segunda-feira, 15 de junho de 2020

Invenções do homem que nos ajudam no nosso dia a dia... e como era antigamente?











 Hoje, na nossa escola falámos de invenções que facilitam o nosso dia a dia, como por exemplo: o carro, o fogão, o micro-ondas, o aspirador, a máquina de lavar loiça, de lavar roupa, etc... O objectivo foi colocar as crianças a pensar como era a vida antigamente, muito mais árdua e demorada em tarefas em que utilizamos os electrodomésticos acima referidos... Por isso, desenvolvemos o jogo simbólico e até a motricidade fina a realizar uma delas, lavar a roupa à mão e estender na corda.  Parecia uma tarefa fácil, mas deu para perceber que a máquina é essencial e faz-nos ganhar tempo...
Mexemos em água, ensaboámos, esfregámos, enxaguámos e torcemos para finalmente estender... Reparámos que as peças de roupa tinham texturas diferentes, umas mais grossas, de lã, outras mais fininhas, outras de algodão, de uma só cor, com padrões, etc...

domingo, 14 de junho de 2020

Um Mundo mais verde...




Um livro fantástico, com janelas que nos remetem para informação relevante no que diz respeito ao Preservar o nosso Planeta! Poupar água, como? Separar o lixo, sempre que possível, não destruir as florestas. Como me desloco para a escola? Reconheço alternativas mais amigas do ambiente. O aquecimento global, a extinção dos habitats de alguns animais.. Uma série de textos ilustrados que permitem a reflexão em grupo e a discussão do nosso papel na sociedade. Podemos e devemos, desde crianças, aliar-nos a boas causas defensoras do ambiente e da qualidade de vida!

No Algarve existem muitas amendoeiras... e podemos trazer um bocadinho da nossa cultura gastronómica para o nosso lanche!


Existem frutos secos  e podemos usá-los para confeccionar uma deliciosa tarte de amêndoa! Hoje tivemos um lanche diferente, com um produto característico do Algarve...

Em tempos de distanciamento, abordámos uma história magnífica com uma mensagem de altruísmo... A árvore generosa!






Temos dedicado algum do nosso tempo a conhecer sementes, plantas e árvores, daí ter escolhido uma história deliciosa, com uma mensagem muito forte acerca de "dar ao outro", estar atento às necessidades dos outros... dando ênfase à amizade, ao amor e por vezes a algum egoísmo. Este livro,de uma ilustração subtil permitiu que as crianças identificassem que a história tem o início, o desenvolvimento e o fim. Mais um desafio... Pedi a cada uma que seleccionasse cada uma das partes, de acordo com o que mais lhe chamou a atenção e numa folha dividida em três partes, respeitassem o espaço e, tal como o ilustrador, usassem apenas uma cor.  Maravilhoso o que os olhos de uma criança consegue ver!

Partilha com a comunidade educativa... alerta sobre cuidados de prevenção






É nosso dever como cidadãos participativos no processo educativo, fazer chegar as nossas aprendizagens à comunidade... Desta forma e porque o assunto é inevitavelmente abordado diariamente, combinámos construir dois Corona vírus e presentear a D. Lígia da nossa biblioteca e a D. Antonieta da reprografia, com o intuito de alertá-las para os cuidados a ter como forma de prevenção, relativamente ao covid-19. As crianças foram os mensageiros e portaram-se lindamente!

Falamos na poupança mas... conhecemos os diferentes estados da água?








Uma chaleira, um jarro medidor e uma pipeta... foram alguns dos utensílios usados para descobrir que ao realizarmos uma receita de culinária (gomas de gelatina saudáveis) podemos estar a fazer uma experiência! Que quantidade de água colocamos, teremos de ler a receita, medir, acrescentar o pó, colocar nas formas com a pipeta, etc... Para além de podermos observar a água no estado líquido, ver o vapor a sair da chaleira(gasoso) e finalmente comer a gelatina no estado sólido, estão também presentes conceitos de matemática, com as quantidades e a contagem do número de elementos nas formas... A ilustração personalizada dos copos de papel e a distribuição por todos permitiu que cada uma tivesse noção de partilha!

Germinação do feijão...







Nestas experiências de germinação promovemos a reciclagem de copos de iogurte, garrafões de água e relembramos o nosso dever de "defensores do ambiente". É importante que as crianças reconheçam os alimentos que consomem e consigam aliá-los a uma alimentação saudável. O envolvimento no processo permite que cada um lance hipóteses, desenvolva o pensamento crítico e o espírito científico. Haverá melhor aprendizagem que" meter a mão na terra",  literalmente?

As nossas plantas estão a crescer... e as batatas já têm raízes!








Os nossos cuidados diários em regar e colocar ao sol começam a dar resultados na nossa horta e nas nossas experiências... É delicioso ouvi-los dizer" Posso ir ver se a minha plantinha já nasceu?" A curiosidade e a responsabilidade têm sido bons aliados nesta aventura para conhecer o crescimento das plantas.