terça-feira, 23 de junho de 2020

A arte envolve a criança...









A criatividade e a liberdade devem ser constantemente invocadas, pois só desta forma a criança terá noção das suas potencialidades expressivas... Pintura abstracta ou registos concretos? Não devemos limitar, cada uma escolhe o que mais lhe apraz... Os vitrais deram cor e magia à nossa sala!

sábado, 20 de junho de 2020

Transplantar e continuar a tarefa em casa...


Ao longo de alguns dias fomos acompanhando o crescimento e evolução das nossas batatas doces... Criaram raízes, nasceram folhas e chegou então o momento de transplantar! Uma palavra difícil que implica mudar a planta de lugar, neste caso directamente para o vaso que as irá levar para varandas, jardins e hortas das nossas crianças, que assumiram a responsabilidade de continuar a  cuidar delas... Verdadeiros exemplos de cidadania!

Citrinos... o que é isso?






Porque não recorrer ao que a natureza nos dá para promover aprendizagens... Descobrimos que a laranja e o limão têm cores diferentes mas a textura das suas cascas são muito semelhantes, ambos têm caroços, ao cortar têm um "desenho simétrico", o sabor é ácido e são ricos em vitamina D, tão importante para o nosso organismo. Tivemos oportunidade de saborear , comparar e discutir as características da  limonada e do sumo de laranja!

Vamos à caça do Urso?














Querem ouvir esta história? E entrar dentro dela? Foram estas as perguntas que fiz antes de iniciarmos este percurso de erva, água, lama, floresta, gelo e caverna... Foi fantástica a disponibilidade das crianças para, descalços, se proporcionarem a estas sensações...
As histórias são tesouros, cabe-nos a nós, procurarmos, activamente, envolver as crianças no enredo. No final aprendemos que devemos respeitar os habitats dos animais e que muitas vezes o homem é um intruso e causador da destruição dos mesmos!

Brincadeiras com balões de água...



Aliar o divertimento à realização de movimentos  concretos, como o lançamento, permite desenvolver destrezas motoras, concentração, manipulação de materiais diversificados, pontaria, etc...
Já para não falar na promoção de momentos que ajudam a desenvolver a resiliência, apoiando a criança para continuar a tentar e valorizar as suas conquistas...

Jogo de rimas... quem aceita o desafio?


É preciso tão pouco para desenvolver a linguagem e brincar com os sons das palavras... As rimas promoveram a contagem e reconhecimento das letras, a destreza oral ao encontrar uma panóplia de palavras com sons semelhantes... e o desafio de ser rápido a realizar esta tarefa...

Deram-me uma burra que era mansa que era brava... foi apenas o mote para a criatividade nos movimentos...





A "Cantiga da burra" uma canção tradicional proporcionou momentos de muito movimento... uma linha muito ténue entre  a dança e a ginástica! Respeitando as aptidões das crianças!

Desenhar com sombras...










Depois de seleccionarem qual a melhor estratégia para recuperar os dinossauros no gelo, fizemos uma outra descoberta ... podemos desenhar a sombra dos animais! É importante que as crianças organizem as suas ideias, verbalizem as suas criações e se apercebam do valor da escrita...

quarta-feira, 17 de junho de 2020

A banda que vai vencer o vírus a cantar...

Esta música foi uma das estratégias para abordar os cuidados de higiene e distanciamento nesta situação que vivemos. Passado pouco tempo "ficou no ouvido" e são as crianças que pedem constantemente para a ouvir. Daí surgiu a ideia de fazer um espectáculo em que seríamos uma banda. Vivemos a experiências dos camarins, onde cada um teve oportunidade de escolher os seus adereços, ensaiar e preparar a apresentação! Foi muito divertido!

Lengalengas e gargalhadas...


Tudo começou com uma brincadeira de adivinhas sobre animais... Nós dávamos as pistas e eles pediam:
-"Agora uma mais difícil"...
Logo, logo apareceu um livro, da  Luísa Ducla Soares, com adivinhas que conseguiram arrancar umas gargalhadas a todos!