segunda-feira, 25 de maio de 2020

Quase a recomeçar...

O nosso trabalho como educadores, assistentes, pais é este. Regressamos com esta perspetiva e que ela acolha todos os que connosco interagem em boa companhia. 

Aprender a saudar criativamente 👍

O que devemos transmitir às crianças para que se interiorizem novas formas criativas de saudar os colegas e as educadoras. 



Créditos: Cruz Vermelha da Delegação de Santo Tirso 




sexta-feira, 22 de maio de 2020

Gabriel da sala A da Major



Muito trabalhador o Gabriel da sala A da Major... Sempre pronto para responder aos desafios!!! Revelou-nos qual a sua história favorita, trabalho de equipa com a sua irmã na confecção de biscoitos e até aqui é possível trabalhar a escrita, bem como no registo das letras do abecedário!

Sessão síncrona da sala A do JI do Fojo


Sessão através do Meet








O que gostavas de ser?

"Quando for grande
quero ser astronauta,
bombeira, veterinária,
dinossauro, bruxa, dentista,
polícia, borboleta, moleirinha,
fada, domadora de dragões,
futebolista, joaninha, se calhar até mesmo
uma estrela, ou uma nuvem a viajar.
Entretanto, vou aprendendo a ser eu."

Filipe de Bruxelas. In: Primeiro cresci no coração.
Via Mala de Histórias

Tecnologias associadas à aprendizagem



As tecnologias são reconhecidas como aliados de uma aprendizagem activa... Através destas as crianças podem desenvolver competências de diversas áreas do desenvolvimento... Neste caso, a Lara Matias, o Davidson e a Lara Ribeiro, da sala A da Major, comprovaram isso mesmo quando responderam às propostas relacionadas com a consciência fonológica e a divisão silábica, ao verem e ouvirem uma história ou identificar letras e palavras...

Símbolos matemáticos divertidos

As noções e conceitos matemáticos podem e devem ser associados a símbolos, neste caso o maior, o menor e o igual... Mas como auxiliar a criança nesta tarefa? Fácil, trazemos para a actividade o crocodilo... Sim o crocodilo com a sua enorme boca que vai ser direccionada consoante a observação dos objectos comparados ou mesmo na comparação de quantidades/números. O Gabriel da sala A da Major improvisou e muito bem a proposta lançada!