domingo, 24 de maio de 2020
sábado, 23 de maio de 2020
História "O livro dos sentimentos"
"O livro dos sentimentos" de Todo Parr
Cheio de cores e imagens simples este livro mostra às crianças que tudo o que sentimos é importante e é também devemos partilhá-lo, sem medos nem vergonhas.
Uma história sobre a consciência e a autogestão emocional.
Cheio de cores e imagens simples este livro mostra às crianças que tudo o que sentimos é importante e é também devemos partilhá-lo, sem medos nem vergonhas.
Uma história sobre a consciência e a autogestão emocional.
sexta-feira, 22 de maio de 2020
Gabriel da sala A da Major
Muito trabalhador o Gabriel da sala A da Major... Sempre pronto para responder aos desafios!!! Revelou-nos qual a sua história favorita, trabalho de equipa com a sua irmã na confecção de biscoitos e até aqui é possível trabalhar a escrita, bem como no registo das letras do abecedário!
O que gostavas de ser?
"Quando for grande
quero ser astronauta,
bombeira, veterinária,
dinossauro, bruxa, dentista,
polícia, borboleta, moleirinha,
fada, domadora de dragões,
futebolista, joaninha, se calhar até mesmo
uma estrela, ou uma nuvem a viajar.
Entretanto, vou aprendendo a ser eu."
Filipe de Bruxelas. In: Primeiro cresci no coração.
Via Mala de Histórias
quero ser astronauta,
bombeira, veterinária,
dinossauro, bruxa, dentista,
polícia, borboleta, moleirinha,
fada, domadora de dragões,
futebolista, joaninha, se calhar até mesmo
uma estrela, ou uma nuvem a viajar.
Entretanto, vou aprendendo a ser eu."
Filipe de Bruxelas. In: Primeiro cresci no coração.
Via Mala de Histórias
Tecnologias associadas à aprendizagem
As tecnologias são reconhecidas como aliados de uma aprendizagem activa... Através destas as crianças podem desenvolver competências de diversas áreas do desenvolvimento... Neste caso, a Lara Matias, o Davidson e a Lara Ribeiro, da sala A da Major, comprovaram isso mesmo quando responderam às propostas relacionadas com a consciência fonológica e a divisão silábica, ao verem e ouvirem uma história ou identificar letras e palavras...
Símbolos matemáticos divertidos
As noções e conceitos matemáticos podem e devem ser associados a símbolos, neste caso o maior, o menor e o igual... Mas como auxiliar a criança nesta tarefa? Fácil, trazemos para a actividade o crocodilo... Sim o crocodilo com a sua enorme boca que vai ser direccionada consoante a observação dos objectos comparados ou mesmo na comparação de quantidades/números. O Gabriel da sala A da Major improvisou e muito bem a proposta lançada!
Higiene e poupança de água
Os momentos de higiene, lavar as mãos e os dentes, são ocasiões perfeitas para relembrar algumas questões de cidadania relacionadas com o reconhecimento da água como um bem vital e finito e do nosso dever na sua poupança... O Davidson da sala A da Major respondeu ao desafio e mostrou que sabe e cumpre esses comportamentos amigos do ambiente... Também demonstrou que já tem autonomia para o fazer em casa...
Estados da água nos alimentos
Conhecer alguns estados da água e explorar a sua alteração pode ser dinamizado através de uma experiência de culinária... O Gabriel da sala A da Major executou uma proposta apresentada em que ao confeccionar gomas saudáveis com gelatina teve oportunidade de observar a passagem da água do estado líquido para o estado sólido... Actividade em família, experiência e a melhor parte poder comer destas gomas sem problemas, diferenciando os alimentos saudáveis dos prejudiciais...
Dia da Terra
É nosso dever como cidadãos activos na protecção e preservação do planeta Terra conhecer os riscos e as consequências dos nossos actos... Queremos naturalmente um planeta limpo, em que a biodiversidade cresça! O Guilherme e o Simão da sala A da Major acolheram com gosto o desafio de nos apresentar um planeta terra feliz!
Dia da mãe
O dia da mãe é sempre um dia especial! Neste ano não poderia ser diferente e como tal a Lara Matias, a Isa e o Simão da sala A da Major fizeram um miminho para as suas mamãs! Tenho a certeza que adoraram!
Escrita emergente com sementes
A germinação permitiu que as crianças explorassem e conhecessem todo o processo, desde a semente até à planta... Mas porque não utilizar esses recursos para canalizar a atenção das crianças para a escrita de uma forma lúdica, e associar as várias propostas... Foram várias as crianças da sala A da Major que responderam ao desafio, escreveram o nome e algumas a palavra mãe e até o seu nome!
Subscrever:
Mensagens (Atom)