sexta-feira, 3 de abril de 2020

Contos de fadas sim ou não?

Hoje damos início a publicações dedicadas aos adultos. O que pensam os especialistas sobre se fará sentido continuarmos a ler contos de fadas às crianças?
(Observador)




A Sarita veio ao jardim 10

Olá a todos!
A Sarita hoje vem lembrar o quão importante é preservar a Floresta e cuidar deste fantástico habitat para tantos seres vivos...
Venham daí até à "Floresta da Preguiça"!




Corre, corre cabacinha

Uma história tão velhinha...
Corre corre cabacinha

Vamos fazer pão!

O Dinis e a Diana fizeram pão e partilham connosco uma receita apetitosa para comermos um pãozinho ainda quentinho com manteiga. ❤️🌷


00
Ingredientes: 300g leite, 8g fermento de padeiro seco, 550g farinha tipo 65, 1 1/2 colher de chá de sal 1- colocar no copo da bimby o leite e o fermento e aquecer 3min/37*/vel2
2- adicione a farinha e o sal e amasse 3min/vel espiga. Retire a massa para um recipiente grande, cubra com película aderente e deixe levedar num local morno cerca de 1h ou até dobrar de volume.
3- moldar e deixar descansar 30min. Aquecer o forno a 180*
4- levar ao forno durante 25 a 30 min

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Escola Portuguesa de Díli-Timor conta uma história

Os meninos da sala A tiveram uma educadora, a Rita, que foi para Timor em Março e que deixou muitas saudades. A Escola Portuguesa de Díli publicou uma  História " O sonho do Corona" que hoje dedico aos meninos da sala A.

Apps Falar, ler e escrever

Falar, ler e escrever de Fernanda Leopoldina Viana.
Podem instalar a aplicação "Falar, ler e Escrever" do Google play e utilizá-la para os vossos filhos desenvolverem as suas competências linguísticas. Recomendo! ❤️🌷

A Rua das Formas em Comunicação Alternativa

Hoje trago-vos uma canção de Alda Casqueira Fernandes e placas de comunicação alternativa criadas pela Dina Fernandes com o programa Picto-Selector a partir da música.



quarta-feira, 1 de abril de 2020

Recomendações da Ana, a nossa terapeuta da fala

É importante que as crianças continuem a desenvolver as competências relacionadas com a consciência fonológica através de APP (Palavras aos Bocadinhos; Comunikit / Rimas e Sons iniciais; Falar, ler e escrever; Aventura na ilha das palavras; Zuper no espaço; Memória letra inicial), jogos de tabuleiro (safari dos sons), livros ou músicas. 
Obrigada Ana ❤️🌷



Crianças em teletrabalho

Este é o João que tem 5 anos. ❤️🌷

terça-feira, 31 de março de 2020

Palitos e ervilhas

Estamos na época das ervilhas. Vejam o que as crianças podem construir. Excelente atividade! ❤️🌷

segunda-feira, 30 de março de 2020

A Sarita veio ao jardim 9




Olá a todos!!!
Num dia de chuva... nada melhor do que dar asas à imaginação.
Venham pintar com a Sarita e vejam o que ela vos traz hoje.





Piadinhas e pensamento computacional sem tecnologia

Hoje está um dia de chuva e é segunda feira. Se não fosse o Corona vírus estaríamos na nossa sala a fazer piadinhas. 🥚🍚🍪Estaríamos a trabalhar para além de outras coisas, o pensamento computacional sem tecnologia (projeto KML2 da Universidade do Minho). Como não estamos... fazem-las em casa, mas também com esse objetivo. A receita é tão velhinha quanto eu. Porém, esta versão já possue alternativas ao açúcar. Os netos fizeram a versão original com açúcar e utilizaram um pacote de margarina planta. Também já experimentaram com azeite e margarina.

Oficinas da Margarida

Vamos conhecer a Margarida que também foi minha aluna tal como a Sarita. Espreitem para conhecerem o que ela vai fazendo lá por casa. ❤️🌷

domingo, 29 de março de 2020

A Sarita veio ao Jardim 8


Boa noite!
Para hoje a Sarita escolheu uma história com grandes bigodes .... Querem ouvir?




Arco-íris de esperança

O Gabriel resolveu pintar um arco-íris para colocar na janela do quarto. Ficou lindo! Grande artista de palmo e meio. Vamos todos fazer um arco-íris para pormos na janela da nossa casa? ❤️🌷