quinta-feira, 25 de junho de 2020
Pote da calma... vamos construir a nosso!
Na nossa peça vimos de devemos separar as emoções pois assim elas funcionam melhor! Cada um escolheu qual a emoção com que se identificava mais e construiu o seu pote da calma, para levar para casa e utilizar sempre que achar necessário...
O Monstro das Cores veio à nossa sala...
Falar de EMOÇÕES... Sim temos falado do que sentimos e portanto fazia todo o sentido culminar o nosso final de ano com uma surpresa para as nossas crianças... Mas o entusiasmo foi tanto que convidámos a nossa amiga Lígia e a nossa amiga Antonieta para se juntarem a nós nesta aventura! Sim, consideramos importante envolver nos nossos projectos outros intervenientes da comunidade educativa... Cada uma construiu a sua personagem, pintando-a, combinámos alguns detalhes no final a mensagem foi consolidada. Devemos falar do que sentimos e aprender a gerir as nossas emoções...
Gostava de partilhar convosco o vídeo, mas infelizmente não poderá ser possível, por mostrar as carinhas dos pequenos...
Pipocas saltitantes...
Quantas vezes perguntamos às nossas crianças se sabem qual o produto primário de determinado alimento ou prato e elas não sabem... Hoje como era dia de espectáculo lancei este desafio de prepararmos umas deliciosas pipocas! Quando viram a máquina ainda lançaram outras hipóteses, café, gelados e depois lancei a primeira sílaba da palavra(Pi) e surgiram outras ideias (pepino). Observámos o milho e vimos a sua transformação...
terça-feira, 23 de junho de 2020
Quase a iniciar um novo ciclo... a caminho do 1º ano...
Novos desafios se avizinham... a entrada para o primeiro ciclo será certamente marcante para as crianças, pois iniciarão um novo projecto, com novas etapas... No entanto não poderemos nunca esquecer que o pré escolar é a primeira etapa da Educação para a Vida...
Representação de modelos no jogo simbólico...
Levámos a nossa casinha para a rua... que bom é brincar à sombra de uma árvore! Desempenhámos diferentes papéis no decorrer do jogo simbólico, onde as crianças podem representar modelos... e assim se desmistifica quem cumpre as tarefas domésticas...
Adivinho os sons...
O nosso cérebro é invadido diariamente por uma panóplia de informação e imagens, por isso desta vez, estimulámos o sentido da audição... Este jogo de sons em áudio permitiu que as crianças identificassem sons da natureza, do corpo humano, de animais domésticos e selvagens, de objectos do quotidiano, meios de transporte... Existe competição sim, mas saudável, para ser mais rápido a responder...
Aprendo matemática com os materiais da sala...
As crianças adoram desafios! Desta vez recorremos aos materiais da nossa sala para aprender e consolidar aprendizagens relacionadas com conceitos matemáticos... Realizámos contagens, reunimos conjuntos, classificámos, fizemos seriação. E respondemos a desafios para adquirir noções espaciais. passar por baixo das mesas, por cima das cadeiras, contornámos objectos em zigue zague, etc... O movimento em parceria com o pensamento lógico-matemático...
A arte envolve a criança...
A criatividade e a liberdade devem ser constantemente invocadas, pois só desta forma a criança terá noção das suas potencialidades expressivas... Pintura abstracta ou registos concretos? Não devemos limitar, cada uma escolhe o que mais lhe apraz... Os vitrais deram cor e magia à nossa sala!
sábado, 20 de junho de 2020
Transplantar e continuar a tarefa em casa...
Ao longo de alguns dias fomos acompanhando o crescimento e evolução das nossas batatas doces... Criaram raízes, nasceram folhas e chegou então o momento de transplantar! Uma palavra difícil que implica mudar a planta de lugar, neste caso directamente para o vaso que as irá levar para varandas, jardins e hortas das nossas crianças, que assumiram a responsabilidade de continuar a cuidar delas... Verdadeiros exemplos de cidadania!
Subscrever:
Mensagens (Atom)