou a conhecer as potencialidades e fragilidades das crianças nas áreas da linguagem, da escrita, da motricidade fina, da memória, da associação de ideias, do raciocínio, da cooperação, a interacção... 









+ Cidadania nos nossos Jardins de Infância


 

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Mais importante que o produto final...

... É o processo. Se vejo crianças envolvidas, interessadas, curiosas porque razão hei-de considerar que as suas produções estão aquém do "escolarmente correto"?

A maioria das crianças desta sala não experimentou aguarelas e antes de lhes ensinar a técnica de utilização da aguarela, têm que experimentar e verificar que se misturarem muito as cores criam uma nova cor "a cor de burro a fugir", se pintarem e pintarem por cima rasgam a folha...

Estas são as verdadeiras Aprendizagens. As crianças aprendem fazendo, experimentando, borrando, rompendo, errando, acertando, observando, imitando...

Simplesmente aprecio estas pinturas com aguarela, porque as crianças estiveram envolvidas e concentradas na aprendizagem.

Sala A JI Major (ed. Cérita) 










Mães carinhosas, crianças felizes

O carinho com que uma mãe prepara o material da sua filha para levar para o Jardim do Fojo sensibiliza-me. 
Este dossier vai registar a "vida" desta criança durante este ano letivo no jardim de infância.
Bom Ano para ti Lara... Com muita criatividade!