Depois do desafio lançado pela Glicéria e de abrir a janela e ver tudo branco, folheei o livro «Um dia de Tempestade», da editora Educação Nacional. Trata-se de um apelo aos sentidos: escutar a deliciosa história, observar as belíssimas ilustrações e seguir com os dedos o percurso do gorro, do cachecol e das luvas. A agasalhar a história, conta-se ainda com os valores da amizade e da generosidade.
Boas leituras!
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
ACRÓSTICOS
Por: Esmeralda Certo
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
Os acrósticos geralmente são utilizados de uma forma lúdica, visam estimular a criatividade e imaginação das crianças, no ensino.
São textos poéticos, onde a primeira letra de cada frase pode formar um verso ou palavra.
O vocábulo teve origem do grego "ÁGROS" (extremo), e "STIKHOS" (linhas em verso).
BY:iolomarina
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Ver, Ouvir e Cheirar o Mundo
Por Glicéria Gil
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
Se derem uma voltinha pelo blog encontram vários posts sobre os 5 sentidos. O link que aqui deixo enriquece os conhecimentos que temos sobre o assunto, o que contribui para uma boa informação e formação sobre a temática. Existem duas versões: Inglês e Espanhol.
Já que estamos em fase de informação sobre questões relacionadas com o corpo humano fica aqui o acesso a um site que apresenta umas ideias úteis para o planeamento de actividades nos Jardins-de Infância e escolas.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
2010 - Ano Internacional da BIODIVERSIDADE
Logótipo do Ano Internacional da Biodiversidade
O logótipo inclui elementos iconográficos que representam o alcance da biodiversidade, que compreende aspectos marinhos, da flora e da fauna. Juntos demonstram que a biodiversidade é a vida e como nós, seres humanos, encontramos o nosso lugar nesta viagem.
Poster do Ano Internacional da Biodiversidade (clicar na imagem)
As voltas que a água dá
Por Glicéria Gil
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
Ju é uma pequena joaninha mas já sabe muito bem o que quer ser quando for grande: desenhadora! Não é por acaso que todos a conhecem por Juju Picasso! O que ela mais gosta de desenhar são gotinhas de água. A aventura começa quando, em plena criação, uma linda gotinha de orvalho desaparece. Onde estará ela? No rio, nas nuvens, num floco de neve, numa pedra de granizo? Alguém viu a gotinha de água? Depressa Ju vai perceber que as gotinhas de água pertencem a um ciclo e estão em constante mudança. Até podem cair do céu em pedrinhas de gelo! Não é magia… é mesmo ciência!
fonte:http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=6151
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
OCEPE em Cabo Verde? Mas o que eu queria era o guia de trabalho
Por Glicéria Gil
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades
Andei a ver se encontrava o Guia de Trabalho no monte de papelada que caracteriza o meu espaço de trabalho, mas nada. Encontrei este mais recente. Alguma relação com o que escrevi antes? Nenhuma, com excepção que uma das supervisoras técnicas deste último foi uma das primeiras educadoras destacadas no ME e dinamizadora do tal primeiro encontro no Algarve. Outros tempos, outras realidades, outras experiências. Para o que havia de me dar!
E continua a chover!
Por Glicéria Gil
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
Que chova, mas moderadamente ... mas o que agora nos interessa é a Ciência. No nosso caso despertar. Há quem defenda que assim estamos a criar nas crianças a predisposição para o conhecimento e a combater a iliteracia científica.
Olha, deixou de chover!
Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Lá fora chove! Actividades sobre a ÁGUA
Lá fora chove!
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Actividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Clicando nas imagens pode aceder às planificações e aos instrumento de registo
Misturar com água
Não sei se é da chuva, se é do frio
Por Glicéria Gil
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
O que sei é que aguardava a abertura do ano no JS com um post de uma das colaboradoras... Por isso demorei a cá postar. 4 de Janeiro de 2010, chuva, vento, frio... e o 2º período prestes a entrar pela sala dentro em companhia das botas de borracha, do chapinhar na água, do gorro enfiado até aos olhos, do nariz vermelho, das luvas ... que não se tiram, ora bem. Vá espreitar discretamente para ver a maior ou menor dificuldade com que dedinhos antes desnudados adaptam-se ao movimento, rodopiam, mostram destreza, deixam a marca azul, verde, amarela na folha branca, agora colorida. Se não fossem essas luvas como é que conseguíamos falar do frio, sentir o frio, observar o frio, gostar do frio, respeitar o frio. Mas o que é o frio e porque agora está frio aqui e no Brasil está calor? Certezas, temos. São as luvas que mantêm as mãos quentinhas!!! E porque será?
"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..."
in OCEPE (1997), p.84
Se hoje estivesse a trabalhar com as crianças era mesmo isto que iria fazer. Pôr a descoberto os saberes, guardá-los nas "luvas" e explorar o mundo. Ah, tanta coisa para conhecer e para descobrir. Pode ser que eu descubra o sentir e o pulsar da educação aqui, mesmo pertinho de mim. Lá fora chove!
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quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
SUGIRO QUE VEJAM TODOS, VALE A PENA...
Por: Esmeralda Certo
Há sempre uma razão para que as coisas sejam feitas e aconteçam de determinada maneira.
AS ALTURAS
Porque é que os postes da electricidade são tão altos?
O Senhor Arnaldo é tão alto, que...
Há sempre uma razão para que as coisas sejam feitas e aconteçam de determinada maneira.
AS ALTURAS
Porque é que os postes da electricidade são tão altos?
O Senhor Arnaldo é tão alto, que...
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
O planeta energia
Por Glicéria Gil
Recursos didácticos no âmbito da Energia e Alterações Climáticas disponibilizadas pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
O planeta energia – aprender e brincar é uma ferramenta para educadores e crianças recorrendo à arte e à interactividade.
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