segunda-feira, 8 de março de 2021
Participação das famílias e Igualdade de género
Desigualdade de género no olhar das crianças
Um vídeo interessante para trabalhar as questões da desigualdade de género. Hoje é o dia internacional da mulher. Este é um tópico que deve ser trabalhado em contexto pré-escolar, caso o nosso objetivo seja focar na temática da Cidadania. Quantas vezes não constatamos que os meninos dizem não gostar de cor-de-rosa essa cor é para as meninas. Outras vezes verificamos que os meninos não querem ir para a área da casa porque lá são as brincadeiras das meninas. Meninos brincam com carros, meninas com bonecas.
O que será que as crianças pensam sobre o assunto?
Existem brincadeiras para meninos e brincadeiras para meninas?
Registar o que as crianças dizem sobre o assunto.
Um bom mote para dar seguimento a um projeto de cidadania nesta âmbito.
Bibliografia: Educação para a Igualdade de Género
Um vídeo em Espanhol para as crianças
sábado, 6 de março de 2021
sexta-feira, 5 de março de 2021
Nós, no Jardim de Infância
No âmbito do apoio às crianças que não podem assistir às sessões síncronas/não síncronas, o departamento definiu sessões presenciais para as crianças que delas necessitam.
A sexta feira está destinada à M., à J, e à Y.
Educadora Cérita, assistentes Íris, Deolinda e Joaquina porque a M. precisa e nós também. 🌷
quinta-feira, 4 de março de 2021
quarta-feira, 3 de março de 2021
Agora as Ciências em direto às 15:00
⚠️Alerta Ciência Divertida em casa! 🧪🏠
Dia 05.03 às 15h junta-te a nós para uma experiência científica via ZOOM. 🎥🔴
Para participarem basta clicarem aqui 👇 https://us02web.zoom.us/j/9178067666
Mais Informações sobre a atividade 👉http://bit.ly/2NT5cZA
Brincar com feijões para aprender matemática
A educadora Susana Jorge brinca com a matemática. Excelente vídeo para ser visualizado pelas crianças e assim interiorizarem a noção de número. 👍❤️
terça-feira, 2 de março de 2021
Reflexão 2... Os passeios, a natureza ao nosso lado...
"Ontem na nossa reunião convidei as crianças a sair para um passeio ( perto de casa)!
Munidos de uma caixa como esta num convite à exploração!
Quantas coisas de encontram lá fora?
Quantas cores?
Formas?
Texturas?
Aromas?
Tudo isso cabe numa caixa pequena?
É preciso alimentar a necessidade de movimento das crianças! Além da necessidade de se sentirem investigadores!!
É preciso respeitar o ritmo e o foco de cada um!
É preciso respeitar as práticas sociais, familiares de cada um...
É preciso pousar o olhar no desenvolvimento global da criança apoiando essa construção de bons contextos de investigação sem causar stress às famílias ( com tarefas rebuscadas, encontros frente ao écran, com materiais que não dispõem em casa...).
A escola@distância deve fazer parte da construção de estratégias e não da adição de (novos) problemas...
Por isso...
RUA com eles!!!
A natureza é rica em materialidades!!
As crianças munidas de CEM Linguagens saberão dar-lhe uso!!!
Bom dia mundo!"
Texto e foto
https://www.sitiodaeducacao.pt/?m=1
Rotinas na casa das crianças da sala B do JI MDN
A educadora Mariana partilhou rotinas na casa do L., J.A e do D.
Tantas aprendizagens que estas tarefas possibilitam, em especial a autonomia, a cooperação e a responsabilidade por cuidar de um gatinho. Tenho um carinho especial por esta turma, porque de vez enquanto também por lá faço a minha intervenção.
Gostei de vos "ver" e saber que estão bem, mas com muitas saudades dos colegas. Beijinhos
Proposta para o Fim de Semana (Sala C JI Fojo)
"Lancei uma proposta para o fim de semana - Irem ver as amendoeiras em flor e depois fazerem um desenho ou pintura". Educadora Piedade, sala C do JI do Fojo
O A. foi ver as amendoeiras e desenhou uma. 👍
segunda-feira, 1 de março de 2021
Passar a palavra às crianças sobre o bichinho-de-conta
Já os encontrou ao levantar um tijolo ou um objeto húmido, pode até ter sentido nojo, e até mesmo perguntar-se o que a natureza estava querendo ao criá-los.
Bem, os oniscídeos, são uma subordem dos crustáceos isópodes terrestres, cuja função na evolução é eliminar metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo, os extremamente prejudiciais ao ser humano, contribuindo para a limpeza do solo e das águas subterrâneas. (Não os mate, não os esmague, passe a palavra às crianças !!!)
Bancada Ecossistema
Adaptado :
By Nando Goulart