sábado, 18 de abril de 2020

A Sarita veio ao jardim 17

Olá! Olá!
Todos nós somos verdadeiros artistas sabiam? A nossa imaginação permite-nos viajar e criar coisas maravilhosas. 
Por onde começar? Porque não começar por um simples Ponto?
Oiçam a história que a Sarita vos traz hoje hoje... e sejam artistas!






A Sarita veio ao jardim 16


Ora Viva!
A Sarita traz-vos uma receita deliciosa para adoçar o vosso fim de semana.
Aos ingredientes que ela vos indica, acrescentem muitos quilos de amor, diversão qb e umas pitadas de paciência. No final, polvilhem com muito carinho.... e deliciem-se!

quarta-feira, 15 de abril de 2020

De Gaia ao Porto pelo rio douro, vales, encostas e colinas verdejantes

Partilho aqui uma técnica da Sara Cid e tal como ela diz  " É super fácil de fazer.  Aprendi esta  técnica já há uns anos.  É  para substituir o papel mache que é uma bodega e suja tudo. Jornal amarrotado e fita cola de papel mais guaches.  Muito mais limpo e fácil."
E o resultado é excelente proporcionando ao autor da atividade um conjunto de aprendizagens tendo como mote" Aprende-se melhor fazendo do que só ouvindo ou lendo". Parabéns!




Gelo, sal e corantes ... uma experiência feita pela Sara

Fizemos a experiência do gelo, com uma camada de sal e depois colocou-se cores por cima (usamos corantes em pó) e foi criando umas bolsas com cor por dentro.



Ser ativo em casa - Prof. Carlos Godinho

Aqui ficam umas ideias giras para os miúdos se divertirem.
Acrescento mais uma do meu neto... Arrumar brinquedos só com os pés. Risada pegada! 😄

Eduardo Sá relembra-nos!

Vale a pena pensarmos nisto.

"Não se esqueçam, também, das crianças do pré-escolar. Daquelas que, em seis meses, poderiam ter “crescido” muito mais em meio escolar e que, na transição dos 5 para os 6, com seis meses de quarentena, vão precisar de famílias e de professores com muito bom senso e numa sintonia “premium” na transição para o ensino básico. Se, habitualmente, a dificuldade está em que elas estejam sentadas, desta vez, essa dificuldade será maior. E não se esqueçam daqueles que, com menos de 5, foram “morrendo de saudades” da sua educadora e dos seus colegas e que, quando regressarem, vão ter que passar, outra vez, por reacções que, nalgumas crianças, vos farão lembrar os primeiros meses de infantário."

Eduardo Sá

Sugestão da nossa Psicóloga


Desenvolver a autonomia e independência

Aproveitar este tempo em casa para proporcionar às crianças atividades que promovam a sua independência. Como por exemplo:
- Arrumar o quarto;
- Ajudar nas limpezas diárias;
- Vestir-se e calçar-se sózinha;
- Ajudar a pôr a mesa;
- Ajudar a confeccionar um bolo;
Ou seja levar a criança a ser cada vez mais autónoma.

Vulcões com pasta de açúcar

A Sara andou a fazer vulcões. 
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara) 





terça-feira, 14 de abril de 2020

Temos Magalhães nos JI

Na turma onde estive este ano letivo, a desenvolver um projeto de programação e robótica (KML2 da Universidade do Minho) também utilizei os computadores Magalhães com as crianças. Temos instalado nesses computadores, um programa muito velhinho, o "Eu Sei" e as aprendizagens que as crianças fizeram foram fantásticas. Estavam habituadas a tablets e telemóveis e depararam-se com um computador que lhes exigiu outra maneira de "ser, estar e fazer ", nomeadamente no desenvolvimento da destreza manual, no controle motor, na concentração e na resolução de problemas, já para não falar das aprendizagens que foram feitas de acordo com os projeto que se estava a desenvolver.  
Ficam aqui alguns registos que mostram as crianças em ação, onde se pode verificar que os Magalhães, apesar de "fora de uso" foram uma mais valia para o desenvolvimento de competências no âmbito do "Mundo tecnológico e a utilização das tecnologias" (área de Conhecimento do Mundo - OCEPE, 2016).
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?






Maria Contarolante

Histórias tão giras para ouvirmos a qualquer hora do dia.

A Páscoa da Sara

Hoje vamos partilhar algumas atividades que a Sara da turma B fez em casa. 
" Fizemos pizza, pão e também ovos decorados para a Páscoa.
Ah também fizemos uma caça ao tesouro,ideia do pai,claro que teve a ajuda da mãe para ler as pistas e dar um empurrão a decifrar...no fim encontrou uma mescilânea de doces,guaches e outras coisas para se entreter! " (Mónica, mãe da Sara). 




Caseirar com a educadora Raquel Amorim

Começou o 3 período e hoje trago-vos um vídeo da educadora Raquel Amorim que nos vai ensinar ... Querem saber o quê? Então vejam!
Fiquem bem em casa!

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Programação no JI

Foram desenvolvidas sessões de programação numa turma do nosso agrupamento. Utilizou-se o programa Scratchjr que as famílias poderão descarregar e utilizar com as crianças.