domingo, 19 de abril de 2020
Será que consegues fazer?
Começar o dia com a exploração de Ritmos. Muita boa esta atividade para desenvolvimento da atenção, concentração, ritmo e rapidez de execução. Não se baralhem! 😄
sábado, 18 de abril de 2020
Chá das cinco para mim... Lanchinho para ti
Nada mais fácil de fazer. Os pãezinhos de yogurt, receita da nossa Psicóloga Mafalda.
Qualquer um consegue fazer e melhor ainda comer.
Ingredientes:
2 yogurts naturais
3 copos de farinha (medida copo de yogurt).
Pitada de sal
Fermento
Misturar, amassar, fazer bolinhas e forno com elas mais ou menos 20 minutos.
Pronto vou lanchar!
Qualquer um consegue fazer e melhor ainda comer.
Ingredientes:
2 yogurts naturais
3 copos de farinha (medida copo de yogurt).
Pitada de sal
Fermento
Misturar, amassar, fazer bolinhas e forno com elas mais ou menos 20 minutos.
Pronto vou lanchar!
Aprender a desenhar com Adão Conde
O artista que pintou um cavalo azul de Eric Carle, Kalandraka é um livro que sempre gostei de explorar no JI. O Adão Conde ensina a desenhar um cavalo azul... Que afinal com 2 canetas azuis se torna fácil. Vamos pedir ajuda aos pais e fazer cavalos azuis, amarelos, verdes, laranjas... Depois enviem-me para eu publicar! 🐴🐎🦄
A Sarita veio ao jardim 17
Olá! Olá!
Todos nós somos verdadeiros artistas sabiam? A nossa imaginação permite-nos viajar e criar coisas maravilhosas.
Por onde começar? Porque não começar por um simples Ponto?
Oiçam a história que a Sarita vos traz hoje hoje... e sejam artistas!
Todos nós somos verdadeiros artistas sabiam? A nossa imaginação permite-nos viajar e criar coisas maravilhosas.
Por onde começar? Porque não começar por um simples Ponto?
Oiçam a história que a Sarita vos traz hoje hoje... e sejam artistas!
A Sarita veio ao jardim 16
Ora Viva!
A Sarita traz-vos uma receita deliciosa para adoçar o vosso fim de semana.
Aos ingredientes que ela vos indica, acrescentem muitos quilos de amor, diversão qb e umas pitadas de paciência. No final, polvilhem com muito carinho.... e deliciem-se!
sexta-feira, 17 de abril de 2020
quarta-feira, 15 de abril de 2020
De Gaia ao Porto pelo rio douro, vales, encostas e colinas verdejantes
Partilho aqui uma técnica da Sara Cid e tal como ela diz " É super fácil de fazer. Aprendi esta técnica já há uns anos. É para substituir o papel mache que é uma bodega e suja tudo. Jornal amarrotado e fita cola de papel mais guaches. Muito mais limpo e fácil."
E o resultado é excelente proporcionando ao autor da atividade um conjunto de aprendizagens tendo como mote" Aprende-se melhor fazendo do que só ouvindo ou lendo". Parabéns!
E o resultado é excelente proporcionando ao autor da atividade um conjunto de aprendizagens tendo como mote" Aprende-se melhor fazendo do que só ouvindo ou lendo". Parabéns!
Gelo, sal e corantes ... uma experiência feita pela Sara
Fizemos a experiência do gelo, com uma camada de sal e depois colocou-se cores por cima (usamos corantes em pó) e foi criando umas bolsas com cor por dentro.
Ser ativo em casa - Prof. Carlos Godinho
Acrescento mais uma do meu neto... Arrumar brinquedos só com os pés. Risada pegada! 😄
Eduardo Sá relembra-nos!
Vale a pena pensarmos nisto.
"Não se esqueçam, também, das crianças do pré-escolar. Daquelas que, em seis meses, poderiam ter “crescido” muito mais em meio escolar e que, na transição dos 5 para os 6, com seis meses de quarentena, vão precisar de famílias e de professores com muito bom senso e numa sintonia “premium” na transição para o ensino básico. Se, habitualmente, a dificuldade está em que elas estejam sentadas, desta vez, essa dificuldade será maior. E não se esqueçam daqueles que, com menos de 5, foram “morrendo de saudades” da sua educadora e dos seus colegas e que, quando regressarem, vão ter que passar, outra vez, por reacções que, nalgumas crianças, vos farão lembrar os primeiros meses de infantário."
Eduardo Sá
"Não se esqueçam, também, das crianças do pré-escolar. Daquelas que, em seis meses, poderiam ter “crescido” muito mais em meio escolar e que, na transição dos 5 para os 6, com seis meses de quarentena, vão precisar de famílias e de professores com muito bom senso e numa sintonia “premium” na transição para o ensino básico. Se, habitualmente, a dificuldade está em que elas estejam sentadas, desta vez, essa dificuldade será maior. E não se esqueçam daqueles que, com menos de 5, foram “morrendo de saudades” da sua educadora e dos seus colegas e que, quando regressarem, vão ter que passar, outra vez, por reacções que, nalgumas crianças, vos farão lembrar os primeiros meses de infantário."
Eduardo Sá
Desenvolver a autonomia e independência
Aproveitar este tempo em casa para proporcionar às crianças atividades que promovam a sua independência. Como por exemplo:
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.
Vulcões com pasta de açúcar
A Sara andou a fazer vulcões.
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
terça-feira, 14 de abril de 2020
Temos Magalhães nos JI
Na turma onde estive este ano letivo, a desenvolver um projeto de programação e robótica (KML2 da Universidade do Minho) também utilizei os computadores Magalhães com as crianças. Temos instalado nesses computadores, um programa muito velhinho, o "Eu Sei" e as aprendizagens que as crianças fizeram foram fantásticas. Estavam habituadas a tablets e telemóveis e depararam-se com um computador que lhes exigiu outra maneira de "ser, estar e fazer ", nomeadamente no desenvolvimento da destreza manual, no controle motor, na concentração e na resolução de problemas, já para não falar das aprendizagens que foram feitas de acordo com os projeto que se estava a desenvolver.
Ficam aqui alguns registos que mostram as crianças em ação, onde se pode verificar que os Magalhães, apesar de "fora de uso" foram uma mais valia para o desenvolvimento de competências no âmbito do "Mundo tecnológico e a utilização das tecnologias" (área de Conhecimento do Mundo - OCEPE, 2016).
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
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