segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Eu estou com a +apei e tu?

Por Glicéria Gil




O movimento +apei é uma iniciativa idealizada e concretizada integralmente por um grupo de educadores que pretende fomentar o espírito da participação cívica e interventiva dos educadores de infância relativamente às grandes (e também pequenas) questões da EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. 
As decisões tomadas pelas Associações, não são um universo restrito aos associados. Essa ideia resulta apenas numa atitude de desresponsabilização de muitos, que em nada contribui para a qualidade da mesma. O objectivo do movimento +apei é inverter essa lógica de afastamento e desinteresse em relação à participação activa e, começar a ajudar a tornar a nossa profissão numa profissão com voz e atitude crítica e reflexiva. 
Sejamos um modelo para as nossas crianças. Criemos condições para que elas também participem nos seus Jardins-de-Infância, onde possam criar uma associação +criança. Criemos espaços de divulgação, partilha e cooperação. Aposte na cidadania. Junte-se a nós! Faça mais do que visitar o nosso espaço, dê ideias, coloque questões, levante problemas, exija respostas. 


sábado, 19 de dezembro de 2009

É BOM TER AMIGOS, SEMPRE.

"Que em nós permaneça sempre, o espírito de Natal e que este, não seja apenas, uma mentira bonita"

BY: paulamorgado

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma ideia para presente de Natal




Este foi o presente que as crianças do Jardim de Infância Vasco da Gama fizeram para oferecer aos pais este Natal.

Os mais pequeninos pintaram anjinhos e depois com estampagem das maõs fizeram as asas. Os maiores enfeitaram os seus calendários com desenhos alusivos á data.

Digam lá se não ficaram bonitos!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo sentido ... sismo explicado

Por  Glicéria Gil

Explicar a uma criança o porquê de um sismo exige que os educadores saibam e queiram abordar o tema no contexto da sua prática educativa. Hoje fala-se de sismos. Sentiste? O que sentiste? O que é um sismo? Porque acontecem os sismos?
Lanço um desafio aos leitores. Inserirem links (nos comentários) sobre este assunto e que possam vir a ser  úteis aos educadores, professores, alunos e crianças nos Jardins/Escolas.
Já comecei:

sábado, 12 de dezembro de 2009

As quatro velas

Por Glicéria Gil





The Four Candles burned slowly.
Their Ambiance was so soft
you could hear them speak...
The first candle said, "I Am Peace, but these days,
nobody wants to keep me lit."
Then Peace's flame slowly diminishes and goes out completely.
The second candle says, "I Am Faith, but these days,
I am no longer indispensable."
Then Faith's flame slowly diminishes and goes out completely.
Sadly the third candle spoke, "I Am Love
and I haven't thestrength to stay lit any longer."
"People put me aside and don't understand my importance.
They even forget to love those who arenearest to them."
And waiting no longer, Love goes outcompletely.
Suddenly...A child enters the room
and sees the three candles no longer burning.
The child begins to cry, "Why are you not burning?
You are supposed to stay lit until theend.
"Then the Fourth Candle spoke gently to the little boy,
"Don't be afraid, for I Am Hope, and while I still burn,
we can re-light the other candles.
"With Shining eyes the child took the Candle of Hope and lit the other three candles.
Never let the Flame of Hope go out of your life.
With Hope, no matter how bad things look and are...
Peace, Faith and Love can Shine Brightly in our lives.




The Four Candles, Author Unknown

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Canções de Natal

Por Glicéria Gil



O primeiro Natal em Portugal

Por Glicéria Gil

+ Histórias, +Leituras +Reflexão +Sonho +Saúde assim é o projecto "CLUBE DE CONTADORES DE HISTÓRIAS"



Download da história aqui


"Nestes tempos tão apressados, em que não há lugar para a reflexão e em que as preocupações materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas histórias, repassadas de humanidade e de beleza, pode contribuir de uma forma significativa para um alargar de horizontes que a sociedade tem querido, por força, restringir às superficialidades e canseiras do dia-a-dia.

Da constatação deste facto, nasceu, na Escola Secundária Daniel Faria - Baltar, o CLUBE de CONTADORES de HISTÓRIAS, com a finalidade de levar às diferentes turmas da referida escola histórias capazes de proporcionarem momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários se tornam para a libertação de tensões".

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tempo planeado, tempo organizado

Por Glicéria Gil

Logo me dizem o que pensam desta ideia. Como é uma ideia devia estar no IDEIAZINHA ... mas ficou por aqui, pela simples razão que organizar o tempo é organizar a mente, e mente organizada é mente saudável. As ideias são mesmo só ideias, que só passam a acções e factos quando reflectimos sobre as potencialidades educativas das mesmas, ou seja, quando avaliamos o modo como influenciam o desenvolvimento e a educação das crianças.   
"porque o tempo é de cada criança, do grupo de crianças e do educador, importa que haja uma organização do tempo decidida pelo educador e pelas crianças". 
in Orientações curriculares (1997)