terça-feira, 5 de janeiro de 2010

OCEPE em Cabo Verde? Mas o que eu queria era o guia de trabalho

Por Glicéria Gil

Em Julho de 1978 terminei o curso de educadora de infância na Escola Maria Ulrich. Em Setembro desse mesmo ano parti rumo a Lisboa para frequentar durante 20 dias, um curso intensivo de preparação para o ano preliminar. Dias mais tarde, a 1 de Outubro abri a porta de uma sala de uma escola primária que estava fechada há mais de duas décadas, sem o mínimo de condições para receber um grupo de crianças. Fiquei colocada nesse local durante três anos, ao fim dos quais a sala apresentava-se composta e funcionava em pleno. O DGEB realizou nessa sala, o primeiro encontro de final do ano com todos educadores da rede pública do Algarve (perto de uma dezena). Nessa altura tínhamos este guia de actividades

Andei a ver se encontrava o Guia de Trabalho no monte de papelada que caracteriza o meu espaço de trabalho, mas nada. Encontrei este mais recente. Alguma relação com o que escrevi antes? Nenhuma, com excepção que uma das supervisoras técnicas deste último foi uma das primeiras educadoras destacadas no ME e dinamizadora do tal primeiro encontro no Algarve. Outros tempos, outras realidades, outras experiências. Para o que havia de me dar!

E continua a chover!

Por Glicéria Gil

Que chova, mas moderadamente ... mas o que agora nos interessa é a Ciência. No nosso caso despertar. Há quem defenda que assim estamos a criar nas crianças a predisposição para o conhecimento e a combater a iliteracia científica.
Olha, deixou de chover!

Posto isto nada melhor do que indicar alguns sites de interesse:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lá fora chove! Actividades sobre a ÁGUA

Lá fora chove!

Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das actividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Actividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais.
Nesta descoberta do mundo, deixam-se duas propostas implícitas e sistematizadas, de exploração de conteúdos relacionados com o processo de misturas e de dissolução em água.
Clicando nas imagens pode aceder às planificações e aos instrumento de registo
Misturar com água

Dissolução

Não sei se é da chuva, se é do frio

Por Glicéria Gil

O que sei é que aguardava a abertura do ano no JS com um post de uma das colaboradoras... Por isso demorei a cá postar. 4 de Janeiro de 2010, chuva, vento, frio... e o 2º período prestes a entrar pela sala dentro em companhia das botas de borracha, do chapinhar na água, do gorro enfiado até aos olhos, do nariz vermelho, das luvas ... que não se tiram, ora bem. Vá espreitar discretamente para ver a maior ou menor dificuldade com que dedinhos antes desnudados adaptam-se ao movimento, rodopiam, mostram destreza, deixam a marca azul, verde, amarela na folha branca, agora colorida. Se não fossem essas luvas como é que conseguíamos falar do frio, sentir o frio, observar o frio, gostar do frio, respeitar o frio. Mas o que é o frio e porque agora está frio aqui e no Brasil está calor? Certezas, temos. São as luvas que mantêm as mãos quentinhas!!! E porque será?

"Assim , a educação para a saúde e higiene fazem parte do dia-a-dia  do Jardim-de-Infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender as razões porque lava as mãos antes de comer, se agasalha no inverno ..." 
in OCEPE (1997), p.84 


Se hoje estivesse a trabalhar com as crianças era mesmo isto que iria fazer. Pôr a descoberto os saberes, guardá-los nas "luvas" e explorar o mundo. Ah, tanta coisa para conhecer e para descobrir. Pode ser que eu descubra o sentir e o pulsar da educação aqui, mesmo pertinho de mim. Lá fora chove! 

clicar para aumentar

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

SUGIRO QUE VEJAM TODOS, VALE A PENA...

Por: Esmeralda Certo

Há sempre uma razão para que as coisas sejam feitas e aconteçam de determinada maneira.

AS ALTURAS
Porque é que os postes da electricidade são tão altos?
O Senhor Arnaldo é tão alto, que...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O planeta energia


Por Glicéria Gil 
Recursos didácticos no âmbito da Energia e Alterações Climáticas disponibilizadas pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors. 
planeta energia – aprender e brincar é uma ferramenta para educadores e crianças recorrendo à arte e à interactividade. 


domingo, 27 de dezembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS REGISTOS

BY: Cristina Alves

O Livro Negro das Cores

por rute moura
"A subtileza deste livro demonstra a beleza da percepção do mundo através dos nossos sentidos e na sua complementaridade. Convidando-nos a reflectir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, esta grande obra obriga-nos a reformular o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas, sons; a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem." ler mais

Uma sugestão para ver, ler, reflectir e partilhar já no início de 2010. O novo livro da Bruaá é um convite que fascina os sentidos. Folheie o livro virtualmente aqui.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um Natal mais saudável


É o que se pode encontrar nesta "prenda"...

Trata-se de um livro virtual (e.book) de receitas natalícias mais saúdáveis do que o habitual... para que este Natal não traga uns quilinhos a mais...

Está disponível no site da Associação Portuguesa de Nutricionistas e também aqui, para quem o quiser descarregar / imprimir / encadernar.

Imagem daqui

Um Natal docinho e saudável para todos!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu estou com a +apei e tu?

Por Glicéria Gil




O movimento +apei é uma iniciativa idealizada e concretizada integralmente por um grupo de educadores que pretende fomentar o espírito da participação cívica e interventiva dos educadores de infância relativamente às grandes (e também pequenas) questões da EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. 
As decisões tomadas pelas Associações, não são um universo restrito aos associados. Essa ideia resulta apenas numa atitude de desresponsabilização de muitos, que em nada contribui para a qualidade da mesma. O objectivo do movimento +apei é inverter essa lógica de afastamento e desinteresse em relação à participação activa e, começar a ajudar a tornar a nossa profissão numa profissão com voz e atitude crítica e reflexiva. 
Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Aposte na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas. 


sábado, 19 de dezembro de 2009

É BOM TER AMIGOS, SEMPRE.

"Que em nós permaneça sempre, o espírito de Natal e que este, não seja apenas, uma mentira bonita"

BY: paulamorgado

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma ideia para presente de Natal




Este foi o presente que as crianças do Jardim de Infância Vasco da Gama fizeram para oferecer aos pais este Natal.

Os mais pequeninos pintaram anjinhos e depois com estampagem das maõs fizeram as asas. Os maiores enfeitaram os seus calendários com desenhos alusivos á data.

Digam lá se não ficaram bonitos!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo sentido ... sismo explicado

Por  Glicéria Gil

Explicar a uma criança o porquê de um sismo exige que os educadores saibam e queiram abordar o tema no contexto da sua prática educativa. Hoje fala-se de sismos. Sentiste? O que sentiste? O que é um sismo? Porque acontecem os sismos?
Lanço um desafio aos leitores. Inserirem links (nos comentários) sobre este assunto e que possam vir a ser  úteis aos educadores, professores, alunos e crianças nos Jardins/Escolas.
Já comecei:

domingo, 13 de dezembro de 2009