domingo, 25 de abril de 2010
A minha blogosfera não é igual à tua
Não vou aqui usar qualquer tipo de retórica para escrever sobre partilhas, vídeos ou ajudas, assuntos que fazem parte do mundo da blogosfera.
Porém, como a blogosfera é isso tudo, e como o "tudo" merece a minha atenção e disponibilidade, razões mais que plausíveis para que eu ande por aí a navegar umas vezes sozinha, outras em companhia.
Um blog colectivo, tal como o JS, também é um bocadinho de cada pessoa que por aqui vai deixando rasto, e eu tendo assumido funções de contramestre por inerência vou deixando as "coisas" correrem conforme a maré, e as especificidades e vontades de cada marinheiro, que por aqui se prontifica a manter o barco à tona de água.
Salvaguardando os direitos de autor relativamente aos conteúdos dos posts que se vão colocando no JS, lá vou informando os leitores (ver final da página) que o A é o A e o B não pode ser confundido com o A, o C ou o D.
Posto isto reproduzo fielmente dois emails que me foram enviados. Divulgo-os aqui porque referindo-se o primeiro a uma questão que me parece pertinente, o segundo, por seu lado, solicita ajuda sobre como realizar uma salada de frutas com 21 crianças ... não poderia ficar indiferente a um pedido de ajuda sobre a organização deste tipo de actividade, e julgo que o leitor também não.
"Boa tarde
Gostava de saber porque é que, quando colocam vídeos não o fazem de forma a que consigamos fazer o dwnload. Estou a falar do vídeo sobre a terra e sobre o dia da mãe de entre outros.Desta forma não é fazer partilha de trabalhos. Obrigada"
Gostava de saber porque é que, quando colocam vídeos não o fazem de forma a que consigamos fazer o dwnload. Estou a falar do vídeo sobre a terra e sobre o dia da mãe de entre outros.Desta forma não é fazer partilha de trabalhos. Obrigada"
"Olá desculpa por incomodá-la e que Preciso de ajuda se poder ajudar claro estou no ultimo ano de auxiliar infantil e tenho de fazer uma actividade que vai ser avaliada, mas não sei com faze-la e realiza-la
E uma salada de fruta com 21 crianças da idade de 3/4 anosE uma boa ideia, mas n sei como fazer.
Obrigado beijos"
E PORQUE MÃE É MÃE.
Por: Esmeralda Certo
Aproxima-se mais uma vez uma data muito importante "O Dia da Mãe".
Sabemos que todos dias deveriam sê--lo, pois por muito que lhe façamos, elas merecem sempre mais.
Porque não partilhar esta história?
By: claudiacravo
Livro: A MINHA MÃE
Autor: Anthony Browne
Editora: CAMINHO
Aproxima-se mais uma vez uma data muito importante "O Dia da Mãe".
Sabemos que todos dias deveriam sê--lo, pois por muito que lhe façamos, elas merecem sempre mais.
Porque não partilhar esta história?
By: claudiacravo
Livro: A MINHA MÃE
Autor: Anthony Browne
Editora: CAMINHO
A minha mãe
View more presentations or Upload your own.
sábado, 24 de abril de 2010
DOENÇA DA TERRA
Ainda a propósito do Dia da Terra
By:drieledossantos
By:drieledossantos
A DOENÇA DA TERRA
View more presentations or Upload your own.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Poemas - DIA MUNDIAL DA TERRA
Escrevi este poema para falar às minhas crianças do Dia Mundial da Terra, da Saúde e do
Ambiente.
Rosarinho do blog http://continuobuscando.blogspot.com/
Este pequeno poema foi elaborado por mim, com algumas
reflexão feitas com os Perlimpimpim.
O desenho foi retirado do educ@naweb.
Paula Duarte do blog http://perlimpimpim-onossojardim.blogspot.com/
Outros recursos para o DIA MUNDIAL DA TERRA no site http://www.jardinsaudaveis.com/ (materiais/box.net/descarregar materiais/ambiente)
quarta-feira, 21 de abril de 2010
terça-feira, 20 de abril de 2010
Inseparáveis
Pode ser um peluche, uma manta, uma fralda ou a sua chucha preferida... Estes são alguns dos possíveis objectos de transição tão importantes na segurança e saúde emocional do bebé.
A chegada de um irmão, a entrada na creche, uma ida ao pediatra poderão ser momentos difíceis para o bebé, o objecto de transição ajudará a ultrapassar estes momentos com êxito.O objecto de transição ajudá-lo-á a desenvolver as suas emoções e a superar situações desconhecidas.
É importante não ridicularizar a criança nem pretender que esta rompa de vez com a "dependência" do objecto. Ela própria, sozinha, acabará por aos poucos deixar.
Uma das questões mais colocadas pelos pais é o facto de raramente conseguirem lavar "este amiguinho" do filho, devemos ter consciência que as crianças sentem-se protegidas devido ao tacto e principalmente ao odor do objecto. Ao colocar na máquina corre-se o risco de alterar esses dois factores e a partir desse momento a criança não reconhecerá o "amigo". Como tal, sugiro que se faça uma limpeza manual em conjunto com a criança. Desta forma ensinar-lhe-á a cuidar dos outros.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Um miúdo fixe como eu - um história adaptada pela Juca
Saúde emocional no Jardim de infância, tal como a saúde física e a saúde social são aspectos que devem ser amplamente valorizadas nos nossos projectos e acções que desenvolvemos com as crianças.
Alguns colaboradores deste blog/site publicam e partilham regularmente várias estratégias para trabalhar a temática. Se repararem, a valorização que é dada a determinados assuntos e estratégias educativas espelham o perfil do educador promotor da saúde e do bem-estar da criança.
Quem visita os blogs Bloguefólio e Pré-histórias certamente já ouviu falar de uma certa SALA FIXE, com meninos FIXES, estagiárias FIXES, pais FIXES e uma educadora SUPER-FIXE.
É esta a educadora que andou às voltas com "UM MIÚDO FIXE COMO EU".
É esta a educadora que coloca aos serviço dos outros, o seu saber e o seu ser.
As suas palavras:
"Espero que gostem...
Trata-se de uma história que aborda as questões da saúde, mas não da saúde física, antes da saúde emocional que, no caso dos mais pequenos, nem sempre é devidamente valorizada...
Não é minha, foi apenas traduzida e formatada por mim, pois achei-a muito interessante para trabalhar com as crianças". JUCA
quinta-feira, 8 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Conhecem a Rosarinho?
Para quem conhece o trabalho da Rosarinho através dos seus blogs "Continuo buscando" e "Fofos de Belas", esta poesia "Crescer Saudável" elaborada no âmbito do Dia Mundial da Saúde, evidencia mais um exemplo das enormes potencialidades poéticas da autora.
A partilha fica aqui registada e nós agradecemos.
Em prol da saúde das crianças!
Clicar para ler. O download pode ser feito através da BOX.NET (menu materiais/educação para a saúde) no site Jardins Saudáveis
1000 cidades, 1000 vidas
Este é o lema do DIA MUNDIAL DA SAÚDE que se comemora hoje, dia 7 de Abril de 2010. Há temas que nos despertam interesse. Este é um deles. Pela pertinência e actualidade. Falar de urbanismo e, ao mesmo tempo tentar inverter as condições de vida pouco saudáveis das populações é procurar um caminho em parceria, é encontrar as condições e os meios para melhorar a qualidade de vida da(s) comunidade(s). É o objectivo das cidades saudáveis que somos todos nós!
Alguns vídeos aqui apresentados podem ser instrumentos passíveis de utilização para que se possa (re)criar mudanças, quer em termos de intervenção, quer em termos de propostas para a acção.
O blog e Site Jardins Saudáveis desafia os leitores.
Propõe três actividades para serem desenvolvidas nos Jardins de Infância.
- A primeira diz respeito à elaboração de projectos dentro da temática "1000 cidades, 1000 vidas" em que cada JI partirá do meio envolvente de cada criança, de cada jardim-de-infância para produzir conhecimento, melhorar atitudes e comportamentos. Serão essas acções projectadas que cada um irá desenvolver que depois de operacionalizadas contribuirão para tornar a vida no jardim de infância mais saudável.
- A segunda já aqui foi lançada o ano passado tendo recebido a adesão da Juca (autora dos blogs Jardim do Cruzeiro/Bloguefólio/Pré-Histórias) que se prende com a recolha das opiniões das crianças sobre o que é a saúde e estar saudável.
- A terceira é elaborar uma história aos bocadinhos intitulada " O primo da Gilda tem SIDA" . Desta vez não dou o mote. Vou participar no meio ou no fim da história.
São propostas que exigem de nós e suscitam a nossa reflexão, em especial a história que provavelmente será de difícil abordagem ou não? Porém, é altura de desafios que exijam mais de nós, e sejam menos do mesmo, que nos coloquem a hipótese de como podemos ou não trabalhar estas questões.
O repto aqui fica, o resto é com os leitores! Se algumas colegas estiverem interessadas poderão enviar as propostas dos projectos que serão posteriormente compilados e divulgados através dos blogs e, eventualmente enviados para a plataforma Moodle da DGIDC (repositório de materiais) como proposta de trabalho na área da Educação para a Saúde.
Se houver adesão pretende-se constituir um grupo de trabalho online.
terça-feira, 6 de abril de 2010
sábado, 3 de abril de 2010
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Dia Internacional do Livro Infantil 02/04/2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)