"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Vulcões com pasta de açúcar
A Sara andou a fazer vulcões.
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
"Fizemos um vulcão com pasta de açúcar que pintamos com corantes em pó que tinha dos bolos, depois na cavidade colocamos um tubo improvisado com bicarbonato de sódio e corante vermelho para depois culminar numa erupção causada pelo vinagre." (Mãe da Sara)
terça-feira, 14 de abril de 2020
Temos Magalhães nos JI
Na turma onde estive este ano letivo, a desenvolver um projeto de programação e robótica (KML2 da Universidade do Minho) também utilizei os computadores Magalhães com as crianças. Temos instalado nesses computadores, um programa muito velhinho, o "Eu Sei" e as aprendizagens que as crianças fizeram foram fantásticas. Estavam habituadas a tablets e telemóveis e depararam-se com um computador que lhes exigiu outra maneira de "ser, estar e fazer ", nomeadamente no desenvolvimento da destreza manual, no controle motor, na concentração e na resolução de problemas, já para não falar das aprendizagens que foram feitas de acordo com os projeto que se estava a desenvolver.
Ficam aqui alguns registos que mostram as crianças em ação, onde se pode verificar que os Magalhães, apesar de "fora de uso" foram uma mais valia para o desenvolvimento de competências no âmbito do "Mundo tecnológico e a utilização das tecnologias" (área de Conhecimento do Mundo - OCEPE, 2016).
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
Agora estão arrumados nas prateleiras à espera que retornemos ao JI.
Será que tem que ser assim?
A Páscoa da Sara
Hoje vamos partilhar algumas atividades que a Sara da turma B fez em casa.
" Fizemos pizza, pão e também ovos decorados para a Páscoa.
Ah também fizemos uma caça ao tesouro,ideia do pai,claro que teve a ajuda da mãe para ler as pistas e dar um empurrão a decifrar...no fim encontrou uma mescilânea de doces,guaches e outras coisas para se entreter! " (Mónica, mãe da Sara).
Caseirar com a educadora Raquel Amorim
Começou o 3 período e hoje trago-vos um vídeo da educadora Raquel Amorim que nos vai ensinar ... Querem saber o quê? Então vejam!
Fiquem bem em casa!
Fiquem bem em casa!
segunda-feira, 13 de abril de 2020
Programação no JI
Foram desenvolvidas sessões de programação numa turma do nosso agrupamento. Utilizou-se o programa Scratchjr que as famílias poderão descarregar e utilizar com as crianças.
História de uma folha de papel
A maravilhosa história de uma Folha de papel contada pela mãe de uma criança de um jardim de infância de Loulé. Linda! ❤️
domingo, 12 de abril de 2020
A terminar o domingo de Páscoa...
... Uma história contada pela Bélinha que muitos meninos já conhecem da hora do conto na Biblioteca.
Arco íris diz-me tu!
Uma canção inédita para este domingo de Páscoa. Linda de se ouvir por Alda Casqueira Fernandes.
Um capuchinho vermelho veio ao jardim
Um capuchinho vermelho e não o capuchinho vermelho.
História contada pela Isabel Jordão da Biblioteca Municipal de Portimão (fiz uma rima 😊).
História contada pela Isabel Jordão da Biblioteca Municipal de Portimão (fiz uma rima 😊).
Ovos gigantes
Para o domingo de Páscoa proponho fazerem ovos gigantes. Deixo aqui as inspirações que encontrei na net. Tantas aprendizagens que se fazem com esta atividade!
sábado, 11 de abril de 2020
A Sarita veio ao Jardim 15
O que é SER AMIGO???
A Sarita escolheu umas histórias divertidas para vos ler e que falam exatamente sobre a AMIZADE e a ENTREAJUDA. Ora oiçam...
Subscrever:
Mensagens (Atom)