sexta-feira, 8 de maio de 2020
Vamos brincar com os sons
Hoje vamos aprender a distinguir sons. Todos vocês que vão para o 1º ano já já fizeram esta atividade com a Ana. Por isso vão descobrir logo! Bom jogo
"Amigos querem ir à pesca com o Falaroco e os amigos dele? Como? É fácil, nas imagens que coloquei aqui, vão rodear as palavras que começam com o mesmo som do amigo pescador. Se o pescador for o Tubarão vocês rodeiam palavras começadas por T, se o pescador for o Falaroco rodeiam ..... isso ! Palavras começadas por F. Vocês são mesmo fantásticos! Vamos lá ajudar o Falaroco, o Golfinho. o Tubarão e a Baleia?"
Etiquetas:
Componente letiva não presencial,
consciência fonológica,
crianças em casa,
expressão e comunicação,
fica em casa,
Jogo,
linguagem oral
quinta-feira, 7 de maio de 2020
Pais que sabem tirar partido do #estudoEmcasa
A Ana tem dois filhos. A Diana tem 8 anos e o Dinis tem 4 anos. A Diana tem que acompanhar as aulas do #estudoEmcasa e necessita muito do apoio da mãe e do pai para concretizar as tarefas. Quem tem filhos sabe muito bem como os irmãos gostam de estar juntos, e os mais novos gostam de acompanhar as tarefas dos mais velhos evoluindo e aprendendo bastante com isso. Por isso pergunto que sentido fará cada um dos irmãos no seu canto com tarefas diferentes?
Para ilustrar este meu ponto de vista vou exemplificar com a seguinte tarefa, conforme podem verificar pelas fotos colocadas neste post.
Digam-me lá se não foi muito mais desafiante esta atividade para estes meninos? Uma série de aprendizagens que foram feitas e nenhum deles perdeu com isso...
Pelo contrário enriqueceu-os!
Obrigada Ana por nos mostrares como os pais que não são professores conseguem de um modo excepcional dar oportunidades aos filhos de serem eles, de emitirem a sua opinião, de fazerem o que gostam, de se automotivarem para fazerem mais e melhor.
Tarefa: Fazer um arco-íris com objetos disponíveis em casa (tema: cor, disciplina Educação Artística).
Tarefa: Fazer um arco-íris com objetos disponíveis em casa (tema: cor, disciplina Educação Artística).
quarta-feira, 6 de maio de 2020
Em casa do Gabriel da sala A JI Fojo
Muita coisa tem andado o Gabriel a fazer... E nos "entretantos" caiu-lhe um dente.
A Maria Inês tem dado uma ajuda pois não quer ficar para trás. Para o próximo ano letivo ela estará connosco no Fojo.
Beijinhos para os dois.
Hora de ouvir a história
Fotos: Isabel Jordão
A Isabel (Bélinha) é uma contadora de histórias e dinamiza atividades na Biblioteca Municipal de Portimão. A Bélinha tem um cãozinho muito engraçado, o Jordy que adora ouvir histórias. Sabem uma coisa eu acho é que ele gosta muito da dona e por isso está tão atento.E vocês o que acham?
Atividade musical
A música faz parte das Orientações Curriculares para o Pré Escolar, pelo que partilho esta atividade que pais e filhos podem fazer em casa. Vamos lá desenvolver a acuidade auditiva, concentração, controle motor, etc, etc.
terça-feira, 5 de maio de 2020
Massa maluca
No meu jardim quando fazia esta massa, chamava-lhe massa mágica e fazia com farinha maizena e água. Não punha corante. Os miúdos adoravam a experiência do duro e o escorrer pelos dedos. Por outro lado, é uma massa que deixa as mãos macias. Um 2 em 1. 😉
A Sarita veio ao Jardim 18
Olá a todos!
A Natureza é fascinante não acham? A Sarita adora estudar os fenómenos da Natureza e, vejam só, hoje decidiu falar-vos sobre os VULCÕES!!! 😉
Ora vamos lá fazer uma erupção vulcânica!
Em casa do João da turma B JI Major David Neto
Algumas atividades que o João tem feito em casa.
Um agradecimento à minha colega Filomena pela partilha.
segunda-feira, 4 de maio de 2020
Subscrever:
Mensagens (Atom)