O nosso trabalho como educadores, assistentes, pais é este. Regressamos com esta perspetiva e que ela acolha todos os que connosco interagem em boa companhia.
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Aprender a saudar criativamente 👍
O que devemos transmitir às crianças para que se interiorizem novas formas criativas de saudar os colegas e as educadoras.
Créditos: Cruz Vermelha da Delegação de Santo Tirso
domingo, 24 de maio de 2020
sábado, 23 de maio de 2020
História "O livro dos sentimentos"
"O livro dos sentimentos" de Todo Parr
Cheio de cores e imagens simples este livro mostra às crianças que tudo o que sentimos é importante e é também devemos partilhá-lo, sem medos nem vergonhas.
Uma história sobre a consciência e a autogestão emocional.
Cheio de cores e imagens simples este livro mostra às crianças que tudo o que sentimos é importante e é também devemos partilhá-lo, sem medos nem vergonhas.
Uma história sobre a consciência e a autogestão emocional.
sexta-feira, 22 de maio de 2020
Gabriel da sala A da Major
Muito trabalhador o Gabriel da sala A da Major... Sempre pronto para responder aos desafios!!! Revelou-nos qual a sua história favorita, trabalho de equipa com a sua irmã na confecção de biscoitos e até aqui é possível trabalhar a escrita, bem como no registo das letras do abecedário!
O que gostavas de ser?
"Quando for grande
quero ser astronauta,
bombeira, veterinária,
dinossauro, bruxa, dentista,
polícia, borboleta, moleirinha,
fada, domadora de dragões,
futebolista, joaninha, se calhar até mesmo
uma estrela, ou uma nuvem a viajar.
Entretanto, vou aprendendo a ser eu."
Filipe de Bruxelas. In: Primeiro cresci no coração.
Via Mala de Histórias
quero ser astronauta,
bombeira, veterinária,
dinossauro, bruxa, dentista,
polícia, borboleta, moleirinha,
fada, domadora de dragões,
futebolista, joaninha, se calhar até mesmo
uma estrela, ou uma nuvem a viajar.
Entretanto, vou aprendendo a ser eu."
Filipe de Bruxelas. In: Primeiro cresci no coração.
Via Mala de Histórias
Tecnologias associadas à aprendizagem
As tecnologias são reconhecidas como aliados de uma aprendizagem activa... Através destas as crianças podem desenvolver competências de diversas áreas do desenvolvimento... Neste caso, a Lara Matias, o Davidson e a Lara Ribeiro, da sala A da Major, comprovaram isso mesmo quando responderam às propostas relacionadas com a consciência fonológica e a divisão silábica, ao verem e ouvirem uma história ou identificar letras e palavras...
Símbolos matemáticos divertidos
As noções e conceitos matemáticos podem e devem ser associados a símbolos, neste caso o maior, o menor e o igual... Mas como auxiliar a criança nesta tarefa? Fácil, trazemos para a actividade o crocodilo... Sim o crocodilo com a sua enorme boca que vai ser direccionada consoante a observação dos objectos comparados ou mesmo na comparação de quantidades/números. O Gabriel da sala A da Major improvisou e muito bem a proposta lançada!
Higiene e poupança de água
Os momentos de higiene, lavar as mãos e os dentes, são ocasiões perfeitas para relembrar algumas questões de cidadania relacionadas com o reconhecimento da água como um bem vital e finito e do nosso dever na sua poupança... O Davidson da sala A da Major respondeu ao desafio e mostrou que sabe e cumpre esses comportamentos amigos do ambiente... Também demonstrou que já tem autonomia para o fazer em casa...
Subscrever:
Mensagens (Atom)