sexta-feira, 5 de março de 2021

Nós, no Jardim de Infância

No âmbito do apoio às crianças que não podem assistir às sessões síncronas/não síncronas, o departamento definiu sessões presenciais para as crianças que delas necessitam. 

A  sexta feira está destinada à M., à J, e à Y.  






Educadora Cérita, assistentes Íris, Deolinda e Joaquina porque a M. precisa e nós também. 🌷

quarta-feira, 3 de março de 2021

terça-feira, 2 de março de 2021

Jardins Saudáveis, página no Facebook

                                                Jardins Saudáveis | Facebook


Hora de repousar ... a ouvir música


 

Reflexão 2... Os passeios, a natureza ao nosso lado...

"Ontem na nossa reunião convidei as crianças a sair para um passeio ( perto de casa)!

Munidos de uma caixa como esta num convite à exploração! 

Quantas coisas de encontram lá fora?

Quantas cores?

Formas?

Texturas?

Aromas?

Tudo isso cabe numa caixa pequena?

É preciso alimentar a necessidade de movimento das crianças!  Além da necessidade de se sentirem investigadores!!

É preciso respeitar o ritmo e o foco de cada um!

É preciso respeitar as práticas sociais, familiares de cada um...

É preciso pousar o olhar no desenvolvimento global da criança apoiando essa construção de bons contextos de investigação sem causar stress às famílias ( com tarefas rebuscadas, encontros frente ao écran, com materiais que não dispõem em casa...).

A escola@distância deve fazer parte da construção de estratégias  e não da adição de (novos) problemas...

Por isso...

RUA com eles!!!

A natureza é rica em materialidades!! 

As crianças munidas de CEM Linguagens saberão dar-lhe uso!!!

Bom dia mundo!"

                                                                 Texto e foto

                                              https://www.sitiodaeducacao.pt/?m=1

Rotinas na casa das crianças da sala B do JI MDN

A educadora Mariana partilhou rotinas na casa do L., J.A e do D. 

Tantas aprendizagens que estas tarefas possibilitam, em especial a autonomia,  a cooperação e a responsabilidade por cuidar de um gatinho. Tenho um carinho especial por esta turma, porque de vez enquanto também por lá  faço a minha intervenção. 

Gostei de vos "ver" e saber que estão bem,  mas com muitas saudades dos colegas. Beijinhos 

                                         





Proposta para o Fim de Semana (Sala C JI Fojo)

"Lancei uma proposta para o fim de semana - Irem ver as amendoeiras em flor e depois fazerem um desenho ou pintura". Educadora Piedade, sala C do JI do Fojo 



                                    O A. foi ver as amendoeiras e desenhou uma. 👍

segunda-feira, 1 de março de 2021

Passeio virtual pelo Jardim Zoológico de Lisboa

https://ecoescolas.abae.pt/our_news/dia-mundial-da-vida-selvagem-junte-se-a-nos-num-passeio-pelo-jardim/?fbclid=IwAR0liueWL_0Q6XrmxC-9Rr33F85Ib2_IrmdSfTyPxGH6wLjRHYdIH07l_As 



Passar a palavra às crianças sobre o bichinho-de-conta


Já os encontrou ao levantar um tijolo ou um objeto húmido, pode até ter sentido nojo, e até mesmo perguntar-se o que a natureza estava querendo ao criá-los.

Bem, os oniscídeos, são uma subordem dos crustáceos isópodes terrestres, cuja função na evolução é eliminar metais pesados ​​como mercúrio, cádmio e chumbo, os extremamente prejudiciais ao ser humano, contribuindo para a limpeza do solo e das águas subterrâneas. (Não os mate, não os esmague, passe a palavra às crianças !!!)

Bancada Ecossistema

Adaptado :

By Nando Goulart

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Dança... Como a sementinha


 

Sessão síncrona via ZOOM (Sala A JI Fojo)



"Crianças da sala A do Fojo a apresentar os trabalhos que mais gostaram de realizar esta semana" 

 "Crianças a demonstrar  a amizade pelos amigos  da sala" pela colega Anabela, sala A do JI do Fojo. 

A vela que faz subir a água


               Sugestão das educadoras do Departamento de Educação Pré-Escolar do AEMTG. :-)